NUTRICIONISTA

Fome ou Descontrole

“Achaste mel? Come apenas o que te basta, para que não te fartes dele e venhas a vomitá-lo.”

Provérbios 25:16

Eu tenho fome, mas às vezes, eu não tenho e como assim mesmo. Como saber se o que sinto define a hora em que devo comer?  
Nem sempre a fome pode dizer o quê e a que horas comer, e por isso, a abordagem deste tema tão presente em nosso cotidiano.

Definição de fome: (fonte: dicionário da língua portuguesa)

1. Sensação causada pela necessidade de comer
2. Falta de alimentos
3. Carência, miséria

A primeira definição deveria ser apenas pela necessidade de comer, mas há relatos de pessoas que ao reclamar da fome já não entram nesse conceito, há pessoas que ultrapassam o horário de satisfazer o corpo com um alimento de verdade e a fome chega a incomodar e a desconcentrar. A falta de alimentos na segunda definição se dá pela ausência prolongada do alimento que advém de carência e miséria e a consequência disso é a desnutrição.

Quando cuidamos do nosso corpo, começamos a perceber como ele é em sua rotina. Nossa percepção de quem somos e como reagimos nos leva a tomar passos importantes para manutenção da saúde ou alterações de hábitos que nos levam ao equilíbrio e que de certa forma, nos faz sensíveis ao que sentimos de verdade, frente às circunstâncias ou quando estamos comendo ou em uma pós refeição. Contudo, é muito importante uma autoimagem corretiva segundo a Bíblia que nos agracia com tanto amor, porque Ele nos amou de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Com tanto amor assim, não há dúvidas que somos amadas e escolhidas para viver nesta família tão satisfeita e de vida abundante, que é esta grande família de Deus.

O descontrole na hora de comer ou a escolha da refeição, pode ter sua causa em diversos fatores que já falamos em outros artigos, mas quero enfatizar uma situação que todas nós, mulheres cristãs, passamos: FOME ESPIRITUAL. Ouvir a palavra de Deus e buscar em Jesus conhecê-lo, nos leva mais perto da nossa identidade em Cristo onde diz que temos o domínio próprio e somos feitura dele para um propósito, pois Ele já sonhava comigo e com você quando ainda éramos substância ainda informe. 

Somos filhas amadas do Pai celestial e viver esta vida presa em vícios alimentares e prazeres baseados em compulsão não é a vontade do Pai. Somos mais fortes do que isso, somos mais que vencedores porque Jesus é vencedor e estamos nEle.

Chave para Controlar-se:

Domínio Próprio – Richard Walters descreveu o autocontrole como alguém que sabe administrar as atitudes, sentimentos e ações, de modo a servirem durante longo tempo aos melhores interesses pessoais e aos de outros. O domínio próprio é maior naqueles que aceitam a graça de Deus em suas vidas e buscam conhecer e aplicar a verdade divina de maneira disciplinada. 

Este fruto do Espírito nos livra da escravidão, impede os maus hábitos, nos reprime e detém quando somos confrontados seja em uma situação ou quando estamos diante de uma refeição ou guloseima.

Sei que você é uma mulher que se compraz nos caminhos de Deus. Sua satisfação está em viver para Ele, então quando precisar de ajuda fale com sua família espiritual. Fale de suas aflições, da sua fome pela palavra e também dos seus excessos e compulsões alimentares. Verbalize, escreva e testemunhe esta vida de vitória confessando seus desejos e pecados umas às outras para serem curadas. 
Neste texto a base é o alimento da palavra, a busca pelo Espírito Santo. Antes mesmo desta profissão tão linda que vivo e que me foi dada por Deus, eu sou filha amada que também tem dificuldades em se alimentar da palavra de maneira equilibrada o que me impede de ter fome espiritual.
Quem me dera se eu tivesse compulsão pela Palavra de Deus assim como eu tenho por chocolates! (Confissão de uma nutricionista!)