ASSUNTOS DE FAMÍLIA,  DEVOCIONAL

A palavra de Deus versus nossos sentimentos

Minha filha mais velha recentemente havia tomado um passo de obediência em fé na sua caminhada com o Senhor, ela se batizou nas águas. Semanas depois participou de uma competição entre meninas da sua escola para participar de um time de dança. Ela estava num propósito de muita intimidade com Deus e foi bastante usada durante os dias de treino para compartilhar sua fé e suas experiências que tinha vivido com o Senhor. No dia do julgamento ela se portou com bastante autoridade espiritual e se reunia com as meninas nos bastidores para orarem e as levava a buscar consolo no Senhor. Ela viu meninas se derramarem diante de Deus num ambiente totalmente inesperado. Foi tremendo pois eu recebi um e-mail da coordenadora elogiando a conduta positiva que minha filha estava gerando no  meio das meninas. Minha filha estava muito segura de que iria se classificar, ela estava vivendo tantas coisas lindas ao seu redor que não havia nem sequer a possibilidade de desclassificação em seu coração. Eu estava em unidade com ela, orávamos juntas com súplicas ao Senhor por esse propósito. Porém na noite do dia do julgamento a realidade foi dura para minha pequena menina. Foi liberada a lista das classificadas e o nome dela não estava na lista, mas sim de toda a equipe dela.

Reação

Já em casa e tarde da noite eu fui dar a notícia a ela. E “bum”!!! Fui surpreendida por uma reação totalmente contraditória a personalidade da minha filha e ao que ela crê. Ela parecia um animal selvagem com muita raiva e não conseguia conter suas palavras nem expressões corporais, sem falar de tanto choro. Foram horas de um cenário de desespero que assustou à todos. Eu estava triste, porém mais confusa, porque não compreendia a drástica mudança de comportamento da minha filha. Me separei e fui buscar o Senhor. Quando retornei para junto dela que sem consolo continuava a chorar, logo falei:
_ A partir de agora você vai parar, não de chorar, mas de se comportar com atitudes que mancham o seu testemunho no Senhor. Em tudo você deve honrar o nome do Senhor, até em suas emoções. Eu creio que o Espírito Santo naquele exato momento falou forte em seu íntimo, pois em temor ela se rendeu, se reergueu triste enxugando as lágrimas e disse:
_ Eu não vou continuar assim, Deus é muito melhor! E desde então seu choro foi transformado em contentamento e ela conseguiu se alegrar com a alegria das amigas.

Com essa experiência, o Espírito Santo ministrou fortemente em relação as respostas e comportamentos que temos de imediato aos nossos sentimentos.
O que primeiramente você pensa quando é surpreendida com alguma circunstância que está fora do seu controle seja boa ou ruim?

Em primeiro lugar, devemos abrir o nosso coração a Deus, orando em espírito, sejam nos prazeres ou nas dores. Para que em nossos problemas Ele possa nos confortar, e nas nossas alegrias para que Ele possa moderá-las. E rasgando nosso coração a Deus como ato imediato, você se guarda de exalar sua carne. Ofereça a Ele seus anseios e expectativas para que Ele possa purificá-los, o Senhor te vai proteger das suas tentações e vai curar o seu coração que está ferido. 

Mantendo uma conversa verdadeira e íntima, simples e de prontidão com Deus, creio que um dia após ao outro conseguiremos expressar mais Dele em nossas vidas. Nossas emoções não são sempre as mesmas ,enquanto Jesus é a rocha firme e inabalável.

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. “

Provérbios 3:5-6

Expressando o que está no íntimo

Eu creio que as emoções estão presentes no centro do nosso ser e refletem uma posição respeitosa, pois fomos criadas à imagem e semelhança do nosso Deus. Também são através  delas que saem os nossos comportamentos. Em geral as emoções são uma forma de expressar o que pensamos ou cremos.
Cremos na sabedoria e no controle exercido por Deus sobre todas as coisas, partindo dessa fé nossos medos dúvidas e preocupações devem ser substituídos por paz e contentamento. Deus nos permite conhecê-lo não só apenas em verdade e em decreto, mas também da maneira como Ele revela o seu coração. Deus é incansável em sua busca por nós e a sua paixão é expressa numa variedade de emoções; pesar pela rebeldia de seus filhos; ira por causa de idolatria e o prazer pelo retorno a Ele. Em toda a Bíblia vemos o anseio de Deus por um relacionamento livre com seus filhos.

