ASSUNTOS DE FAMÍLIA

Nem mesmo a esterilidade pode paralisar os planos de Deus para uma mulher.

Você já percebeu como as mulheres estéreis sofrem por não poderem ter filhos? E por que elas sofrem? Elas poderiam se conformar em serem estéreis e continuarem a viver suas vidas sem filhos. Mas a grande maioria luta até o fim para segurar os seus filhos em seus braços. Com tanta tecnologia na medicina nos dias de hoje, muitas delas podem realizar o sonho de ser mãe mesmo que elas ou seus maridos tenham algum problema de saúde. E aquelas que não conseguem ter um filho gerado em seu próprio útero, muitas delas optam pelo caminho da adoção e geram os filhos do coração.

Houve uma mulher na bíblia chamada Ana. (I Samuel: 1) Ana era casada com Elcana que também tinha uma outra mulher chamada Penina. Penina tinha dois filhos e Ana não tinha nenhum. Ana era estéril e a bíblia conta que o próprio Deus havia cerrado a sua madre. Todos os anos Elcana e sua família desciam até a cidade de Siló para sacrificar ao Senhor e Penina a sua rival a irritava e a provocava excessivamente porque Ana não tinha filhos. E Ana sofria muito. Ela chorava e não comia. Elcana sofria junto com Ana porque Ele a amava muito. Elcana perguntava a Ana se ele não era para ela melhor do que dez filhos. Porém naquele ano as coisas foram diferentes. Ana se indignou com aquela situação e foi até o templo buscar ao Senhor. Ela estava amargurada em sua alma, mas ela foi diante daquele que podia mudar aquela situação. Ana fez um voto ao Senhor.

“Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.”

1 Samuel 1:11

O Sacerdote Eli a observava de longe e pensou que Ana estava embriagada, pois apenas os seus lábios se moviam, mas Ana explicou sua situação ao profeta e o porquê ela estava ATRIBULADA de espírito. O sacerdote então a abençoou e declarou que Deus concederia a ela o desejo do seu coração.

E assim sucedeu a Ana, ela deu à luz ao menino Samuel e ela cumpriu o seu voto de entregá-lo na casa do Senhor. Ela desmamou o menino e o entregou ao Sacerdote Eli para que ele crescesse na casa do Senhor. Ana sabia que a sua missão era de gerar. Ela sabia que Deus a havia criado com um útero para gerar e ela não se conformou com a sua esterilidade. Ana gerou um filho para Deus e não para ela. Ana esperou tanto por esse filho e sofreu muito para gerá-lo. E logo após o nascimento da criança, ela o entregou ao Senhor. E o Sacerdote Eli a abençoou e declarou que por conta do coração de Ana de entregar o seu único filho ao Senhor, Deus a daria mais filhos.

“Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.”

1 Samuel 2:21

A história de Ana não é contada na bíblia por acaso. Ela nos ensina que Deus é aquele que abre a madre da estéril e faz da solitária alegre mãe de filhos. Não podemos nos conformar com a esterilidade assim como Ana não se conformou.  

“Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor.”

Salmos 113:9

Podemos ver na bíblia que esterilidade é um sinal de maldição. A palavra esterilidade significa algo que não fecunda, que não produz, vão e inútil.

“E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei. Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais.”

Deuteronômio 7:14

Nem mesmo a esterilidade pode paralisar os planos de Deus para uma mulher.

Eu já presenciei a dor de uma mulher  muito próxima de a mim, que não conseguia ter filhos. Eu questionava muito a Deus o porquê essa mulher não engravidava. Eu orei inúmeras vezes por ela e outros irmãos também oraram e mesmo assim ela não conseguia engravidar.

Eu tenho aprendido que nós sempre devemos checar se existe alguma questão espiritual envolvida, além da questão natural. Eu soube depois de algum tempo que essa mulher havia cometido inúmeros abortos em sua adolescência e essa era a causa espiritual pela qual ela não conseguia engravidar. Era necessário arrependimento diante do Senhor por esse pecado cometido. E foi isso o que ela fez, se arrependeu do seu pecado diante do Senhor e surpreendentemente, pouco tempo depois, aos 42 anos, ela engravidou e deu a luz ao tão esperado filho.

Cada caso de esterilidade deve ser cuidadosamente analisado. Nem toda esterilidade é por causa pecado e pode ser parte do propósito de
Deus para a mulher como veremos a seguir.

Na bíblia vemos a história de muitas mulheres estéreis das quais Deus abriu a madre e podemos ver diferentes situações em que Deus agiu em suas vidas.

SARA, que concebeu o filho da promessa aos 90 anos. (Gênesis 21)
Podemos ver que não existe idade, tempo e nem dificuldade humana que impeça as promessas de Deus de se cumprirem. Deus prometeu a Abraão que dele sairia uma grande nação e diante dos seus olhos ele tinha uma mulher que era estéril! Mesmo que demore, mesmo que já tenha passado do tempo, Deus é fiel para cumprir as suas promessas.

ISABEL, mulher de Zacarias, também concebeu um filho em idade avançada conforme vemos em Lucas 1.
A bíblia diz que tanto Zacarias quanto Isabel eram justos e irrepreensíveis diante de Deus. E Deus abriu a madre de Isabel mesmo em idade avançada. Um anjo do Senhor apareceu a Zacarias e disse que Deus tinha ouvido suas orações e que tinha concebido essa bênção e Isabel deu a luz a João Batista que preparou o caminho do Senhor. Não havia pecado na vida de Isabel, ela era justa diante do Senhor e mesmo assim era uma mulher estéril. Deus usou a esterilidade de Isabel para mostrar a sua glória e o seu poder na vida dela.

MÃE DE SANSÃO, o seu nome não é citado na bíblia, apenas o nome do seu marido Manoá (Juízes 13).
A mãe de Sansão era estéril e foi visitada por um anjo que declarou que Deus lhe daria um filho que seria nazireu (consagrado ao Senhor). Na cabeça de Sansão não deveria passar navalha e ele seria usado por Deus para livrar a Israel das mãos dos filisteus.

REBECA, esposa de Isaque, era estéril. (Gênesis 25)
Depois de um grande clamor de Isaque por ela, Rebeca deu a luz aos gêmeos Jacó e Esaú. A promessa do Senhor para Rebeca foi de que de seu ventre iriam sair duas nações. A bênção sobre a vida de Rebeca foi em dobro. De uma mulher estéril, Deus gerou duas nações. 

Conforme vimos na vida das mulheres acima, a esterilidade não impediu que grandes propósitos de Deus se cumprissem na vida dessas mulheres e de seus filhos. 

Nessas histórias, nós vemos em comum,  um agir sobrenatural que mudou completamente a vida destas mulheres. De mulheres estéreis nasceram grandes homens de Deus que foram escolhidos para  marcar a história.
Se esse é o seu caso, se você tem uma história marcada por dor e sofrimento por não poder ter um filho, há esperança para você. Deus é um Deus que opera milagres e pode mudar sua história como mudou a história da vida dessas mulheres acima. Então creia que você também pode viver o seu milagre?

Eu posso orar por você?
Clque aqui para me enviar sua mensagem: