DEVOCIONAL

Devocional – Vivendo em Espírito

Deus > Eu

Quem é o Espírito Santo?

  • O Espírito Santo é Deus
  • O Espírito Santo é uma pessoa
  • O Espírito Santo é biblicamente constante
  • O Espírito Santo é pessoal em nossas vidas

O Espírito Santo é o espírito da verdade e traz à tona na sua mente qualquer tipo de verdade.

O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.” João 14:17

 “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim.” João 15:26

 “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.” João 16:13

A unção do Espírito Santo confirma a verdade em nossos corações através da Palavra de Deus, nos ensinando a respeito de todas as coisas.
“E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” 1 João 2 :27

O Espírito Santo se junta a nós e trabalha ao nosso favor sendo o nosso conselheiro e o nosso defensor. Muitas vezes Ele nos faz lembrar de versos bíblicos que precisamos para encorajamento em determinadas circunstâncias.

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26
É Ele que estabelece a paz em nós que o mundo não pode nos dar. Essa paz (col. 3:15) em nossos corações é motivo suficiente para tomarmos ou não decisões sábias em nosso cotidiano.
Observamos que não é necessário nenhuma experiência extraordinária para saber que somos herdeiros em Cristo, é apenas um simples testemunho do Espírito Santo em nosso interior

(Rom 8:16). Valorizando esse testificar no íntimo com sensibilidade, percebemos a maneira simples como ele age em nossos dias.

O Espírito Santo – Uma liderança para a vida cristã
Deus profetizou que devemos andar no ‘caminho’ (como era chamado o evangelho), (Is.35:8), numa trajetória de santidade, o maravilhoso é que Deus nos deu uma provisão (Is.30:21) para nos liderar e direcionar na jornada, o Espírito Santo! Não estamos sozinhos, somos liderados pelo Espírito do Deus vivo ( Rom 8:14).

Para acertar o ‘caminho’ não é necessário muito conhecimento, inteligência e muita sabedoria e sim sensibilidade ao Espírito Santo, por isso, não endureça o seu coração.

Outra boa notícia é que Ele nos guiará até os últimos dias. No antigo testamento o Espírito Santo vinha e ia embora, mas depois de Jesus, o Pai nos dá a promessa de que Ele vem e ficará para sempre. João 14:16-17
É importante da nossa parte, entregarmos o controle ao Espírito Santo pois dessa forma Ele nos ajudará a dar frutos de santidade.

“Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!” Gal. 5:25

O Espírito de Deus e a natureza humana
Com o envio do Espírito Santo, Deus demonstra seu desejo de vivermos uma vida abundante sem quedas ou desvios.
De fato nossa carne milita contra o Espírito, mas a Palavra de Deus nos encoraja a viver pelo Espírito, crucificando nossa carne.

“Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.” Gal.5:17

Deus nos ordena a sermos cheios do Espírito, e se não estamos cheios, é porque estamos vivendo sob nossos privilégios.”

D.L Moody

Se nós damos espaço às vontades da nossa carne, satisfazendo prazeres e paixões da nossa natureza humana, estamos apagando toda a obra e agir do Espírito em nós e dessa forma não herdaremos o reino dos céus.

“ Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente.”Rom. 8:13

Seu poder sobre nós
Quando Deus age através do seu espírito em nossas vidas, coisas extraordinárias acontecem, porque é transparente que há mais de Deus e menos de nós.
Quando o Espírito Santo está vivo em nós, coisas grandes e extraordinárias acontecem, nós temos uma fé ousada e há transformação em nosso caráter, nos transformando mais e mais a imagem de Cristo. Necessitamos do Poder de Deus para que possamos mudar e crescer.
Nosso bondoso Deus conhece nossas fraquezas e nos completa com o Seu espírito produzindo através de nós os frutos de santidade.

“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.” Gal. 5:22-23

Deus quer que nos entreguemos totalmente a Ele. Deus não está à procura das nossas habilidades. Através de um coração rendido, Ele pode operar maravilhas sobre nós, por nós e em nós. (Ef. 4:6)

A nossa prioridade não deve ser o esforço e sim a entrega. Devemos viver de modo confiante e submisso ao Senhor ao invés de confiarmos em nossas habilidades. Esse é o significado em “Andar no Espírito”.


Deixe uma resposta