Photo: Jussara Potter
NUTRICIONISTA

ALIMENTOS PODEM DESPERTAR APETITE SEXUAL?

Infelizmente a disfunção sexual tem alta prevalência entre as mulheres e por se tratar de um assunto pessoal e íntimo, muitas nem falam sobre a sua existência com o marido ou médico porque não querem se expor, seja por vergonha ou falta de informação ou até mesmo por causa da religião. Casamentos são abalados quando falta prazer na relação sexual e o contrário também é evidente, pois muitas vezes outros problemas do casal afetam diretamente, como é o caso de doenças e disfunções, traumas emocionais, problemas financeiros, filhos pequenos e falta de comunicação.

Existem vários tratamentos que ajudam as mulheres enfrentarem esta situação como:

  • Acompanhamento por profissional psicólogo
  • Farmacoterapia
  • Oração a Deus pedindo ajuda do Senhor Jesus nesta área
  • Aconselhamento da liderança da igreja com experiencia em casais
  • Mudança no estilo de vida: alimentação saudável e atividade física.

Vamos falar um pouco da alimentação que contribui e muito para o equilíbrio e despertar para uma nova fase em seu relacionamento. Deus fez todos os alimentos e Ele é Deus de propósitos e então vamos conhecer um pouco mais do poder de Deus lhe ajudando a ter apetite sexual através dos alimentos. Deus criou a mulher com toda capacidade física e mental para ter uma plena intimidade com seu marido, amá-lo em totalidade e desfrutar de momentos prazerosos.

Sem dúvida, uma alimentação saudável propõe ao casal vida longa e possíveis efeitos sobre o sexo e especificamente, através de alguns alimentos ou de seus bioativos (composto funcional) em preparações de pratos especiais, infusões de chás, shakes e uma infinidade de variações. Pesquisadores relatam ações de alguns deles, vamos a seguir:

Maca peruana (Lepidium meyenii)
Auxilia na elevação da libido, diminuição de hormônios do estresse, lipomiante (diminui LDL, gordura ruim), antioxidante, aumento da fertilidade e desempenho sexual, diminuição da ansiedade e depressão, provocando sensação de bem-estar. Este alimento dos andes peruanos recebeu certificação da FAO (Food Agriculture Organization) pelo seu valor nutricional e 1,5 a 3g /dia do pó (1/2 a 1 colherzinha de chá por dia em sucos, com água, ou iogurtes) já produz evidentes resultados.

Canela (Cinnamonum cassia)
Usado para infusões e compondo deliciosas sobremesas, pode favorecer efeito estimulante, vasodilatador e aumenta o fluxo sanguíneo. Encontrada na forma de casca, folhas e em pó, todas com grande diversidade de preparações.

Cacau (Theobroma cacao)
Os polifenóis presentes conferem melhorias endoteliais e consequentemente a vascularização. Faz como a função da “aspirina” do sistema vascular evitando agregação de plaquetas, melhorando perfil lipídico e fluxo sanguíneo. Quanto maior a quantidade de cacau maior são seus efeitos benéficos. Dê preferência a ingestão de 20 a 40g de chocolate acima de 70% de cacau pois contém mais triptofano, precursor na produção da serotonina e melatonina, trazendo bem-estar e melhoria do humor.

Gengibre (Zinziber officinale)
Produz calor por promover vasodilatação e aumento da circulação sanguínea. Intensifica a sensibilidade nas zonas erógenas dos órgãos sexuais facilitando a ereção em homens e intumescimento no clítoris. Por garantir, mais estimulação e energia, as mulheres apresentam menos cansaço por conter também vitaminas B3, B6, Selênio e zinco. Recomendação: 2 a 4g por dia ou até 2 colheres de sopa. Pode ser ingerido em sucos, chás, saladas e sopas ou ainda com chocolates amargos.

Marapuama (Ptychopetalum olacoides)
Pouco falada, mas é largamente encontrada na Amazônia e os ácidos que a compõem favorece aumento da libido, melhora circulação sanguínea eliminando a fraqueza e traz significativamente melhora da memória. Estudos científicos evidenciam cautela no seu uso se esta estiver associada a anfetaminas ou outros supressores da ansiedade, pois ela é altamente ansiogênica/estimulante do sistema nervoso central. Utiliza-se a raiz seca para uso em infusões ou pó: 0,5 a 2g/dia.

Alimentos fonte de selênio, zinco, cromo, vitamina E e complexo B
Ajudam na modulação hormonal feminina, traz nutrição evitando envelhecimento, perda da libido e depressão. Onde encontramos? Altas doses em ostras, peixes do mar, camarão, castanhas, grãos integrais, e em menor quantidade mas suficientes para a atingir as recomendações, contém em carnes de vaca, frango, gérmen de trigo, frutas e hortaliças .


É Importante lembrar que se você tiver doenças pré-existentes deve-se sempre procurar orientações médicas ou do nutricionista para fazer uso de alguns destes alimentos ou bioativos citados pois contém também efeitos colaterais que potencializam ou causam desequilíbrios inesperados que devem ser avaliados como um todo.