ASSUNTOS DE FAMÍLIA

Quem disse que Depressão é frescura?

DEPRESSÃO é uma doença que atinge:

MENTE
CORPO
ESPÍRITO

Quero iniciar este trabalho te instruindo:
Em hipótese alguma haja com descaso, com ignorância ou até mesmo com intolerância a uma pessoa com depressão. É uma dor terrível, que ninguém gostaria de sentir.
Chamada a doença do século, muitos dizem saber o que é a DEPRESSÃO e ainda falam com naturalidade:
_ Ai, estou tão deprimida!
Felizmente, muitos não sabem o que estão dizendo.

Há uma grande diferença entre DEPRESSÃO E TRISTEZA.

Tristeza é um fenômeno que faz parte da área psíquica de todos nós seres humanos.  É natural você ficar triste por ter terminado um namoro, por perder um emprego, por ter dado errado uma viagem, enfim, todos nós passamos por tristeza e estes momentos também passam.
Porém a DEPRESSÃO, é uma doença que assusta a muitos. Pode atingir idosos, crianças, adolescentes, homens, normalmente mais as mulheres por questões hormonais e por incrível que pareça, atinge mais pessoas de classe média alta à classe média baixa.

Os sintomas são péssimos, muitos atingindo o corpo:
Tristeza quase que o tempo todo;
Sonolência o dia todo e a noite insônia;
Falta de apetite;
Cansaço, dores no corpo;
Dor de cabeça;
A falta de libido.
Causando assim chamadas doenças psicossomáticas.

Sintomas que atingem a mente:

Pensamentos de baixa alta estima, o indivíduo se deprecia o tempo todo;
Angústia;
Medo;
Pensamento suicida;

Atinge o Espírito pois com tantos sentimentos de tristeza, derrota e fracasso, qual será motivação deste sujeito em buscar a presença de Deus?
Há pessoas que são atingidas pela depressão não por causa de uma decepção ou desgosto, ou por ser uma pessoa fraca, desocupada, ou por hereditariedade, mas por uma alteração na química cerebral do indivíduo.

Necessário lembrar que existe cura!

Existe solução, existe remédio, porém o mais IMPORTANTE é que o sujeito também precisa querer sair desta doença e NÃO TER  VERGONHA DE ASSUMIR que está com depressão.
É comum pessoas com algum tipo de doença, ou transtorno, ou no caso a depressão, usarem a doença como “muleta” em suas vidas, assim sentem-se amparadas, amadas e então optam por não saírem deste ciclo doentio.

Você pode estar se perguntando, como eu posso ajudar uma pessoa com depressão?
Seguem algumas dicas:

-Não demonstre descaso;
– Ouça quando a pessoa relatar o que sente;
– No momento em que o sujeito estiver quieto, respeite, fique junto, pois só o fato de você estar ao lado está pessoa já vai se sentir amparada.
– Ofereça ajuda;
– Demonstre amor por esta vida; o amor tem seu poder curador;
– Convide-a para passeios simples, mas que possam ser prazerosos;
– Leve ao médico; há remédios que podem ajudar;
– Psicoterapia; Durante a sessão esta pessoa, normalmente, vai se sentir mais à vontade para externar todas as suas dores e angústias.

Outro ponto que vale ressaltar:
Já passamos do meio do ano, estamos quase em Setembro. Quantos planos você colocou no papel em Janeiro? E quantos você já cumpriu ou está cumprindo?
Inúmeras pessoas são pegas em dezembro pela depressão de final de ano, pois a frustração pode chegar sem dó nem piedade oprimindo à muitos que fizeram tantos planos e não conseguiram executar nenhum.
Nesta época em que vivemos tem sido demonstrado o tempo todo que o ter vai fazer você mais feliz. Isso é um  grande engano e tem tornado as pessoas cada dia mais tristes e infelizes, causando um vazio existencial.

Esteja atento a saúde física. Infelizmente muitos médicos não pedem exames, nem mesmo os mais simples.
Como anda sua ferritina?
Sua tireóide?
Sua alimentação?
Atividade física?
SONO? Pois durante o sono nosso organismo, estará trabalhando para que o nosso dia de amanhã seja produtivo. Com a modernidade o ser humano tem dormido cada vez menos, ficando cada vez mais vulnerável a doenças.
Vale lembrar todas as noites que a vida passa por imensas voltas. Algumas prazerosas e que nos alegram, nos motivando a viver mais o amanhã, porém, outras são angustiantes e nos sugerem a desistir. Ao longo da minha vida aprendi que uma noite de sono pode me trazer um amanhã melhor. Uma alegria, um sorriso, um ponto de esperança pode nos levar a um caminho mais suave.

Termino com a frase abaixo na qual concordo totalmente:

 

 

 

Um comentário

  • helaine

    Tantas vidas poderiam ser salvas se alguns cuidados como esses que a Psicóloga Adriana citou acima, tivessem sidos tomados. Se você tem depressão ou conhece alguém que tenha, meu conselho é: Peça ajuda ou ajude alguém. Essa doença é curável e você pode ter uma vida muito melhor.

Deixe uma resposta