ASSUNTOS DE FAMÍLIA

Você está decepcionada com o seu marido?

O que é DECEPÇÃO? 
Muitos são os significados, vamos começar pela tradução mais simples:
Sentimento de tristeza;
Descontentamento ou frustração pela ocorrência de fato inesperado, que representa um mal;
Desilusão;
Desapontamento.

Quando lemos este significado da palavra DECEPÇÃO, podemos ouvir pessoas fazendo dois tipos de pergunta:

1. Como em um casamento onde duas pessoas diferentes, de famílias diferentes, culturas, visão sobre a vida, gostos, condição financeira, pensamentos, às vezes, até os idiomas, e muitos outros pontos que não são iguais e ainda as dificuldades normais do dia a dia, não vão viver decepção em seu matrimônio?
2. Como viver decepção se duas pessoas que se amam optaram em se casar?                     
     

Que maravilha seria o casamento de acordo com a segunda pergunta. Tudo seria tão mais simples e embasado no “AMOR QUE É O VÍNCULO DA PERFEIÇÃO”.

A verdade é que todo casal passa pelas quatro estações:
– Primavera 
– Verão
– Outono 
– Inverno   

Porém a grande maioria vive a decepção no casamento, o inverno gélido ou o outono onde há queda por muitos anos. Infelizmente com o avanço das redes sociais e mídias nos últimos anos, o aumento da decepção tem sido muito significativo. 

Mas a boa notícia é que vamos aprender, ou apenas relembrar alguns pontos que podem trazer uma Primavera ou até mesmo um Verão para a sua relação!!! 

Quais são os pontos negativos que levam a decepção no matrimônio e qual é a solução?

1- Colocar toda a sua expectativa no outro, sempre enfatizando: 
_ Ele é perfeito!
_ Ele é a minha proteção!
_ O tempo todo ele está a minha disposição.
_ Mesmo exausto ele faz o que eu quero.
_ Tudo o que ele ganha ele gasta comigo.
_ Posso até escorregar na nossa relação que ele não me julga e sempre me perdoa.
Quase uma idolatria a esse homem perfeito que você fantasiou em sua memória. Temporariamente em uma relação de namoro esse homem pode até existir devido a todos os sintomas que existe na PAIXÃO. Mas com o dia a dia da relação no casamento, é praticamente IMPOSSÍVEL sobreviver esse “homem fantasia” que você criou para viver o resto da sua vida. Então não crie personagens imaginários dentro do seu casamento, pois esta expectativa em bem pouco tempo se tornará em DECEPÇÃO.

2- “Ele era tão bom e se tornou tão ruim, que decepção”.
Em meu consultório ouço muito essa frase. Mas a verdade quase nunca é esta. Nem sempre a pessoa é ruim, mas você que esperou do seu cônjuge algo que era o seu sonho e não o que ele podia te dar. Quando você espera algo de alguém, isso não significa que ela vai te atender, que ele terá isso para te oferecer. 

3- Outras famosas frases de uma pessoa que está sob o sentimento da decepção: 
“Não adianta mais falar.”
“Será verdade? “

Será que você já tentou da forma correta? Ou o que falta é o verdadeiro e compreensivo DIÁLOGO? Os casais cada dia tem menos paciência para dialogar, mais dificuldades de colocarem suas dúvidas, dores, angústias um ao outro. O DIÁLOGO tem um valor INESTIMÁVEL EM UMA RELAÇÃO.

Pode ser que seja tempo de você dar um passo em direção à janela do seu quarto escuro e ver que há possibilidade de um novo amanhecer. O famoso “levanta e anda“, mas não rumo há mais um dia de foco na Decepção e sim na direção da luz do dia, do brilho do sol, de um sorriso sincero, de um desabrochar das flores, de deixar para trás o que te feriu. 

Duas mulheres que considero admiráveis e que encontramos suas histórias na Bíblia, são: 
– Rute que fica viúva e segue para uma nova vida, pois quem havia morrido era o seu marido e não ela. 
– Maria mãe de Jesus que é visitada pelo anjo que diz que ela seria mãe, e este Exemplo de mulher que segue em frente, para viver esse tempo novo com confiança e não sob a murmuração da decepção.

Nós mulheres precisamos ser mais maleáveis, flexíveis, tolerantes, amorosas em nossos casamentos.
Sei que a modernidade tem gritado hora após hora, minuto após minuto para sermos fortes e não levarmos desaforos para a casa. E cada vez mais eu ouço pacientes, amigas, ovelhas, mulheres que são profissionais, mães, esposas dizendo:
_ Estou exausta, me sinto fraca…
Precisamos lembrar que somos muito fortes sim, mas jamais esquecermos que somos mulheres delicadas, em várias situações, somos frágeis, carentes e amamos um colo, um mimo. 
Que você coloque na balança das suas emoções: 

Ser uma mulher de atitude,
Delicadeza,
Tolerância
Perdão,
Firmeza quando necessário,
Doçura quando preciso. 

E colocar como prioridade em sua relação essa verdade:

PREFIRO SER FELIZ A TER RAZÃO!

DICAS DE LEITURA