ASSUNTOS DE FAMÍLIA

Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!

Passando pelo corredor da escola da minha filha mais nova, li esta frase:

NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!

Sempre gostei de estar com pessoas, amo ouvir, aprender, falar, escutar estar ao lado de gente, principalmente de quem ama a vida! E não é atoa que amo a minha profissão de Psicóloga e ainda tenho um Deus Lindo que me escolheu para ser Pastora.
Todos nós precisamos uns dos outros. Há muitos dons, talentos, habilidades que se complementam.
Às vezes ouço pessoas dizerem: “Eu me amo, Eu me basto”.
A primeira frase é linda e profunda. É necessário o amor próprio para depois conseguirmos amar o outro. A segunda frase “eu me basto” que triste, que vazio.

Como é bom sermos preenchidos com o Amor através de vidas preciosas.

Não procure o errado, o culpado, procure a saída, a solução! Não seja aquele que critica o tempo todo, nem zombe. Quando não conseguimos ajudar, não devemos ser duros com os tropeços, com os erros dos outros.
“Não julgue para não ser julgado.”

Vivemos em um tempo em que a maioria das pessoas mal tem tempo para o seu próprio almoço, que dirá ter tempo para tomar um cafezinho com um amigo. Tendo assim, as consequências que prejudicam o indivíduo, a humanidade, como o sentimento da solidão, tristeza, desprezo, abandono, medo, angústia, gerando muitas doenças psicossomáticas; o termo doença psicossomática é bastante utilizado quando uma doença sendo física ou não, tem seu princípio na mente. Em geral, a causa número um da doença psicossomática ou da somatização dos sintomas é o estresse. Com este esgotamento tão conhecido nestes últimos anos, conhecido como estresse, o organismo passa a produzir alguns sintomas como uma espécie de resposta negativa, apontando que algo está errado.
Por que seria,  então, importante estar com o outro em comunhão,em amor e em união?

Na vida profissional, em um ambiente de trabalho onde há cooperação e não competição e não disputa e não hipocrisia, mas sim, a união como arma do dia a dia para vencer as metas, vencer a lição árdua será certamente muito mais fácil e os resultados serão incríveis.

E no lar? Em casa?
Se a direção for união, concordância e respeito o resultado será de um lar de paz e de amor. Minha mãe sempre foi muito sábia. Na minha infância e de meus irmãos quando havia algum desentendimento e um ficava de bico com o outro, ela dizia que se nós não ficássemos de bem ela também não falaria conosco e como nós não queríamos ficar sem falar com ela e nem tínhamos motivos, rapidinho um irmão já voltava a falar com o outro. Pois a riqueza de um lar é o amor, a risada, a compreensão e o respeito.

No casamento, “A casa dividida não prosperará”, e quantos são os casais que um dos cônjuges nem ao menos sabe em qual banco seu companheiro deposita o seu salário, tamanha é a divisão. E prosperar como? Onde não há confiança, dignidade, equilíbrio nos gastos, idoneidade e concordância nas despesas?

Encontrar com o nosso EU INTERIOR, também, tem sido algo de dificuldade para muitos. Se auto conhecer, se olhar e se analisar é muito importante e muitos hoje se deixam de lado a cada manhã.
Muito profundo o que Nietz disse: “Quem perde o respeito por si mesmo, já não pode mais, também como homem do conhecimento comandar e conduzir. A menos que quisesse converter-se em grande mentiroso.” Muitas pessoas têm perdido ao longo do caminho o respeito, a admiração e amor por si mesmo.
Quem não passa por tempestades? E mesmo quando elas vem com fúria, se você tem uma família unida, amigos que são companheiros, um lugar onde você pode se refugiar, tenha a certeza que a tempestade vai passar e você vai enxergar o pôr do sol novamente.

Precisamos estar atentos o quanto permitimos ser roubados pelas distrações das redes sociais. Não encontramos tempo para estar a mesa com quem já conhecemos, ou com alguém que ainda estamos no processo de saber quem é aquele indivíduo. O estar a mesa com pessoas ou com um indivíduo traz descobertas inigualáveis. Nunca será perda de tempo, mesmo no início de uma amizade, pois se a companhia for boa, outros encontros melhores ainda virão, caso seja desagradável, provavelmente você não vai querer desperdiçar seu tempo com esta pessoa!
O amor é um sentimento que consegue adoçar qualquer coração amargo, solitário; ame. Mesmo em tempos em que o amor tem sido tão superficial, você pode viver com pessoas o Verdadeiro Amor que une.

Que hoje você tire um momento de reflexão.
Há quanto tempo você não para e se olha com atenção e admiração no espelho?
Há quanto tempo você não senta à mesa com sua família só para fazer uma refeição e dar boas risadas?
E estar com uma pessoa que você ama e há muito tempo não conseguia encontrar?

Sempre vale a pena amar, compartilhar. Seja você alguém que une pessoas.