ASSUNTOS DE FAMÍLIA

Como estão as suas prioridades?

Fomos criadas de forma assombrosamente maravilhosa e admirável pelo Deus poderoso. Sermos multifuncionais é um talento que nos foi dado para propósitos eternos e para honrarmos a Deus através da administração de todas as atividades postas no nosso caminho. Todas nós somos diferentes. Em nossa bagagem temos semelhanças, porém somos formados indivíduos únicos. Eu não sei qual é o seu chamado nessa vida ou qual a atividade principal que você atua hoje, mas uma coisa eu tenho certeza pela fé, você tem o papel de filha do Rei dos céus e terra, legitimada por Jesus Cristo, e esse é seu ponto de partida. Sendo assim, sua conduta deve ser sempre correspondente a sua origem, o coração de Deus. Nosso parâmetro é o reino dos céus, pois somos o que a bíblia diz que somos e temos o que ela diz que temos. Já segura de nossa identidade em Cristo, nos deparamos com a atmosfera do mundo que somos inseridas, onde tudo acontece no imediatismo. As metas, os prazos, a agenda, a correria do cotidiano nos impulsiona a sermos tantas coisas e a melhor em todas e os dias parecem serem curtos muitas vezes. E quantas de nós nos deparamos num estado de exaustão mental, onde tantas vezes nosso foco é camuflado por distrações das responsabilidades ao longo do caminho. Quando as coisas não acontecem como o esperado, nos levando ao fracasso do planejado, então percebemos que é apenas o nosso relacionamento com o Senhor que satisfaz e nosso amor e esmero pelos outros é o que não definha nem desvanece. Jesus alertou os Seus seguidores onde os nossos valores devem estar fundamentados e também o que valorizamos é que revela a condição do nosso coração.
Vendam o que têm e dêem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói. Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.” Lucas 12:33-34
É através apenas da oração que clamamos ao Senhor para que Ele nos ajude a ver claramente o que valorizamos, para nos mostrar onde está o nosso coração e nos ajudar a buscar o Seu reino acima de tudo. Diante de nossa vida corrida e cheia de demandas diárias, nos deparamos com nosso tempo em silêncio com nosso Pai celestial comprometido. Porém não é difícil perceber que Ele, o próprio Deus, está sempre nos chamando atenção para não nos desviarmos dos caminhos dEle.

Administrando seu tempo

Administrar o seu tempo é uma habilidade que inclui um planejamento realista, se tornando uma tarefa muitas vezes bem difícil mas muito útil para ser desenvolvida. Primeiramente devemos buscar a Deus para saber como utilizar, analisar e distribuir o nosso tempo. Pessoas e os demais fatores externos não devem definir a sua agenda.
“Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento. Busque a vontade dele em tudo que fizer,e ele lhe mostrará o caminho que deve seguir.” Prov 3:5-6
 O maior desafio de uma mulher não é organizar sua vida ou planejar o seu ano, mas ordenar o dia-dia, abrindo espaço para descansar o suficiente, alimentar-se adequadamente, exercitar-se e usufruir de um momento exclusivo com o Senhor. Para dedicar-se ao que é realmente importante, devemos determinar um horário significativo para os relacionamentos vitais, principalmente com o marido e os seus filhos no seu lar. 
  • Seja fiel nos curtos espaços de tempo e você conseguirá fazer grandes coisas.
  • Você é uma mulher eficiente, levante-se cedo e planeje as tarefas diárias. (Prov.31:15)
  • Prepare-se a noite para o dia seguinte.

Definindo suas prioridades

Determine o que há de mais importante a fazer e como o tempo deve ser melhor aproveitado, isto é, quem e o que vai ter preferência sobre as outras coisas da vida. Para controlar de forma produtiva seu tempo e recurso, comece listando suas obrigações e apresentando diante do Senhor em oração, vá para a palavra de Deus pois ela nos orienta a listar nossas prioridades.
 “Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho.” Salmo 119.105 “A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes.” Salmo 119.130
A organização nos permite andar pela vida com ordem e propósito. Existem alguns passos importantes que você deve estabelecer na sua mente para decidir diante das oportunidades quais devem ser prioridades. 1. Mantenha seu relacionamento íntimo e pessoal com Jesus. 2. Comprometa-se com seus deveres domésticos e com sua família. 3. Dedique-se às responsabilidades profissionais e demais tarefas. 4. Sirva ao Senhor se envolvendo em sua igreja e com sua comunidade.

Mantendo-se firme em suas prioridades

Jesus sempre se separava pra ficar com o Pai em oração e meditação intensa para determinar suas prioridades e para se preparar para cada dia.
Todavia, as notícias a respeito dele se espalhavam ainda mais, de forma que multidões vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.” Lucas 5:15-16
Para você permanecer em suas prioridades, coloque Deus em primeiro lugar, consulte o Pai regularmente em seu momento devocional, examine seu coração e mantenha sua saúde espiritual.

Atenção – Ordem

Pessoas antes de coisas, Pessoas antes de projetos; Família antes de amigos; Marido antes de filhos; Marido antes de pais; Dízimo antes de desejos; a Bíblia antes de opiniões; Jesus antes de tudo o mais.

Jo Ann Leavell

As pessoas sempre estão antes das coisas. A Família deve ser mais importante que as ocupações, pois não há sucesso se a família se perder. Aprenda a dizer não quando alguém requisitar o seu tempo e você não estiver disponível, porque até o próprio Jesus o fez. O princípio que deve determinar nossas prioridades é: Os valores espirituais devem estar acima dos objetivos desta vida terrena.
Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” II Cor. 4-18
Você que é uma mulher sábia e virtuosa, guarde os seus dias em oração especialmente neste tempo de virada de calendário. Nessa época os lugares ficam mais cheios e tumultuados, as pessoas ansiosas e atribuladas em dose dupla. Aprenda a aquietar-se no Senhor vivendo os seus dias na perspectiva Dele.
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
 
 
 

Deixe uma resposta