SOLTEIRAS

Escolher ou ser Escolhida?

Não dá para errar!

Para falar de casamento, precisamos começar pela escolha do nosso parceiro. Essa é uma das decisões mais importantes que você tomará em sua vida. É uma escolha sem volta, que determinará o resto dos seus dias aqui na Terra. Não dá para se casar e depois descasar e casar de novo e tentar até acertar.
 
Então vamos lá…

ESCOLHER OU SER ESCOLHIDA?

Já vamos começar a quebrar paradigmas e conceitos desse mundo moderno em que vivemos e padrões que são difíceis de serem pregados nas igrejas hoje.  
De acordo com a palavra de Deus, a mulher não foi criada para escolher e sim para ser escolhida.

Vou repetir mais uma vez: “A mulher não foi criada para escolher e sim para ser escolhida.”
Posso imaginar algumas de vocês nesse exato momento pensando…Como assim? Será que estou entendendo direito? Isso é um absurdo…Eu não posso escolher?
“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Jer 17:9

A palavra diz que o coração é enganoso. Então significa que baseada em emoções, carências e circunstâncias eu posso fazer a escolha errada? Sim, podemos fazer escolhas erradas baseadas em nossas emoções. Essa é uma das grandes causas de tantos divórcios e tantos casamentos infelizes. Muitos tomam a decisão de se casarem, sem buscarem uma direção de Deus, baseados em desejos da carne e em aparências. Nós não conseguimos ver o todo e nem podemos sondar corações. Só Deus pode! Então eu quero te dizer que tem alguém para fazer essa escolha em seu lugar. A decisão mais sábia que você pode fazer, é deixar que DEUS escolha por você.
Nós mulheres por natureza, somos ansiosas e queremos ter o controle de tudo em nossas mãos e muitas vezes é difícil esperar o tempo necessário sem querer dar uma ajudinha para Deus.
“Deus, Deus, querido Deus, o Senhor se esqueceu de mim!  O Senhor já viu aquele rapaz? Ele é lindo, inteligente, homem de Deus, o Senhor poderia escolher ele! 
Ou então enquanto dizemos que esperamos, mas (esperar sem fazer nada é muito difícil) , nós saímos fazendo o “test drive” experimentando todas as opções disponíveis.
Esperar em Deus não é apenas se guardar virgem para o casamento, mas também guardar suas emoções, o seu coração, não defraudar o sentimento de outros e viver intensamente na presença de Deus. O tempo de espera, é um tempo de construção. Deus está te preparando para o seu marido e vice-e-versa.

O papel do homem de Deus é orar e procurar por uma mulher de Deus e o papel de uma mulher de Deus é orar e “ESPERAR” ser encontrada por esse homem.

Depois do seu encontro com Jesus, o encontro com o seu marido será o encontro mais importante que você terá em sua vida pois esse encontro definirá todo um futuro e um propósito que Deus já determinou para você. Mas é possível errar o alvo quando colocamos a nossa vontade na frente da vontade de Deus.  Você deseja viver o plano perfeito de Deus para sua vida?

O ENCONTRO DE REBECA E ISAQUE
Em Gênesis 24 encontramos a tão conhecida história do encontro de Isaque e de Rebeca. Essa passagem bíblica nos ensina princípios tão preciosos para a união de um homem e de uma mulher que desejam viver um casamento de acordo com a vontade de Deus.

Vamos analisar passo a passo como foi esse encontro entre Isaque e Rebeca:
Abraão já tinha idade avançada, vivendo seus últimos dias e estava muito preocupado com o seu filho Isaque que ainda não havia se casado. Então Abraão deu ordem ao seu servo de confiança que era responsável por tudo o que Abraão possuía para que ele fosse a busca de uma esposa para o seu filho.
Abraão deu várias orientações para o seu servo antes que ele saísse a procura da futura esposa de seu filho.

“Ponha a mão debaixo da minha coxa e jure pelo Senhor, o Deus dos céus e o Deus da terra, que não buscará mulher para meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou vivendo,
mas irá à minha terra e buscará entre os meus parentes uma mulher para meu filho Isaque”.

Gênesis 24:2-4

EM UM CASAMENTO NÃO DEVE HAVER O JUGO DESIGUAL

Abraão orientou ao seu servo que deveria buscar uma mulher que fosse da mesma família, que tivesse a mesma fé e servisse ao mesmo Deus e não buscasse as filhas dos cananeus que serviam a outros deuses e não ao Deus de Abraão.

Você já ouviu a seguinte história?
Eu estou apaixonada por um rapaz que não é crente. Mas ele é tão doce, ele é QUASE um homem de Deus. Ele não interfere na minha fé, não se importa que eu vá na igreja. Ele me trata com tanto amor e carinho. Só falta aceitar a Jesus. Tenho certeza que depois que nos casarmos, ele vai entregar a vida dele para Jesus!

