happy woman with rolling pin cooking at home
NUTRICIONISTA

Não andeis pela Aparência

Substituindo as preparações calóricas

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.

Romanos 12.21

O que mais vemos nos dias atuais é uma lista de substitutos de alimentos, ingredientes que prometem ser mais saudáveis do que os usualmente utilizados em uma dieta saudável e equilibrada.

VEJA ALGUNS EXEMPLOS:

  • Leite de vaca integral por “leite de castanhas” ou bebida vegetal (nome mais correto);
  • Óleo vegetal de soja, milho, girassol ou canola por óleo de coco
  • Manteiga por ghee
  • Arroz branco ou integral por “arroz” de couve-flor

Esta lista se torna infindável quando acrescentamos as receitas fit, também prometendo ser mais saudáveis do que a receita original/tradicional.


Cada pessoa apresenta predileção por sabores e gostos, e nas informações que buscamos na internet para saciar-nos, nossas escolhas podem ser afetadas, adquiridas ou até mesmo manipuladas pelo efeito manada. Quem já se viu tentando fazer uma torta com farinha de peito de frango? Ou até mesmo, a aveioca da blogueira mais famosa que emagreceu comendo isto todo o dia? Ou ainda, trocar óleo vegetal por óleo de coco nas receitas?
Você teve êxito? Me contem depois nos comentários.

O que deveria definir minhas escolhas?
Minhas questões culturais?
Socioeconômicas?
– A experiência de sucesso de algum amigo ou famoso?
– O profissional com alto título em seu currículo?

Será que algumas destas escolhas que fazemos podem ser generalizadas? E a internet se torna nosso amigo ou vilão? Claro que hoje ela pode ser nossa amiga se tudo que eu buscar envolva as minhas crenças e, consequentemente, aquilo que desejo alcançar.

Em se tratando de comida e vida saudável, encontro na internet preparações de receitas, estratégias de emagrecimento ou ganho muscular de acordo com padrões de uma imagem , experiência pessoal ou ainda estudos científicos.

Mas como escolher estas informações de receitas e dicas de nutrição?

Somos indivíduos únicos, criados por Deus. Nosso corpo é diferente de outra pessoa. A mesma roupa que compramos pela loja virtual não fica igual comparada ao modelo da foto ilustrativa do site, quanto mais uma receita com medidas caseiras. Como acertar?

Dicas de como preparar receitas e substituí-las com ingredientes menos calóricos e mais saudáveis:

  1. Sempre escolha receitas que estão descritas em quantidade por grama ou mililitro. Estas são mais fiéis e têm chances de dar certo. Compre uma balança de cozinha! 
  2. Sempre que for trocar um tipo de farinha da receita comece fazendo substituições por 30% da outra a ser incluída. Após o teste dar certo, vá aumentando gradativamente a proporção e com certeza, poderá acrescentar fibras, frutas secas ou ainda in natura. Geralmente, toda a preparação que leve farinhas brancas como a de trigo, de arroz, fécula ou maisena, tem alterações de textura. No próximo tópico dou a dica  de como deixar mais macio.
  3. Para deixar pães, bolos, tortas e pizzas mais macios é necessário verificar a quantidade de água da receita original, podendo aumentar de 10% a 30% dependendo da preparação. Outra dica importante é acrescentar 20% a 35% de gordura da receita de base.
  4. Os alimentos integrais são mais saudáveis porém são mais calóricos, e por isso, modere a quantidade da porção a ser consumida. Isto vale para alimentos com ingredientes sem glúten ou low carb por conter mais gordura tanto adicionais quanto das amêndoas ou outras castanhas que em uma receita tradicional não tem. Claro que a receita de um pão integral low carb e sem glúten pode até conter mais nutrientes, porém devemos avaliar se é este tipo de preparação que precisamos trocar pela convencional. 
  5. Substituir o leite de vaca por bebidas vegetais não deve ser feito somente para seguir uma tendência, e sim ela deve ser embasada depois de um diagnóstico de intolerância ou alergia ao leite e seus componentes, ou ainda por motivos etnico-cultural.
    “Apesar dessas bebidas vegetais serem conhecidas por apresentarem características sensoriais e usos culinários semelhantes aos do leite de vaca, não podem ser assim designadas, pois segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), leite é um produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta de vacas sadias ou de outros mamíferos (BRASIL, 2017; DUNKER et al., 2018).”
    Devem-se considerar também que alguns nutrientes podem estar em maior quantidade em bebidas vegetais por adição e não porque são fontes destes nutrientes. Além de serem mais caros, estas bebidas não podem fornecer o que um leite de vaca fornece, por exemplo, proteína de alto valor biológico e cálcio.

Não andeis pela aparência

Sempre que pensamos em alimentação devemos colocar na balança o que é natural, desembalar menos, ter tempo na cozinha e também seleção na busca de informações. Todos estes pontos colaboram para uma vida saudável e sem prejuízos.

Não devemos andar pela aparência e sim pelas evidências. Vamos ler rótulos e buscar cursos, profissionais da área que podem orientar na preparação de receitas e suas substituições. 

“Um crê que pode comer de tudo, e outro, cuja fé é fraca, come somente alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve menosprezar o que não come, e quem não come de tudo não deve condenar quem come; pois Deus o aceitou. Quem és tu, que julgas o servo alheio? É para o seu Senhor que ele está em pé ou cai. E permanecerá em pé, porquanto o Senhor é capaz de o sustentar. Há quem considere um dia mais sagrado do que outro; outra pessoa pode entender que todos os dias são iguais. Cada um deve estar absolutamente convicto em sua própria mente. Aquele que guarda um dia especial, para o Senhor assim o considera. Aquele que se alimenta de carne, o faz para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se priva, e também dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive exclusivamente para si, e nenhum de nós morre apenas para si mesmo. Se vivemos, para o Senhor vivemos; e, se morremos, é para o Senhor que morremos. Sendo assim, quer vivamos ou morramos, pertencemos ao Senhor.

Romanos 14. 3-8

Vamos viver sem julgamentos!