NUTRICIONISTA

Coma sem culpa

Como você se vê? Como você enxerga o seu comportamento em relação ao seu corpo? Como você se comporta em relação ao alimento? A grande pergunta é: VOCÊ COME SEM CULPA?

Apresento a vocês uma conhecida personagem. Muitas mulheres a conhecem, mas não sabem o seu nome. Ela pode ser sua vizinha, ela é intrusa, diz que é perfeita, fala muito e por vezes ela faz tanto barulho que não te deixa nem ter uma boa noite de descanso e o pior, pode estar tão perto ou ser sua amiga. O nome dela é: DONA CULPA. Muitos dão honra a ela por ser tão cheia de razão e verdade em seus julgamentos, mas existe uma verdade que poucos sabem: Há uma lista enorme de prazeres que a Dona Culpa rouba diariamente em suas vidas, distanciando-as de objetivos, planos, sonhos, metas, ou o que você entende como conquista. Deus é um pai maravilhoso, não quer vê-la cheia da influência da Dona culpa, porque Ele sabe que ela toma o lugar da liberdade do Espírito Santo e te faz passar ao largo da posse das promessas de Deus. Romper esta barreira não é fácil, ainda mais sozinha, porque ela é mandona e quando você menos espera, ela domina suas ações e te faz abandonar o cuidado com você mesma. É como uma montanha russa com muitas voltas.

Há muitos relatos de pessoas que expressam tamanha culpa quando comem um doce ou uma pizza e isso vira um ciclo vicioso. Essas pessoas já tentaram emagrecer por meses ou tentaram ganhar massa muscular e sem resultados satisfatórios.
Vamos ver esta relação da Culpa com o nosso corpo e a forma como lidamos com a comida.


Culpa x Aceitação

Em Provérbios 21.8 diz: Tortuoso é o caminho do homem carregado de culpa, mas reto, o proceder do honesto. Se entregue ao Senhor em todo o momento que a culpa chegar, feche a porta para a intrusa.

O Seu comportamento em relação ao que você come diz muito sobre as suas atitudes e quanto a maneira como você se vê. Muitas mulheres pensam que podem abandonar o alvo do estilo de vida saudável todas as vezes em que comem uma pizza ou sobremesa com os amigos, ou até mesmo quando não dá tempo para fazer atividade física. A vida com Deus não é assim, tenha uma vida resolvida e com o que Cristo fez na cruz. Jesus te libertou de todo o pecado e culpa. As escolhas diante de uma mesa farta às vezes são difíceis, mas as escolhas quando há escassez também são. Portanto, há alternativas para escolher uma alimentação saudável, tanto para gerar saciedade quanto para gerar saúde e isso implicará em um estilo de vida com vistas a longevidade, amor a si mesmo e disposição para cumprir o propósito especifico.

Aceite o amor de Deus através da palavra em Romanos 8.1,2, agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.


Comportamento dia-a-dia

É necessário exercitar a nossa mente em relação a rotina alimentar saudável sabendo que ela é individual e não está relacionada à moda ditada nas mídias, como a internet e tv sem evidência científica. O fato de procurarmos tantas informações, gera uma grande onda em nossa mente descontruindo o padrão ideal personalizado ao individuo e muitas vezes a rigidez do formato alimentar a ser seguido,  faz a mulher sair da dieta quando come um pouco mais, ou quando come um docinho, dando entrada a um sentimento de culpa tão forte que ofusca o objetivo dos sonhos.

Comer sem culpa não é seguir dietas da moda (sem glúten, sem lactose, sem frutas), não é ter dia do lixo porque comida não é lixo. Comer sem culpa não é exagerar comendo muito e ficar sem peso na consciência. Comer sem culpa é ser livre para voltar ao propósito desejado e/ou necessário para o seu corpo.

O que acontece com você quando se sente acusada pela Dona Culpa ao comer uma pizza, sobremesa ou carboidratos?

A Dona culpa condena a sua ação como ilegal e com perdas graves e isso pode afastar você de resultados que contém um ingrediente indispensável para a vida: a FELICIDADE. Quando aceitamos que estamos fora da lei, por vezes, a reação é abandonar o conceito de que minhas escolhas são boas pra mim, de que sou amada e que eu amo cuidar do meu corpo. E a boa relação com a comida se torna dura e sem prazer, porque sempre algo vai estar me fazendo mal e me trazendo culpa.


Como evitar a visita da Dona Culpa?

– Ingrediente a ser adicionado em todas as manhãs: declare/orando o que está em Romanos 8.32 e 35: quem intentará acusação contra mim que sou eleita de Deus? É Deus quem me justifica. Nada pode me separar do amor de Cristo, nem a tribulação, ou angustia, culpa, perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada, ou quando como excessivamente. Eu retorno em cuidar do meu corpo quando eu lembro que sou amada por um Pai celestial que me gerou e que cuida de mim. O meu coração se inclina a hábitos saudáveis para que o meu corpo, que é templo do Espirito Santo seja são e disposto a obra de Deus.

– Toda a alimentação deve atender seu padrão cultural, familiar, se existe doença e, claro, o fator sócio econômico, este último, negligenciado quando tratamos da influência da dieta da moda. Então, quando for a um profissional nutricionista e ele prescrever uma dieta baseada nestes fatores, siga feliz.

– Um esquema alimentar baseado no comportamento do indivíduo contém suas preferências, porém, motivando a alimentação saudável.

– A alimentação saudável se baseia em alimentos sazonais, variados e preparações preferencialmente cruas, cozidas ou assadas.

– A dieta balanceada propõe distribuição de carboidratos, proteínas e gorduras de acordo com a idade, o estilo de vida e doença do indivíduo, entre outros (peso, altura, funções digestivas, etc…). Por exemplo, uma mulher com estilo de vida sedentário e que fica muito tempo sentada deve ter estas distribuições correlatas com seu gasto calórico diário. Se for um atleta em questão, este deve ter seus requerimentos energéticos distribuídos de acordo com o seu elevado gasto energético e proteico para ganho de resistência e força.

– Quando comer alguma preparação mais calórica ou que esteja fora do esquema alimentar proposto a você, não se desespere, volte a rotina das porções propostas, continue com a atividade física regular e não precisa fazer aquele exercício aeróbico há mais para queimar o excesso. Só mantenha o foco e não desista!

Nas mídias sociais há muitas “Culpas” dando ordem de como deve ser uma vida saudável e esta influência é real porque acreditamos muito no que nós vemos. Isto se parece com uma eterna montanha russa, principalmente para as pessoas que precisam emagrecer. A frustação impera em todos os momentos em que a pessoa se depara com o horário da sua refeição, pois ao terminá-la, a sensação de ter exagerado ou escolhido um alimento dito como calórico ou proibido, a faz perder a sensação de bem-estar e aceitação.

Aceite a Liberdade – Cristo nos chamou para liberdade quando o Espírito Santo está presente.

Não procure a Dona Culpa para resolver o que você não consegue, procure pelo Espírito Santo e aí sim haverá liberdade em seu comportamento em relação a comida.

Deixe uma resposta