NUTRICIONISTA

CONTROLE A TPM COM A ALIMENTAÇÃO

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 1 Coríntios 13:.5

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; Lucas 10:41

O amor é assim, como descrito no versículo de 1 Co 13:5. E é por isso que sentir-se amada é perceber como o seu corpo reage frente a determinadas alterações físicas e emocionais em sua vida.

Mulheres passam por períodos em que necessitam sempre estar olhando para os princípios de refrigério e paz à luz da palavra de Deus para extirpar dela todo o fruto que as impedem de ter descanso e bem-estar.

Mas não é fácil quando estão envolvidos sintomas que se repetem mensalmente, e estes duram cerca de até 15 dias com grandes alterações fisiológicas e emocionais e podem levar a pensamentos de depreciação e isolamento, e isso atinge principalmente também os relacionamentos pessoais e tarefas diárias no trabalho ou em casa. E a tensão pré-menstrual (TPM) é esta condição fisiológica que necessita compreensão e atenção. É um dos distúrbios mais comuns a afetar as mulheres e muitas lidam de maneira natural como se fosse algo que tem que viver e somente esperar passar. Mas a palavra de Deus nos ensina que devemos lançar toda a ansiedade e fardo ao Senhor, ela também nos ensina que podemos irar mas não pecar e acima de tudo, Jesus nos dispõe uma vida abundante.

Sintomas da tensão pré-menstrual (TPM):

  • Sensibilidade no seio, intumescimento;
  • Constipação ou diarreia;
  • Cólicas
  • Retenção hídrica com ganho de peso
  • Fadiga
  • Alterações no humor (irritabilidade, depressão, choro, hipersensibilidade emocional)
  • Insônia
  • Suor nas extremidades
  • Tontura, desmaio, dor de cabeça
  • Mudanças no apetite e no comportamento alimentar (compulsão alimentar)
  • Dificuldade de concentração, menor rendimento
  • Somatização (visão borrada, dor no peito, sufocação, entorpecimento, formigamento)
  • Dor no período de ovulação
  • Acne

Fonte: (Barbieri & Ryan, 1995; Coleman, 2001; Rosenblum, 2001).

O ciclo menstrual influencia não só o apetite e tamanho das porções, ela também sugere alterações da escolha dos macronutrientes como os carboidratos, proteínas e gorduras dependendo da fase. Algumas mulheres relatam até mesmo compulsão por alguns alimentos e há predileção por alimentos mais doces e com maior teor de gordura na fase lútea, inclusive durante o sangramento. Esta preferência de composição de açúcar e gordura está no chocolate um dos escolhidos para consumir.

O tratamento é baseado nos sintomas com uso de medicamentos alopáticos ou fitoterapia e medidas de mudança de estilo de vida. E quando você estiver necessitando do tratamento não omita nenhum destes sintomas ou alterações citados acima, pelo contrário, tente perceber-se porque estas informações serão importantes e lhe ajudarão a seguir com a prescrição evitando os agravos, internações e até mesmo o mais indesejável ganho de peso ou outros distúrbios alimentares como a bulimia (ingestão e compulsão de um alimento e posterior indução ao vômito).

Dicas da Nutricionista:

  1. Beber bastante água: de acordo com o cálculo de calorias diárias ingeridas ou pelo kg de peso (25 a 30ml/kg de peso/dia)
  2. Uso de alimentos para combater o inchaço: chá de cavalinha, de espinheira santa, de hibisco e chá verde, alimentos como couve, abacaxi, melancia, aipo, salsinha, vinagre de maçã, limão, beterraba, gengibre. Óleo de linhaça, óleo de borragem e prímula.
  3. Alimentos contra a ansiedade e compulsão alimentar: chá de mulungu, camomila, erva-cidreira, castanhas em geral, cacau ou chocolates acima de 70%, brócolis e repolho, açafrão da terra ou cúrcuma, iogurte natural, kefir, abacate, aveia, gema de ovo.
  4. Consumir alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes: salmão, sardinhas frescas, chá da folha de guaco, chá da folha de amora, moringa na forma de chá ou adicionado a iogurtes ou sucos, alho, framboesas, mirtilo, uva (fruta ou farinha), pimenta, chá verde, couve, brócolis, repolho roxo e branco, açafrão e canela.
  5. Alimentos ricos em ferro: carne vermelha na proporção de 3 a 4x por semana, ovos inteiros, vegetais verde escuros e na mesma alimentação consumir alimentos ricos em vitamina C como o tomate, limão, laranja, acerola etc.
  6. Faça caminhadas e esporte conforme orientação profissional;
  7. Evitar alimentos ricos em açúcar e os gordurosos, além de substâncias estimulantes como as bebidas alcoólicas e o café;
  8. Evitar alimentos processados