DEVOCIONAL

DEVOCIONAL – Multiplicando os seus talentos

No livro de Mateus capítulo 25, Jesus conta na Parábola dos Talentos, sobre um homem que partindo de sua terra, confiou os seus bens aos seus servos. A um ele entregou cinco talentos, a outro dois e a outro um, segundo a capacidade de cada um deles. O que tinha cinco talentos, negociou com eles e recebeu mais cinco. De igual modo o que tinha dois, negociou e recebeu mais dois. Porém o que recebeu um talento, escondeu o dinheiro do seu senhor na  terra.

Depois de muito tempo, o Senhor das terras voltou e foi pedir contas dos seus talentos com os seus servos. O que havia recebido cinco talentos, trouxe o que havia recebido e mais outros cinco talentos que ele havia negociado. O Senhor ficou muito satisfeito e disse: Servo Bom e fiel, foste fiel no pouco e sobre o muito te colocarei.  O que havia recebido dois talentos, também trouxe mais dois talentos ao seu Senhor, e da mesma forma foi chamado de servo bom e fiel. Mas o que havia recebido um talento, chegou diante do Senhor e disse: Sei que és um homem mal e com medo escondi o seu talento, toma aqui o que é teu. Então o Senhor disse ao seu servo que sabendo que ele era um homem mal, ele deveria ter colocado o dinheiro no banco e quando ele voltasse, pelo menos receberia os juros. Então ele pegou o talento do que recebeu um e entregou para o que tinha dez.

Vamos analisar um pouco essa parábola.
Se nós analisarmos de forma natural, podemos achar que esse Senhor foi muito mal, não é? Vamos pegar um pouco do que o rico tem e vamos dar para o pobre e todos ficarão felizes e satisfeitos. Mas não é assim que funciona no Reino de Deus. Aquele que já está rico, recebe ainda mais e terá em abundância e aquele que não tem nada, que não desenvolveu o seu talento, até o que tem lhe é tirado.

No início da parábola, vemos que o Senhor deu a cada um conforme a sua capacidade. O meu 100%, pode não ser igual ao seu 100%, mas é em cima da sua capacidade que você será medido.

O que você tem feito com os dons e talentos que Deus entregou em suas mãos?
A qualquer momento o Senhor voltará e todas as nossas obras serão julgadas diante dele. Será que você tem multiplicado os seus talentos ou tem enterrado aquilo que Deus confiou em suas mãos?

Quanto mais você usa aquilo que Deus te deu, mais abundância você terá. Não seja como o servo negligente, que enterrou aquilo que havia recebido com medo de perder o pouco que tinha.

Seja um servo bom e fiel nas pequenas coisas e sobre o muito Deus te colocará.

No amor de Cristo,
Helaine Cristhina Barbosa

Deixe uma resposta