DEVOCIONAL

Livre-se da Murmuração

Eu e você somos transformados dia a dia de glória em glória para sermos mais parecidos com Jesus. Esse é um processo que chamamos de santificação e não vamos ser santos até vermos Jesus face a face. Sabendo disso ao ler nosso manual que é a bíblia, me recordo da passagem de Filipenses 2:15, que diz que somos diferente dessa geração e a luz de Jesus brilha em nós. Você é o sal da terra e luz do mundo (mt. 5:13-14), não porque eu digo mas porque a palavra de Deus diz que você é.

“Para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo”

Filipenses 2:!5

Tendo a revelação que fazemos parte desse projeto de Deus para nós, que é a santificação, cabe a nós a responsabilidade e compromisso com as ordenanças na bíblia expostas. Uma delas que hoje quero trazer pra refletirmos pessoalmente em nossos corações é um dos pecados da língua, fora muitos outros a MURMURAÇÃO.

Isaias já disse sou homem de ‘lábios impuros’. Lidamos com esse pecado cada dia que o Senhor nos concede e quero agora te ajudar a se conscientizar que a prática de reclamar ou se queixar é  um pecado contra o próprio Deus. Para refrear sua língua é preciso ser constante na lembrança de que você não pode tolerar essa prática, você é luz do mundo diferente dessa geração corrompida, o Espírito do vivo Deus habita em você em poder, sendo seu conselheiro, revelando a verdade e te capacitando com sabedoria para andar no Caminho todos os dias.O Espírito Santo te impulsiona no compromisso e aliança de seguir a vontade de Deus para sua vida. 
Não é um encorajamento é uma ordem! 

“Façam tudo sem queixas nem discussões,”

Filipenses 2:14

Observem que essa ordenança vem como condição para o verso que segue(15) acima citado.
Ser sal da terra e luz do mundo significa ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus. As boas obras podem ser muito pequenas mas têm um efeito muito grande. Todo crente é chamado para ser sal da terra e luz do mundo.

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”

I Tessalonicenses 5:18

SIGNIFICADO DE MURMURAÇÃO
Murmurar significa sussurrar ou dizer algo em tom muito baixo. Nos textos bíblicos o verbo “murmurar” traduz vários termos hebraicos e gregos que basicamente significa resmungar, sussurrar um discurso semi-articulado ou simplesmente dizer interiormente.

Geralmente a murmuração está penetrada no descontentamento, na insatisfação, na queixa e lamentação. Comumente a murmuração expressa um sentimento de desacordo, de oposição, de ira e rebelião. Contudo, o problema da murmuração é ainda pior porque geralmente Deus é o alvo da murmuração.

A CURA 
Confesse a Deus. Reclamar não é um hábito inofensivo; é pecado sério.
Paulo escreveu: 

“E não resmungue, como alguns deles fizeram – e foram mortos pelo anjo destruidor”

I Coríntios 10:10

A resposta de Moisés no antigo testamento ecoa como convicção hoje para nós: 
“Vocês não estão resmungando contra nós, mas contra o SENHOR” (Êxodo 16: 8).
Pois nossas queixas não são contra condições e  pessoas, mas contra o próprio Deus. Pare de caminhar no seu próprio deserto de inquietação e irritabilidade, peça a Ele que te perdoe.

Uma das coisas que estava acontecendo com os israelitas, o povo que Deus libertou, foi um esquecimento espiritual. E hoje eu sugiro uma solução prática para ser aplicada no nosso cotidiano. Faça todos os esforços para se lembrar e relembrar da libertação graciosa que você recebeu de Deus. O fato de você – uma pecadora que era inimiga de Deus – ser agora uma filha amada é um milagre. Não deixe esse fato maravilhoso desaparecer.

Permita que esse ato de lembrar desperte em você alegria em Deus e um profundo sentimento de gratidão de que Deus a ama, conhece e te sustenta.

“Lance toda sua ansiedade sobre Ele porque Ele cuida de você.”

I Pedro 5:7

LOUVE
Antes de começar outro dia, pare para contar suas bênçãos em vez de insistir em seus problemas. Use as palavras do Salmo 103 como guia e cante uma canção de agradecimento ao Senhor. Você é uma filha redimida de Deus, louve-o! Você tem a maior bênção de todas.

 “Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.”

Hebreus 13:5

A alternativa de louvar à queixar-se, dá a Deus a oportunidade de trabalhar de forma criativa, tanto em nós como em nossas circunstâncias. E o melhor de tudo é que mesmo que as circunstâncias não mudem, Ele as usa para nos mudar. 

“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;  a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.”

Romanos. 5:3-4

Paulo ensinou que as dificuldades da vida podem produzir um caráter piedoso em nós. Nossa queixa dificulta o trabalho de Deus em nosso crescimento espiritual.

Pequenas coisas que nos preocupam e nos testam
Causando murmúrios e reclamações,
Se suportadas como Ele pretendia que suportássemos,
São os ingredientes de um santo. — Meadows.

AGRADEÇA
A gratidão é sempre uma atitude que honra a Deus.
Não reclame de espinhos entre rosas, seja grato pelas rosas entre os espinhos. Joanie Yoder

Israel resmungou por causa da escravidão, resmungou quando Moisés entrou em cena, e ainda resmungou enquanto vagavam em segurança pelo deserto. Suas reclamações não estavam enraizadas em seu cenário, mas em seu coração.

O mesmo acontece conosco, um coração grato e agradecido não depende do seu extrato bancário, do diagnóstico do médico ou do elogio que você recebe por um trabalho bem feito. Ingratidão e resmungos, independentemente da sua situação, até mesmo do seu sofrimento – refletem seu coração. Eles são pecado. 

Billy Graham escreveu: 
“A ingratidão é um pecado, assim também como é  pecado mentir, roubar, viver uma vida imoral ou qualquer outro pecado condenado pela Bíblia”. 

Em seguida ele citou o verso que traz  uma exortação bíblica contra a humanidade rebelde;
“porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se.” Romanos 1:21

Então, o Dr. Graham acrescentou: ” Nada nos transforma mais rapidamente em pessoas ingratas, egoístas e insatisfeitas do que um coração ingrato. E nada fará mais para restaurar o contentamento e a alegria da nossa salvação do que um verdadeiro espírito de gratidão.”

ENCOURAJAMENTO
No seu dia a dia, quando seu espírito se rebela com algo de que você não gosta, encha imediatamente seus pensamentos de Filipenses 2:14 e isso irá acalmando a sua agitação. E eu creio que por repetição o Espírito Santo te levará de volta ao seu primeiro amor, onde fazer qualquer coisa se define na profundidade do amor por Cristo.

Deixe uma resposta