DEVOCIONAL

DEVOCIONAL – Controlando os nossos pensamentos

 

Por que nós nos deixamos dominar pelos nossos pensamentos?

Quero te trazer dados reais e científicos que provam que 95% das nossas preocupações quanto ao futuro não acontecerão e que a maioria dos nossos pensamentos não correspondem à realidade.
Uma das minhas respostas para pergunta acima é: Não sabemos lidar com os nossos pensamentos  e controlá-los.

Todos os problemas que antecipamos e sofremos com eles, nascem nos nossos pensamentos. A maioria de nós é dominado pelo bombardeiro de pensamentos que veem a nossa mente que é um campo de batalha que precisamos aprender a dominar.

Como conseguimos controlar os nossos pensamentos e vencer essa guerra em nossa mente?


1. Assuma autoridade sobre os argumentos de Satanás em sua mente

Cada um de nós que fomos salvos e lavados pelo sangue de Cristo, temos autoridade sobre Satanás pelo sangue de Cristo e o Espírito do vivo Deus vive dentro de nós.
Quando pensamentos de derrota, medo, insegurança, dúvida, dor ou morte vierem em sua mente, você precisa discernir que esses pensamentos não vem do Espírito de Deus e também não são seus.
No nome de Jesus, você pode rejeitar cada um deles e declarar que a sua mente está cativa ao Espírito de Deus. As trevas irão recuar. Todo poder está no nome de Jesus!

Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. 2 Coríntios 10:5


2. Mude a maneira como você normalmente responde aos seus pensamentos

A maneira como agimos e processamos os nossos pensamentos é baseado no ambiente que crescemos a na maneira como fomos ensinados. O Espírito Santo é capaz de nos revelar o que está errado e muitas pessoas conseguem vencer essa batalha na mente, mudando a maneira como processa e recebe cada pensamento negativo que vem a sua mente. A nossa mente pode ter paz e nós não temos que aceitar o bombardeio negativo que o inimigo lança em nossa mente. Através do Espírito de Deus nós trocamos os pensamentos negativos pela verdade da palavra de Deus.
Nós precisamos que a nossa mente esteja pronta para receber e processar os propósitos de Deus para as nossas vidas e não ocuparmos nossas mentes com os pensamentos vindos do inimigo. Nossa mente precisa ser um lugar livre para Deus agir em nossas vidas. Por isso que o Senhor nos disse que nós precisamos ter a mente de Cristo e pensar nas coisas que são do alto e não dessa terra.
Nós não podemos controlar as situações que acontecem ao nosso redor, mas nós podemos controlar como nós vamos reagir diante delas.


3. Coloque o foco nas orações e não nos problemas (situações)

Quando nós começamos a destruir os pensamentos negativos e começamos a levantar um altar de oração diante do Senhor, quando começamos a declarar as verdades da palavra de Deus e começamos a repreender os pensamentos vindos do inimigo, nós começamos a andar em ousadia, força, justiça e paz.
Aquilo que nós mais pensamos é o que crescerá em nossas vidas. Se nós ficamos horas e horas alimentando pensamentos negativos em nossa mente, e gastamos 10 minutos em oração porque nós não temos tempo para orar, a nossa carne estará fora de controle.

Os nossos pensamentos só serão puros, se dentro de nós houver pureza.

Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Tito 1:15

Quando o estresse, o medo, a angustia, a raiva, a amargura vier, você precisa encontrar uma maneira de lutar contra eles.

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas. 2 Coríntios 10:4

Algumas pessoas conseguem ouvir mais a Deus lendo a bíblia, outras conseguem ouvir a Deus quando estão em oração, outras através do jejum. Todas essas disciplinas são armas espirituais. Nós podemos disciplinar a nossa mente, usando as nossas armas espirituais e podemos andar em poder e vitória contra todo pensamento negativo que tenta nos dominar.


4. Confiar que Deus nos dará a sua paz

A maioria das pessoas estão lidando na sua mente com o caos. Porém quando Deus vem sobre a situação, Ele traz a paz.

E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
Colossenses 3:15-16

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7

A paz de Deus que excede todo entendimento e é nossa guardiã. A paz que vem do Senhor nos protege contra a ansiedade, a depressão, as preocupações, a rejeição.
Deus nos guiará em caminhos planos, em pastos verdejantes. Mil podem cair ao meu lado e dez mil a minha direita, mas EU não serei atingido. A bondade e a misericórdia do Senhor estarão conosco. Elas nos seguirão todos os dias das nossas vidas.

Orando: O Senhor é a minha luz e a minha salvação, o que eu posso temer? Eu não temerei o dia de amanhã porque eu confio na bondade e fidelidade do Senhor na minha vida. O inimigo e a minha carne podem vir contra mim, mas eu não serei atingido. Eu levanto os meus olhos para os montes de onde virá o meu socorro. Minha ajuda vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Toda a minha ajuda vem do Senhor. As lutas virão, porém eu estou seguro no Senhor. Amém!

Devocional baseado na série Mentally Healthy da Igreja Focal Point em Orlando FL.

Deixe uma resposta