ASSUNTOS DE FAMÍLIA

Adoção de Filhos – Cuidando dos Órfãos

A adoção está no coração de Deus. Nós somos filhos adotados pelo Senhor conforme está na palavra em Efésios, através de Jesus Cristo.

“Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.” Efésios 1:5

Por toda escritura nós vemos o coração de Deus para os órfãos. Há um cuidado e amor especial no coração de Deus pelos órfãos, viúvas e estrangeiros.
A palavra de Deus nos ensina que nós devemos amar os órfãos como ele ama e também cuidar deles.

Quando no teu campo colheres a tua colheita, e esqueceres um molho no campo, não tornarás a tomá-lo; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos, Deuteronômio 24:19

Assim diz o Senhor: Exercei o juízo e a justiça, e livrai o espoliado da mão do opressor; e não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar. Jeremias 22:3

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1:27

Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem; Deuteronômio 26:12

E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:5

Nas escrituras acima, nós vemos o cuidado de Deus pelos menos favorecidos e também vemos Deus instruindo o seu povo a como cuidar dos necessitados.
No antigo testamento como vemos no livro de Deuteronômio 26:12, quando o lavrador terminasse a sua colheita e separasse o seu dízimo, o restante deveria ser entregue para o sustento dos levitas, estrangeiros, órfãos e viúvas.

É papel da igreja e dos filhos de Deus ( que também foram adotados por Ele) cuidarem dos órfãos e sustentá-los em suas necessidades.
Eu creio que o coração de Deus se entristece em ver a situação dos orfanatos nos dias de hoje no mundo inteiro.
Há milhares e milhares de crianças esquecidas pela igreja e em sofrimento, simplesmente porque não temos obedecido as instruções do Senhor de cuidar dos órfãos.

A verdade é que nós estamos sempre esperando que alguém faça por nós. Esperamos que a igreja cuide, que o governo cuide, que as instituições cuidem e não fazemos a nossa parte como cristãos e vivemos como se essa realidade não existisse e como não fossemos responsáveis por ela.
Mas você pode me perguntar: eu não fui chamada para adotar uma criança! Eu realmente creio que Deus coloca especificamente no coração de algumas famílias para adotarem órfãos. Porém o cuidado com os órfãos e a mão estendida para os menos favorecidos é o chamado de TODO CRISTÃO.

Existem inúmeras maneiras na qual podemos ajudar e cuidar de crianças órfãs.

– Visitando
– Adotando
– Suportando financeiramente e em oração as famílias que adotaram crianças
– Ajudando financeiramente instituições que cuidam dos órfãos.

Sempre haverá uma criança esperando pelo seu amor, esperando por uma visita, esperando por um presente, esperando por sua generosidade e esperando por um lar. Se nós queremos ser como Cristo, devemos ter um coração bondoso e generoso como o coração do Pai e cuidar dessas crianças e adolescentes órfãos.