Nós não apenas pensamos e escolhemos, nós também sentimos! Nossa personalidade está entrelaçada numa mistura de mente, vontade e emoções.

Ser capaz de experimentar dor ou alegria, tristeza ou ira é sentir-se viva. A emoção, faz parte de uma conexão que liga um cristão a Deus e uns aos outros de forma rica e significativa. Todos os aspectos da nossa vida devem estar sob a autoridade de Deus. A vida abundante que Jesus nos oferece, é uma vida equilibrada em todas as áreas, que garante que estamos crescendo a imagem de Cristo.

 Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

2 Timóteo 1:7

Jesus nosso referencial

Jesus estava ciente que Ele estava se deparando com a morte e Ele tinha que lidar com o medo humano da morte. Ele não tentou nem se quer parecer valente ou demostrar que não estava com medo. Ele era um ser humano real, e essa ocasião, eu creio que nos mostra isso muito bem. Uma parte de Jesus temia a cruz, mas Ele encarou o medo, lutou com o dilema de ir adiante de tudo isso ou não e então rendeu-se em obediência e coragem a vontade do Pai. João 12:27
O fato de que Jesus sabia o que era estar com medo nos mostra que não é uma desgraça sentir medo algumas vezes, o que importa é a postura diante da emoção.  Peça a Deus para ir com você diante de tudo que você está passando, peça para Ele te segurar e deixar que Sua força e poder soberano se movam através de você.

Quando as emoções parecem que vão te esmagar, lembre-se que Jesus vai de fato te confortar. Ele caminhou a estrada para o Gólgota, Ele conhece o que é sofrimento, ansiedade e solidão. Jesus te alcançará no seu momento de aflição. Você não caminha sozinha, Jesus está lado a lado com você e estará contigo até que você esteja preparada a encarar o mundo novamente.

Jesus caminhou até a cruz, quieto e valente. Se renda incondicionalmente a Deus, colocando todas suas vulnerabilidades nos cuidados Dele e confie completamente. Ele a conduzirá em todo tempo.Esse é o meu clamor nesse tempo! Não se perca nas suas emoções, busque ao Senhor i m e d i a t a m e n t e  e permita Ele te levar à um lugar seguro e de paz em sua própria alma.

Pensamento : Onde tudo começa

Primeiramente saiba que você é capaz de gerenciar o seu estado emocional. A raiz de tudo está na forma como você pensa. Nossos pensamentos são a primeira coisa com que precisamos lidar diante uma circunstância, porque os pensamentos afetam diretamente as emoções.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

Filipenses 4:8

Esteja atenta ao que você pensa, pois nem tudo pode ser verdade.Só o pensamento verdadeiro é agradável a Deus e vai gerar  liberdade, portanto devemos  alinhar nossos pensamentos a verdade da palavra.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:2

O poder da palavra de Deus

Todos os dias, nos deparamos com uma decisão: responderemos às circunstâncias da vida de acordo com a Palavra de Deus ou reagiremos emocionalmente? A tentação inicial é reagir emocionalmente, mas em todas as circunstâncias devemos agir de acordo com palavra de Deus.

Emoções se despertam e depois saem, querendo que nós as sigamos. Quando sinto isso, sei que preciso agir.

Joyce Meyer

Agindo na Palavra de Deus e não apenas reagindo à situação, você será capaz de administrar suas emoções em vez de permitir que elas administrem você. Eu as encorajo fortemente a confessar a Palavra de Deus em voz alta. Mesmo que o que você confesse possa ser o oposto de como você se sente, continue fazendo isso. A Palavra de Deus tem poder inerente para mudar nossos sentimentos, nos trazer consolo e acalmar nossas emoções perturbadas.

Sentimentos vão e vêm. Não podemos escapar deles, mas podemos escolher viver pela Palavra de Deus e não pelos nossos sentimentos. Mesmo quando não parece certo, podemos viver com uma incrível paz e alegria. As encorajo a pesquisar a Palavra de Deus em todas as circunstâncias que você enfrentar. O Senhor te ajudará a viver além dos seus sentimentos!