ASSUNTOS DE FAMÍLIA

Amor

O que significa a palavra amor no dicionário?

O dicionário nos traz que o Amor (do latim amore) é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou a uma coisa. O amor possui um mecanismo biológico que é determinado pelo sistema límbico, que é o centro das emoções.

Para mim como Pastora, Mãe, Escritora, Filha, Irmã, Pedagoga, Amiga e principalmente como serva do Deus Altíssimo, entendo que  Jesus Cristo nos deu a maior demonstração do amor de Deus por nós pecadores.

“Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”

João 3:16

Esse é o atributo e mostra a grandeza do amor de Deus por nós. Ele deu seu filho para que tivéssemos a vida eterna.

Como esposa, acredito que o Amor que está descrito na  Palavra de Deus (que meu marido Joel e eu recebemos através do nosso Pastor Maurício, no altar na cerimônia do nosso casamento no ano de 1999) na carta que o Apóstolo Paulo escreve aos Coríntios, é a segunda maior clareza que relata o significado de amor:                                                                                                                                

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o
amor, estes três, mas o maior destes é o amor. (1 Coríntios 13:1-13)

O que mais é amor segundo a Bíblia?

 O Amor é o Vínculo da Perfeição, isso é o que Paulo diz na Carta aos Colossenses 3:14. Ele afirma que o amor é o elo, é o vínculo da perfeição. Isso quer dizer que o amor unifica e envolve todos os elementos da vida cristã e lhes aperfeiçoam as qualidades e acredita que quem não está envolvido neste sentimento são pessoas incompletas.

Eu como Psicóloga, penso que o Amor é a base para o ser humano viver e é a necessidade mais profunda que o indivíduo possa sentir: o de se sentir AMADO e de amar.

Os mais conhecidos tipos de amor são:

Ágape:
Tipo de amor que demonstra que Deus não é um sentimento puramente emocional, Deus ama porque Ele é Deus, e é a expressão do Seu ser. Ele ama não porque merecemos ser amados ou por termos boas qualidades, mas porque Ele é Amor.
O amor ágape é  mostrado de várias maneiras na bíblia, vejamos um exemplo, “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos” (Efésios 2:4-5) . O amor ágape de Deus é imerecido, gracioso e bondoso.

Eros:
É o tipo de amor que envolve a atração física e desejo, representa o amor sexual, carnal, cheio de paixões; na bíblia este amor intenso é um presente que Deus deu ao ser humano e pode ser vivido de modo sadio quando o indivíduo integra, une corpo e alma.

Philos:
É o tipo de amor entendido pelos cristãos como um sentimento de simpatia natural, um profundo carinho e amizade que alguém dispensa aos seus amigos e familiares. Todos os três tipos de amor deveriam ser desenvolvidos por todo indivíduo, pois são necessários à vida.

O AMOR é o sentimento mais desejado por uma pessoa, às vezes tão difícil de ser vivido e entendido. Pois em nome do amor ouvimos que alguém transpõe todos os seus obstáculos para ficar ao lado da pessoa amada. Uns amam com toda a dedicação da sua alma, outros, porém amam de forma bem mais tranquila, o que não quer dizer que este ame menos.

 É inquietante certo conceito de amor que está sendo encucado na mentalidade de alguns homens e mulheres, infelizmente, que parece a cultura do descartável que está infiltrando nas relações humanas. Também há casos, que ouvimos que alguém matou a pessoa mais amada, por não ser correspondido. Outros, sentem a dor de amar e não ser amado.

Sentir amor, ter um grande amor, ou estar apaixonado por uma pessoa é tão complexo viver como descrever. O coração até entende tudo, mas ele não é tão inteligente e sábio o necessário para mencionar com palavras: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jeremias 17: 9.
Não é um sentimento tão leve e simples para muitas pessoas, mas o Amor é o maior dos sentimentos.

O que eu quero levar você a refletir é que existem várias formas de amar, de demonstrar o amor. Quando o marido e esposa não compreendem o modo de cada um amar ou de demonstrar amor, a união é prejudicada, não permitindo que se sintam amados, queridos, aceitos, desejados e até valorizados e que se isso não for compreendido, a vida matrimonial será de muita frustração.

Nossa vida não é norteada por ações ou estilos extrínsecos, vindos de fora. O amor é um sentimento que vem de dentro para fora, e muito do que aprendemos, vivemos e vimos em nossa infância irá nos ajudar a dirigir o barco da vida. Será muito mais fácil se entendermos que cada um ama de uma maneira, e que cada um tem um modo de expressar o seu amor.

Vamos entender melhor que assim como em um ano existem quatro estações, e que cada um desses períodos apresentam características diferentes dos demais, analisemos:

Verão:
A estação do ano com altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Podemos igualar as pessoas que são mais intensas em sua forma de amar, elas abraçam, beijam, amam o contato físico.

Outono:
Estação do ano no qual as temperaturas começam a cair, as folhas das árvores mostram tons amarelados e caem, indicando um período de transição. Ligamos ao tipo de pessoa que ama com discrição, sempre com um certo cuidado nas atitudes, nas palavras, maior aceitação de como tudo é, geralmente, uma pessoa tranquila o que não quer dizer que seja uma pessoa morna, indiferente ao amor. 

Primavera:
Estação do ano que ocorrem as temperaturas mais amenas e agradáveis, as noites se tornam mais curtas, ocorre o reflorescimento da flora terrestre. Relaciono às pessoas mais romântica, que tem um carinho pelo outro como no período de recém casados, gosta de presentear, de colocar cores na relação.                                                    

Inverno:
Representa a estação que traz as temperaturas mais baixas do ano. Depende da visão de cada um, o indivíduo-frio pode congelar um casamento ou não, pois alguns podem entender de forma errônea que o cônjuge é rígido, indiferente. Se houver compreensão, dedicação, um olhar ao outro sem cobranças, sem dificuldades, sem brigas e sem discussões tudo se tornará mais entendível, claro e mais leve a relação. Também o casal pode permanecer eternamente no frio, caso o cônjuge não se esforce para aprender que se o seu querido ama assim como, a estação do inverno que se manifesta, com menos cores, mais quieta, mais comedida, com menos fervor, e só pensar no gelo, com certeza haverá um casamento fracassado.

Mas se você é o típico indivíduo-verão, porque não aquecer o seu parceiro-inverno com seu calor? Contagiando com seus abraços e beijos? Quando as atitudes da pessoa-inverno parecerem frias, rígidas que tal você que é mais caloroso aproveitar para se achegar mais e ficar juntos, pois, “se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?” (Eclesiastes 4.11)

Casamento é uma entrega e dedicação diária de ambos. É saber enxergar os mínimos detalhes, compreender as entrelinhas um do outro. É necessário muito amor e amizade para viver o dia a dia de um casamento, assim como é preciso se ter a paciência e a compreensão do espaço e limite da outra pessoa.

Amar o seu cônjuge no profundo é um processo contínuo, e entenda que as diferenças existem. 

“Foi o Senhor que fez isto, e é maravilhoso aos nossos olhos… (Salmos 118:23)”