Pixabay
ASSUNTOS DE FAMÍLIA

O Erro é Dele! O Erro é Dela!

Existem estudos de imagens do cérebro que comprovam que no córtex pré-frontal orbital é aumentada a nossa sensação de prazer e de alegria, quando ouvimos que alguém falou bem a nosso respeito.

Todos nós queremos ser aprovados!
Todos nós queremos que nos vejam como excelentes em nossas atitudes.
Todos nós amamos ser aceitos por onde passamos, ou quase TODOS? Vamos deixar como QUASE para que os modestos se sintam em seu espaço.

A Realidade é que aproximadamente 90% das pessoas que procuram terapia ou aconselhamento com um Líder Espiritual chegam com a seguinte frase:
Ele(a) não me escuta.
Ele(a) não me entende.
Ele(a) não para me ouvir.
Ele(a) não permite que eu faça isto ou aquilo.
Eu sofro por que ele(a) não me compreende.
Esta pessoa que chamamos aqui de, ELE(a) pode ser uma cunhada, marido, filha, esposa, mãe, professora, Padre, amigo, Pastor. Sempre será O OUTRO, o culpado.

Por natureza, somos egoístas. Este é um dos motivos que as pessoas em pleno século XXI, ainda tem tanto preconceito em encarar um tratamento de psicoterapia, sabendo que neste tratamento o principal alvo é: se conhecer, se olhar.

Não gostamos e muitas vezes não admitimos que falem mal de nós. Isto certamente vai gerar uma transgressão moral e quem é que quer ter sua moral depreciada? Porém, achamos muito simples transgredir a moral do outro frente a uma frustração nossa.

PLATÃO DISSE MUITO BEM:

Precisamos acordar antes que seja tarde. A nossa alma, corpo, mente estão todos ligados. Nossos hormônios também. Talvez por ignorância, alguns dizem que se pensarem mau, desdenhar, denegrir a imagem do outro, gerar toda a minha expectativa no outro a meu favor, irar, nada disso que possa me frustrar, vai passar dos meus pensamentos. Grande equívoco! Muito bem disse Platão:

Inúmeras são as pessoas que morrem a cada dia por doenças no físico, que foram desencadeadas por MENTES DOENTES, por MENTES QUE SE DECEPCIONARAM COM O OUTRO.

Quem sabe hoje chegou o tempo em que você deva olhar para suas atitudes com olhar de amor, de coragem, de ânimo, acreditando que você pode ser MUITO MELHOR, independentemente da ação do Outro.
Algumas pequenas mudanças podem trazer grandes benefícios a sua vida, a sua saúde:

Tenha pelo OUTRO o olhar de empatia;

Ao invés de gerar tanta expectativa na atitude do OUTRO, faça você o que está ao seu alcance;

Conheça as suas limitações e em algumas busque mudanças, em outras respeite-as;

Que sua fala sobre o OUTRO também venha fazer com que o córtex pré-frontal orbital do OUTRO tenha o seu prazer aumentado;

Seja mais ativo e menos depende do fazer do OUTRO.

E em tudo um olhar de amor, uma frase de amor, uma atitude de amor compreensivo em relação ao OUTRO e a SI PRÓPRIO, certamente trarão grandes mudanças e um aumento significativo em um dos hormônios da alegria: OXITOCINA, quem não gosta de um mimo? De um abraço? De um carinho?
Toda boa mudança é saudável!