Quando estamos apaixonadas, as diferenças não parecem ser tão difíceis de aceitar e parecem não interferir no relacionamento e na sua vida com Deus.
Minha opinião sobre o caso acima? Leia o que o Apóstolo Paulo diz no versículo abaixo:

Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? 2 Coríntios 6:14,15

ESSE ENCONTRO DEVE SER DIRECIONADO POR DEUS


“O Senhor, o Deus dos céus, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal e que me prometeu sob juramento que à minha descendência daria esta terra, enviará o seu anjo adiante de você para que de lá traga uma mulher para meu filho.”

Gênesis 24:7

Abraão disse ao seu servo que Deus enviaria um anjo adiante dele para que ele trouxesse a pessoa certa para o seu filho. Deus daria direção e não deixaria que o seu servo se enganasse na escolha da esposa para o seu filho Isaque.

Direção de Deus deve estar na frente da paixão.

Se você está apaixonada por um rapaz, eu quero te fazer a seguinte pergunta:
Deus está direcionando esse encontro? Será que você tem buscado saber a vontade de Deus em meio ao turbilhão de emoções? Antes de entregar o coração é preciso de ter uma direção de Deus.

PEDINDO UM SINAL PARA DEUS

Você então pode me perguntar: Mas como eu faço para receber essa direção de Deus?
Queridas, como seria tão mais fácil se pudéssemos ouvir a voz do anjo audivelmente nos dizendo: É esse o seu Isaque! Mas nem sempre é assim, não é?
O servo de Abraão orou ao Senhor, pedindo um sinal de confirmação a Deus, mostrando quem seria a moça escolhida por Ele.

O servo partiu, com dez camelos do seu senhor, levando também do que o seu senhor tinha de melhor. Partiu para a Mesopotâmia, em direção à cidade onde Naor tinha morado.
Ao cair da tarde, quando as mulheres costumam sair para buscar água, ele fez os camelos se ajoelharem junto ao poço que ficava fora da cidade.
Então orou: “SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o meu senhor Abraão.
Como vês, estou aqui ao lado desta fonte, e as jovens do povo desta cidade estão vindo para tirar água.
Concede que a jovem a quem eu disser: ‘Por favor, incline o seu cântaro e dê-me de beber’, e ela me responder: ‘Bebe; também darei água aos teus camelos’, seja essa a que escolheste para teu servo Isaque. Saberei assim que foste bondoso com o meu senhor”.

Gênesis 24:10-14

É bíblico pedir um sinal para Deus. Eu mesma pedi vários sinais para Deus de confirmação para que eu tivesse certeza de quem seria o meu marido e Deus me deu todos os sinais que eu pedi.
Pedir um sinal demonstra um coração de quem quer fazer a vontade de Deus e não errar.
E o sinal veio rapidamente. A palavra conta logo nos versículos seguintes que mesmo antes que o servo de Abraão terminasse de orar Rebeca apareceu junto a fonte.

Antes que ele terminasse de orar, surgiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo no ombro o seu cântaro.
A jovem era muito bonita e virgem; nenhum homem tivera relações com ela. Rebeca desceu à fonte, encheu seu cântaro e voltou.
O servo apressou-se ao encontro dela e disse: “Por favor, dê-me um pouco de água do seu cântaro”.
“Beba, meu senhor”, disse ela, e tirou rapidamente dos ombros o cântaro e o serviu.
Depois que lhe deu de beber, disse: “Tirarei água também para os seus camelos até saciá-los”. Gênesis 24:15-19

REBECA FOI ENCONTRADA

Aqui está um ponto chave. A mulher foi feita para ser encontrada e não para ir a procura. Rebeca foi encontrada. Não fez esforço nenhum para achar o seu futuro marido. Ela estava no lugar certo e na hora certa. Ela estava na casa do seu pai.
A única coisa que Rebeca teve que fazer foi dizer SIM! Eu quero! Eu quero me casar com Isaque.

Então lhe disseram: “Vamos chamar a jovem e ver o que ela diz”.
Chamaram Rebeca e lhe perguntaram: “Você quer ir com este homem?  “Sim, quero”, respondeu ela. Gênesis 24:57-58

Foi fácil demais para Rebeca, vocês não acham? Mas quem disse que tem que ser difícil? As moças hoje em dia não têm paciência para esperar Deus agir. Elas querem dar uma ajudinha para Deus.

Rebeca estava quietinha no seu canto, vivendo sua vida dia-a-dia, cumprindo seus afazeres, servindo na casa do Pai.
Quero te dizer que você não precisa fazer esforço nenhum para ser encontrada. Você não precisa correr de um lado para o outro, se desgastar emocionalmente e nem ajudar a Deus.
Esse é um dos princípios bíblicos que confronta os princípios da sociedade moderna e o feminista.

Você está pronta para dizer SIM?

DICAS DE LEITURA: