arrogant female worker showing disrespect in office
DEVOCIONAL

Justiça Própria

O que a bíblia nos fala sobre justiça é fundamental para viver uma vida saudável aqui na terra com relacionamentos curados e felizes.

“Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.”

Tiago 2:10

A justiça própria está centralizada no ego e todo pecado é centrado no ego.

Justiça própria é isso. É a ideia de que somos moralmente corretos e justos por nossos próprios atos. Concluímos que somos a pessoa certa em uma situação correta, acreditamos que merecemos certos direitos. Mas isso é mentira. É uma maneira enganosa de pensar. Não há ninguém que seja correto ou justo por sua própria ação. A justiça própria é um movimento traiçoeiro em direção ao eu e para longe de Deus.

O Espírito Santo, nosso ajudador, nos lembra e nos capacita a nunca esquecer que não somos melhor do que nenhuma outra pessoa, mas que podemos ser melhores por causa de Jesus.

CS Lewis disse uma vez: “Um puritano frio e hipócrita que vai regularmente à igreja pode estar muito mais perto do inferno do que uma prostituta.”

Mas a justiça própria é um desafio para todas nós o tempo todo. Pode ser desafiador quando os tempos são bons ou ruins. E a melhor coisa a fazer quando pensamentos hipócritas ocorrem é sacrificá-los. Sacrifique-os ao nosso Deus justo, pois assim que pensamos “Eu mereço isso” ou “Eu não mereço aquilo”, provavelmente demos um passo em direção à justiça própria e precisamos corrigir o curso de nosso pensamento antes de nos tornarmos, como disse Lewis, “puritanos frios e hipócritas”.

Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas!

Tiago 5:9

Os santos de Deus são aqueles que entendem que sua posição justa diante de Deus não vem de suas próprias boas obras. Eles permitem que o amor de Deus revele sua natureza pecaminosa a eles mesmos e se arrependam disso, e esse arrependimento mostra aos outros seus próprios pecados também, em uma inundação do puro amor de Deus, mais do que as acusações demonstrariam.

Deus não revela nossos pecados com o propósito de condenação. Ele os revela  com o propósito de nos despertar para aquilo que Ele deseja nos livrar. Ele cuida de nós quebrando o engano do inimigo que nos mantém em cativeiro e mostrando-nos a saída. Sua verdade nos liberta ( João 8:32 )

“A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:”

Lucas 18:9

Quando não vemos os outros como Deus os vê, nós os vemos através de uma perspectiva prejudicada, que é uma mistura de nosso próprio entendimento e as mentiras do inimigo.

O coração de Jesus não se agrada da justiça própria. Não é aceitável para Ele, nem deveria ser para nós. O orgulho é o condutor por trás de uma atitude, julgamento ou pensamento hipócrita. Ele rouba uma boa disciplina, como a oração, e a transforma em uma espécie de espetáculo .


O orgulho pode tomar conta totalmente de uma pessoa que ora?

Infelizmente, pode com certeza. É por isso que é fato que Deus tem que destruir o orgulho de nossas vidas regularmente. O orgulho nunca vai embora. O orgulho cobiça o trabalho de Deus. O orgulho não se contenta com o papel de um seguidor de Cristo ser humilde, submisso e obediente. O orgulho rebaixa os outros para construir seu próprio ego. A humildade, em contraste, é rápida para edificar os outros e ligá-los a Deus. Os humildes confessam rapidamente seus pecados e falhas.

A história de  Jó 

No ensinamento do livro de Jó vemos que até os amigos do círculo íntimo dele estavam em busca de evidências. Depois que Jó quase perdeu tudo, eles insistiram que ele devia ter feito algo errado para causar suas aflições. Eles até mesmo citaram seu conhecimento das leis de Deus conforme as entendiam. Mas eles estavam errados.

Os amigos de Jó lutaram contra um ataque de autojustiça. Eles se comportavam como “amigos” bem-intencionados, sabichões, imponentes, condenadores e anti provérbios 3:5  (Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;

Provérbios 3:5.) Eles acrescentaram insulto aos ferimentos de Jó. Eles foram rápidos em julgar sem a perspectiva de Deus.

Justiça própria é idolatria egoísta. É uma exaltação escolher nossa perspectiva em vez de Deus, consciente ou inconscientemente. É um engano acreditar na mentira de nosso padrão ser “correto” acima do padrão de justiça de Deus. 


Quem pode sondar toda a justiça de Deus?

 Mesmo Jó, o homem mais justo de seu tempo, não podia.

Nossa justiça própria é uma armadilha de traição ao coração e à face de Jesus. É um golpe que sugere fortemente que Sua graça na cruz e em nossas circunstâncias não é boa o suficiente. Nossa justiça própria é inerentemente desconfiar do Senhor.

Motivos egoístas, origem inimiga

O inimigo tentará provocar nossos medos e desejos carnais para fazer emergir as ações as quais nos auto justificamos como um falso padrão. Aconteceu com Eva e também com Judas.

Tudo o que o inimigo conhece é motivação egoísta, porque ele é o auge do egoísmo. A justiça própria é a imposição de seu esquema de egoísmo, que retorna como julgamento sobre nós.

