SOLTEIRAS

Perguntas para Antes do Casamento

Você precisa conhecer bem uma pessoa antes de fazer a escolha de conviver com ela para o resto da vida.
Um exemplo que podemos comparar é quando você se candidata para uma vaga de trabalho. A pessoa que vai te contratar irá te fazer várias perguntas para saber se você é o candidato mais indicado para a vaga. Correto?

Na sua vida sentimental você também pode ter uma conversa honesta com a pessoa que você está conhecendo para saber se essa pessoa será uma boa companhia para você, se essa pessoa gosta das mesmas coisas que você gosta e se ela tem os mesmos planos que você tem para o futuro.
Agora vou te dar algumas idéias legais sobre essa conversa:

Primeiro de tudo você deve ser bem honesta sobre a sua crença e deve ouvir sobre as crenças dele também. Nem sempre alguém que é cristão, vive realmente uma vida dentro dos princípios da palavra. Você não precisa de alguém que seja religioso, você precisa ter ao seu lado alguém que ame a Deus mais do que a você mesma.

A palavra de Deus é bem clara, não devemos unir luz com trevas.

“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Que comunhão pode haver entre a luz e as trevas?” 2 Coríntios 6:14

Parece que religião não é importante antes de casar, mas é sim. Sendo uma pessoa cristã com certeza você vai querer conviver em um ambiente que segue a palavra de Deus e quando vocês tiverem filhos vocês terão que educar seus filhos com princípios bíblicos.

“Ensina a criança o caminho que deve andar e mesmo quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22,6)

foto: pixabay

Pergunte também o que ele costuma fazer nos finais de semana. Talvez ele faça coisas que você não vai querer fazer com ele no futuro e aí você deve decidir se isso será um problema no futuro ou não. Um exemplo que podemos mostrar é que se você não gosta de acampar e o seu pretendente faz isso quase todos os finais de semanas, ou você vai ter que participar do programa de final de semana mesmo sem gostar, ou você vai ficar em casa quando ele for para esse tipo de programa.

Verifique quais são os planos dele de futuro e se você se encaixa nesses planos. Tem homens que só querem namorar e não pensam em casar e em ter filhos. Se você é uma pessoa que sonha em casar e ter filhos você vai estar perdendo seu tempo ao lado dele. Não tem problema algum ter uma conversa franca.

Existe uma responsabilidade muito grande para a mulher que se casa e tem filhos.  Não tem problema algum ter uma conversa aberta sobre os planos de como financeiramente vocês dois administrarão o lar de vocês. Em alguns casos, algumas mulheres abrem mão da carreira profissional para cuidar dos filhos, então esteja atenta se financeiramente ele poderá ser o provedor do lar.

Fique de olho se ele é responsável com o trabalho, se ele respeita a família dele e os amigos. Comportamentos que você não gosta agora e não concorda serão um pesadelo depois do casamento.

E o mais importante, escute a voz de Deus. Ele é a melhor pessoa para te aconselhar nesse processo.

O namoro deve ser o período para que o casal possa se preparar para o casamento. Namoro que não tem propósito definido, não pode ser abençoado por Deus.
Existem pessoas que namoram muitos e muitos anos porque tem medo de se casar com alguém que não conheçam bem e dizem que o tempo de namoro é o tempo de se conhecer.
Você só conhecerá mesmo o seu parceiro, o dia em que firmarem a aliança de casamento e começarem a construir uma vida juntos.
Antes de iniciar um namoro, é preciso escutar a voz de Deus e receber confirmação sobre a vontade do Senhor para esse relacionamento. Depois que começamos a namorar e se envolver emocionalmente com a outra pessoa, será muito difícil conseguir aplicar a dicas que eu dei acima, porque a paixão sempre fala mais alto que a razão. Por isso para a sua proteção emocional, procure checar as questões acima e tire um tempo de oração.

“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” ( Pv 3.5-6)