ASSUNTOS DE FAMÍLIA

Mulher impõe ou ajuda o homem no quesito limites?

Nem sempre todos os indivíduos têm limites, seja ele homem, mulher, pobre, rico, ruivo, branco.

Limites são sempre necessários. Início de receber limite deveria ser na infância. 

Antigamente muitos pais eram severos ao extremo, batiam em seus filhos com cinta, pau, sapato, aliás, com o que estivesse nas mãos. Outros só com o olhar já fulminavam seus filhos. Sim, um exagero, você deve estar pensando. Mas e hoje?

Hoje vemos o contrário. Uma liberalidade em excesso, a falta do ouvir, falar, escutar, analisar, responder. O belo e apropriado diálogo tem sido cada dia mais deixado de lado, onde as pessoas dizem umas às outras: … ahhh pergunte não tenho tempo…

É necessário em qualquer situação, idade, definir limites, discernir a hora certa, o modo, a quantidade, o valor para que não seja demais ou bem abaixo do necessário. 

E como estabelecer o limite  no casamento?

1- Sentir e entender suas emoções, sentimentos.
2- Analisar alguns comportamentos diários seus, se estão prejudicando ou ajudando o seu cônjuge.
3- As atitudes do seu cônjuge te beneficiam, alegram, norteiam ou bem pelo contrário te desnorteiam.
4- Você é do tipo que vai tolerando, tolerando e de repente dá uns gritos: chega, para!
5- Ou você de tanto tolerar a falta de limite do seu cônjuge passa a ter as desagradáveis doença psicossomáticas? 

Interessante entendermos também que há um traço de personalidade chamado amabilidade/socialização. Indivíduos que são muito amáveis tendem a ser super dóceis, fazendo sempre a vontade do outro. Infelizmente existem pessoas que abusam dessa disposição do outro em ajudar.

Também chamado de Síndrome de Wendy, que geralmente afeta mais mulheres do que homens, as pessoas assumem muito mais responsabilidades que o necessário e acreditam que, sem a sua proteção sobre terceiros, estes não são bem cuidados. Assim como existe a  Síndrome de Peter Pan, que se refere aos indivíduos que se recusam a crescer e se tornar adultos, que desconhecem muitos limites e sempre tem por perto uma Wendy. E agora você se vê como Wendy ou Peter Pan ?

Leia também: Infinito Amor pelo peso desejado
http://mulheresemdeus.com.br/infinito-amor-pelo-peso-desejado/

Ouvimos um pouco sobre o Transtorno Bipolar que é um transtorno psiquiátrico que gera alterações no comportamento e leva uma pessoa a oscilar entre momentos de euforia e depressão, oscilações de humor chamados estados de mania, hipomania e depressão.

Conhecido também como Transtorno de Personalidade, Borderline  é um transtorno onde  a pessoa tem mudanças de humor frequentes, relações sociais e pessoais instáveis e de estado emocional inconstante.

Aí sim encontramos um quadro clínico bipolar ou o borderline. Suas atitudes podem refletir como falta de limite, porém entendo e chamo isto de necessidade de tratamento com medicação e psicoterapia, indico: PSICÓLOGA ADRIANA BERTELLI DOS ANJOS @psibertellianjos

Entenda com clareza a questão da pessoa sofrer de uma patologia ou ser um indivíduo sem limites.

Se em seu caso você convive com uma pessoa que não tem limites, te pergunto até quando você se permitirá viver sob esta situação?

Vamos falar um pouco sobre IMPOR LIMITES. Eu entendo que tudo o que é imposto não é bem aceito, muito menos praticado. Aqui é um grande erro da esposa que quer impor o limite à base de chantagem, gritos, falsas crises, típico cenário de chiliques, autoritarismo e imaturidade. Tenha certeza, essa esposa não vai conseguir viver na íntegra as boas mudanças no comportamento de seu cônjuge.

Mas Deus é tão lindo que ele nos deixa um ensinamento profundo:

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.”  Busque calma e amor para ajudar seu cônjuge. 

Provérbios 15:1

Caso você queira ver e viver novos comportamentos com seu marido, vale lembrar que tudo que está enraizado há algum tempo, passará por um processo para se viver novos comportamentos. 

Mudanças podem ocorrer da noite para o dia, transformação não! Isto é mais demorado, demanda tempo e mudanças nos comportamentos. 

O que será necessário para você ajudar seu marido em como estabelecer limites nas questões que acabam desagradando você, consequentemente vocês? Lembre- se:

1- Não é simples, pois tudo que tira o ser humano do cômodo, do habitual traz um certo desconforto. 

2- Não fique receosa, não tenha medo de colocar ao seu cônjuge que tais situações não são agradáveis a você. 

Como faço então? 

Sempre entendi que onde há amor, há respeito, há diálogo. 

Encontre a melhor maneira de explicar ao seu cônjuge que tal fala, tal atitude não deixa você confortável. 

Um grande segredo para que o diálogo sobre limites tenha mudanças positivas de comportamento em seu marido é :

⁃ Falar com ele na hora certa.

⁃ No local certo.

⁃ Quando vocês estiverem sozinhos.

⁃ Seja exemplo, ele precisa ver em você aquilo que você pede para ele.

Todo processo de mudança, de transformação exige de nós tempo, amor e paciência. Acredite vai valer a pena para ambos.

Deixe uma resposta