Ele é o acusador dos irmãos nas cortes celestiais, o promotor ( Apocalipse 12:10 , Jó 1: 6 ). Se ele puder fazer com que exaltemos a nós mesmos e nossos padrões acima de Deus, ele tem evidências para nos condenar. Não morda a isca deste enganador! Seja sábia.

Ninguém gosta de estar perto de uma pessoa hipócrita com inquietação constante, de um olhar crítico e de palavras de julgamento  contra os outros. Uma vez libertas dessa armadilha cruel, nós podemos amar os outros com mais facilidade e orar para que eles sigam na ordem do céu.

A composição da justiça própria 

Eu acredito que a justiça própria é formada por influências ímpias que estão misturadas com influências piedosas. Por exemplo, nossos pais podem ter nos ensinado o certo e o errado com base no que entenderam da Bíblia. Eles também podem ter embutido, sem querer, em nós, a sua visão sobre o mundo, como julgar situações e pessoas de acordo com uma carnalidade residual que eles ainda tinham que superar, uma mistura de sabedoria bíblica e suas experiências de vida, sejam certas ou erradas. 

Mas quando nos tornamos uma nova criatura em Cristo, Deus espera que cresçamos mais em Sua glória e santidade e comecemos a ver essas mesmas situações e pessoas de acordo com Sua perspectiva mais pura, que pode ou não ser sinônimo de nossos pais. Isso é crescimento espiritual, santificação. E não importa o que tenhamos passado, Deus nos mantém em Seu padrão, não o nosso.

Nosso Caminho não é o Caminho Superior 

woman wearing a black hat standing on the desert

Você pode conhecer pessoas que estão determinadas em seus caminhos. Talvez você tenha alguns membros da sua família que são meio mal-humorados, cheios de certezas em si, que até falam de você, que se apoiam nesse conjunto de padrões dos quais eles não se desviam, estão cheios de razão. Eles esperam que todos concordem com o que eles acham e façam as coisas à sua maneira. 

A verdade é que todos nós temos alguns padrões estabelecidos que Deus deseja quebrar a fim de nos dar um avanço para mais de Sua semelhança em nós. E outros, especialmente aqueles próximos a nós, muitas vezes podem ver o que há em nós, o que é bom e o que não é. E nossas emoções precisam crescer e chegar a um nível mais alto de maturidade espiritual, de acordo com a justiça de Deus, não qualquer outro padrão que tenhamos adotado acima do Dele.

Existe uma Saída

Quando nos relacionamos em uma situação com outras pessoas e resmungamos e reclamamos dessa pessoa, quer o façamos na cara ou por trás, mesmo que seja apenas para o nosso amigo mais próximo, ou mãe ou esposa do pastor ou conselheiro, Deus vê e não fica satisfeito. Como Tiago 5:9 lemos acima.

Deus nos convida a deixar nossos obstáculos. Ele usará outros para espelhar nossa justiça própria no intuito de nos pressionar em busca de alívio e cura. Isso continuará até que cheguemos a um momento crucial em que nos tornamos desesperados o suficiente para obter alívio para que possamos começar a receber a verdade de Deus sobre o engano do inimigo sob o qual operamos anteriormente.

A lâmpada acenderá. Receberemos a revelação de Deus, nos arrependeremos e seremos restauradas por Ele em um nível de fé mais elevado. Esta é uma área de maturidade espiritual que Deus deseja para todos nós.

De coração rendido então:

· Submeta tudo e todos que a atrapalham de alcançar o trono de Deus.

· Peça a Ele para revelar a você porque isso ou porque pessoas te incomodam.

· Peça a Ele para capacitá-la a ouvir e conhecer Sua verdade e revelar a raiz do problema para você.

· Dependa somente de Deus para guiá-la. Ele pode te iluminar por meio das escrituras e / ou te levar a outros recursos que expliquem melhor sua situação te ajudando a compreendê-la.

· Agradeça a Ele quando Ele revelar Sua verdade.

· Arrependa-se por todos os seus pecados (isto é, justiça própria), incluindo aqueles que você vê nos outros ( Romanos 2: 3)

· Perdoe os outros por julgá-la. Ore para que Deus traga Sua convicção, a leve ao arrependimento e te livre da justiça própria e revelando Sua verdade sobre o assunto.

· Agradeça a Deus por te libertar.

· Peça a Deus para ajudá-la a viver a liberdade que Ele conquistou por você para que ela se estabeleça em sua alma.

Elimine o pecado de sua própria vida e observe a justiça de Cristo brilhar através de você. A humildade é o remédio para a justiça própria. A humildade lança orações ao céu e atrai os ouvidos de Deus; então fale com o Senhor em nome das pessoas, não sobre as pessoas. Ele derrama Sua graça sobre os humildes. Sua graça purifica a justiça própria; então as orações são ouvidas e respondidas por causa de Cristo.

Em seu processo de santidade seu Libertador caminha ao seu lado, Ele é por você. Que Ele cresça e você diminua em todas as esferas de sua vida.

Siga Manoela Paz no Instagram: @manoela_r.paz

Deixe uma resposta