SÉRIES

O CAMINHO PARA A REALIZAÇÃO DE UM SONHO

Desde criança nós já sonhamos com tantas coisas, não é? Os adultos gostam muito de perguntar para as crianças o que elas querem ser quando elas crescerem. As meninas sonham que quando crescer vão querer se casar, ter filhos, vão ser famosas, vão ser modelos etc. Os nossos sonhos mudam conforme vamos vivendo a vida. De repente aquele sonho de criança não faz mais sentido para você que agora é mulher. Os seus sonhos mudaram, você pensa diferente, é mais madura. Aqui nesse artigo, eu quero falar do sonho de Deus para cada uma de nós, que é diferente dos sonhos corriqueiros que vem e vão nas nossas vidas.
Todas nós já nascemos com um sonho de Deus dentro de nós. Quando Deus te criou, no ventre da sua mãe, Deus já colocou um propósito existencial dentro de você.

“Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” Salmos 139:16

E todo sonho para ser realizado, tem um caminho a ser percorrido. Vamos aprender sobre esse caminho com a vida de José.

Deus deu um sonho para José quando ele era ainda moço e esse sonho era um sonho que não tinha nenhum sentido, parecia um sonho absurdo. Quando José abriu a boca para compartilhar o sonho que Ele havia tido, os matadores de sonhos se levantaram, que eram os seus próprios irmãos. Porém, esse sonho que Deus deu para José, era o propósito de Deus para a vida dele.

“E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.
Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.
E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.
Gênesis 37:3-11

–> Você pode acompanhar toda a história de José em Gênesis capítulos 37 – 45.

O caminho de José até a realização do seu sonho foi um caminho muito árduo. Assim como José, todos nós já nascemos com um sonho dentro de nós.

Se Deus nos criou com um propósito e pré-determinou os nossos dias, por que será que nem todos nós chegamos a viver na plenitude os nossos sonhos?

  • Nem todos estão dispostos a percorrer esse caminho árduo que nos leva até a realização do nosso sonho.
  • Nem todos estão dispostos a deixar Deus conduzi-lo nesse caminho que te levará até a realização do sonho.
  • Muitos estão vivendo uma vida de fantasia e não um sonho de Deus.

E por que é necessário nós passarmos por esse caminho árduo?
Porque no meio do caminho, nós estamos sendo moldados e preparados para vivermos a plenitude do sonho e permanecermos nele.

O que José encontrou no meio do caminho?

– Ódio dos seus irmãos
– Inveja
– Rejeição
– Acusações injustas
– Esquecimento
– Sofrimento

Essas são algumas coisas que José encontrou no meio da sua caminhada. Difícil né?
José mesmo passando por circunstâncias tão difíceis e desafiadoras foi alguém que mesmo encontrando ódio, inveja, rejeição, acusação, esquecimento e o sofrimento, continuou a sua caminhada na presença de Deus de forma íntegra e fiel.
O pior momento da caminhada de José, foi quando ele foi colocado na prisão. José foi esquecido na prisão por 2 anos. Creio que esses foram os anos mais difíceis da vida dele. Naquele momento todas as circunstâncias gritavam para José que o seu sonho não iria se realizar, porém naquela prisão José experimentava a presença de Deus. Deus era com ele naquela prisão.

“O Senhor, porém, estava com José.”  Gênesis 39:21

As vezes quando nós estamos na prisão, e eu não estou falando de uma prisão física, estou falando de momentos em que nos sentimos amarrados, impedidos de prosseguir, nesses momentos Deus está conosco. Deus estava com José naquela prisão e Deus permitiu que José fosse esquecido lá. A prisão de José foi plano de Deus, e os planos de Deus são mais elevados que os nossos. Nenhum de nós quer ficar na prisão, nenhum de nós quer ser esquecido. Nós vamos fazer tudo o que sabemos para sair desse lugar, nós vamos orar, clamar por misericórdia, vamos até expulsar o inimigo, mas, se for da vontade do Senhor que você esteja nessa prisão, Deus não vai te liberar até que o propósito pelo qual você está lá, se cumpra. Mas não se esqueça, você nunca estará sozinho!

O favor de Deus era com José naquela prisão. Não significa que no meio do vale, você não será abençoado. Mesmo no vale, o favor de Deus estará com você. Foi na prisão que José conheceu o copeiro que mais tarde o colocaria na frente do Faraó. Na prisão José fez uma conexão importante, que no futuro seria chave para tirá-lo daquela prisão e levá-lo de encontro ao seu destino em Deus.

Quando Deus colocou José na frente do Faraó, José mostrou que era um homem marcado por Deus.
 
“E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.” Gênesis 41:16

José não se engrandeceu, ele engrandeceu ao Senhor. José poderia ter se gloriado te ter interpretado o sonho do copeiro e do padeiro na prisão, ele poderia ter se gloriado em ter um dom especial que nenhum outro tinha no reino do Faraó, porém José sabia que sem Deus ele não era nada.

E no final de tudo, de uma caminhada muito difícil, José foi levantado por Deus e honrado. O seu sonho se cumpriu, conforme Deus havia revelado para ele.

“E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?
Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.
Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.
E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.”Gênesis 41:38-42

Refletindo sobre a história de José, eu quero te fazer duas perguntas:
– Será que o seu sonho é para a glória de Deus?
– Será que você tem corrido atrás de uma fantasia para satisfazer a si própria?

Coragem

Deus se compromete, abençoa e exalta aqueles que tem um coração totalmente para ele e aqueles que decidem viver os sonhos de Deus, para a glória de Deus, à maneira de Deus. A maneira de Deus não é a maneira mais fácil e isso podemos ver por toda a palavra de Deus, porém é um caminho de vitória.

Será que nós estamos no caminho certo que vai nos levar a cumprir os sonhos de Deus?
Será que não estamos querendo pegar atalhos?
Será que não estamos gastando os nossos dias preciosos aqui na Terra vivendo muito longe do que Deus planejou para nós?
Será que você desistiu no meio do caminho, porque não suportou ficar na prisão até que se cumprisse o tempo?

Coloque-se diante de Deus e entre por esse caminho que mesmo difícil, te trará realização, alegria e vitória. Quando estamos no centro da vontade de Deus há completa realização. Entendemos por que estamos aqui e vivemos sabendo que não estamos gastando os nossos dias e sim vivendo para a Glória de Deus, estabelecendo o seu reino aqui na terra.