ASSUNTOS DE FAMÍLIA

Conduzindo os nossos filhos

Deus deu a cada um de nós a responsabilidade de preparar a próxima geração. Os nossos filhos são a nossa próxima geração e é o nosso papel prepará-los e conduzi-los a cumprir a sua missão aqui na terra.
Nossos filhos passarão apenas alguns poucos anos de toda as suas vidas debaixo do nosso teto, sob a nossa responsabilidade e a maneira como nós os criamos determinará muitas coisas em suas vidas.
Nossos filhos são nossos herdeiros e o que construirmos aqui nessa Terra ficará para eles. Porém nossos filhos também são nossos herdeiros espirituais e temos a responsabilidade de deixar uma herança espiritual para eles.

Como nós construímos essa herança espiritual para nossos filhos?

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Deuteronômio 6:6,7

A palavra nos ensina que devemos ensinar os nossos filhos em todo tempo com persistência. Não devemos nos cansar de ensinar. Devemos ensiná-los sobre a palavra, devemos ensiná-los a amar a Deus e ao próximo e isso não deve ser feito apenas com palavras. As crianças absorvem muito mais o que fazemos, do que o que falamos. Se você amar ao Senhor de todo o seu coração, você passará esse DNA espiritual para os seus filhos. Se você amar o próximo, você também estará ensinando os seus filhos a amarem ao próximo também.

Muitos pais acham que a responsabilidade de ensinar os seus filhos sobre Deus é da igreja e acham que apenas levando os seus filhos para frequentarem uma reunião dominical, estão cumprindo sua responsabilidade de levá-los até a Deus. Isso é um engano! A responsabilidade de ensinar os filhos sobre a palavra de Deus é nossa. E como diz o versículo acima de Deuteronômio 6:7 isso deve ser feito em todos os momentos que estivermos com os nossos filhos.
Crie em seu lar um ambiente onde todos possam adorar ao Senhor juntos. Eu creio profundamente que toda família deve fazer um culto familiar. Todos devem buscar a Deus juntos, orando, lendo a bíblia e compartilhando suas experiências com Deus.

Além de cuidar da vida espiritual dos nossos filhos, também devemos cuidar das questões naturais. Você sabe quem são os amigos dos seus filhos? Você tem checado o conteúdo que o seu filho tem acesso na internet? Você tem acesso ao coração dele e sabe de suas necessidades físicas e emocionais?
Perceber as necessidades dos nossos filhos individualmente e supri-las faz parte do nosso papel como protetoras. Separar um tempo de qualidade para estar a sós com o seu filho, gerará intimidade e aproximará os corações. Se você tem mais de um filho, separe um tempo para cada um individualmente onde ele possa perceber que é amado e que também é importante para você.

Devemos diariamente interceder a Deus pelos nossos filhos. Deus nos colocou na vida deles para sermos os seus anjos aqui na terra. Os olhos do Senhor alcançam lugares onde os nossos olhos não podem alcançar e as nossas orações são muros de proteção contra as ciladas do inimigo na vida dos nossos filhos.

Nós temos o grande poder de influenciar o futuro dos nossos filhos e temos grande parte de responsabilidade sobre ele. Devemos orar para que os propósitos de Deus na vida de nossos filhos se cumpram. Devemos ajuda-los nessa caminhada até que eles possam começar a caminhar sozinhos. Não podemos e não devemos determinar como será o futuro dos nossos filhos baseados em nossas vontades ou em nossas frustrações. Muitos pais projetam os seus sonhos ou o que gostariam de ser em seus filhos. Devemos orar para que a vontade de Deus seja feita e não a nossa.
Eu li um livro chamado Praying Circles aroud you Children (Orando ao redor de seus filhos) e o autor Mark Batterson escreveu uma frase que me chamou muito a atenção. Ele disse “Tenha certeza de que o nosso Pai Celestial ouvirá sobre os nossos filhos diariamente”.

Enquanto os nossos filhos vivem debaixo do nosso teto, não temos apenas a responsabilidade de provermos financeiramente o que eles precisam, mas precisamos ter a certeza que estamos provendo o alimento espiritual que eles precisam também.
Ensinar sobre disciplinas espirituais é um dos nossos papéis. Muitas vezes estamos tão preocupadas que os nossos filhos pratiquem esportes, que eles tenham bons amigos, que eles estudem e leiam bons livros para que possam aprender mais, mas muitas vezes nos esquecemos de ensiná-los a orar, ler a bíblia e buscar ao Senhor com a mesma importância que damos para as coisas naturais.
Quando estivermos diante do Senhor não queremos apenas mostrar que fizemos um bom trabalho tornando os nossos filhos bons cidadãos e homens e mulheres de sucesso, mas o nosso alvo deve ser mostrarmos ao Senhor que ensinamos os nossos filhos a amar a Deus, amar a sua palavra e se tornarem aquilo que Deus sonhou para cada um deles.
Nós somos uma ponte na vida dos nossos filhos que  os levarão a cumprir sua missão aqui na Terra.