mother and daughter reading book with interest in bed
DEVOCIONAL

A eternidade no dia a dia de uma mãe

Como mãe sei que nossas tarefas são incontáveis, a maternidade envolve um tipo de amor e unção única derramada pelo próprio Deus. Ao longo da minha caminhada de mãe tenho passado por vales e montanhas e só uma coisa permanece estável: o controle do próprio Deus sobre mim como mãe, e sobre minhas filhas. Um relacionamento íntimo permanente com o Senhor me suporta completamente no meu chamado de mãe. 

Hoje quero apontar a necessidade de trazer Deus para tudo que você vive como mãe em sua rotina diária.

O objetivo de Deus para as mães

Deus chama cada geração de cristãos para fazer com que a próxima geração ouça sobre Seus atos poderosos. Deus não lança uma nova verdade do céu para cada geração, mas pretende que a geração mais velha ensine a geração mais nova a ler, pensar, confiar, obedecer e se alegrar Nele.

A maneira comum que Deus tem de transformar os filhos em cristãos mundiais radicalmente comprometidos, que assumem riscos, são contraculturais, sábios, amorosos e maduros, é por meio de mães que os ensinam e os modelam numa visão geral centrada em Deus e saturada da Bíblia.  

Acredito que é  uma vocação muito importante ser mãe encarregada de ensinar tudo o que puder para um, dois ou oito filhos. Sozinhas não conseguimos realizar tudo que é preciso, é somente através do Espírito Santo vivo em nós que nos prepara diariamente com sabedoria do alto. Pois é por Ele, através Dele e para Ele que somos MÃES COM PROPÓSITO.

A eternidade pode influenciar as tarefas diárias de uma mãe

Partindo da importância única de nosso chamado como mães, observo as mulheres que mais florescem, que mais se deleitam com essa vocação, essas não são mulheres cujas vidas são limitadas por suas casas. São mulheres que têm a revelação do mundo de uma forma total. Elas estão cientes do propósito global de Deus. Mulheres que entendem os propósitos finais de Deus na história, com uma visão ampla do mover Dele tanto próximo a ela como nos confins do mundo. E sem dúvidas isso é parte do que essas mães querem construir em suas crianças. Elas querem criar cristãos globais, cristãos mundiais. Que estejam envolvidos, ou melhor, embaixo da missão de Deus.

Há um imenso deleite quando uma mãe tem seu bebezinho em seus braços e em seu interior é tão ardente a percepção da visão ilimitada de Deus de destino para seu bebê neste mundo grandioso, sabendo que Deus pode usá-lo de tantas maneiras.

Existe algo transformador quando o coração de uma mãe é despertado para enxergar o mundo com perspectiva de Reino, ela percebe que, no contexto mais amplo, ela faz parte de um empreendimento missionário, cada detalhe de sua vida e rotina diária com suas crianças, pode assumir um significado global e na verdade até histórico.

Eu realmente acredito nisso. Quando no final de cada dia que me sento individualmente com cada uma de minhas filhas para fazer nosso devocional, em minha mente jamais pensei: “OK, tenho um dever de mãe: devo fazer devocionais toda noite com elas”. Minha mente espera, com entusiasmo, por esse momento porque no meu pensamento está: “O que quer que  elas se tornem precisam desse alimento vital.”

“Nada tem impacto sobre as crianças, exceto o que elas fazem diariamente.”

Ralph Winter

Nos devocionais diários, o objetivo não é apenas cumprir uma pequena tarefa que as mães devem fazer. Em vez disso, estamos construindo seres que, algum dia, terão absorvido tanto de Deus e da Bíblia que isso vai moldar o mundo inteiro. E eles podem acabar indo para o Paquistão até, para ajudar a construir abrigos para as vítimas do terremoto, pelo nome Santo de Jesus.

 Ensino

“Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei, e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos, de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos. Então eles porão a confiança em Deus; não esquecerão os seus feitos e obedecerão aos seus mandamentos.”

Salmos 78:4-7

Versículo 5:“Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei, e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos,”

Recebemos o mandamento de ensinar o testemunho de Deus para os nossos filhos. Não é suficiente falar que toda a verdade está preservada nas escrituras, dizer a eles que é a Bíblia e que está sempre lá para eles estudarem. Temos a ordem de ensiná-los.


“Pais, criem seus filhos  na disciplina e na instrução do Senhor.” Instrução! Devemos instruí-los no testemunho e ensino de Deus

Efésios 6: 4 diz:

Saber é ver a completa beleza da verdade e abraçá-la como o tesouro que ela é. Os pais não podem fazer isso acontecer. Podemos fazer o nosso melhor para colocar Deus no centro, amar, orar e ensinar. Mas no final há um abismo entre ensinar e saber que somente Deus pode suprir em nossos filhos.

O objetivo de todo conhecimento é a confiança em Deus. Espere em Deus. Acredite em Deus. Deus é o começo e o objetivo de toda educação.

Somos mães segundo o coração de Deus

O nosso viver intimamente alinhado com Deus permite que a Sua Palavra ilumine nossos caminhos e nos impede de vivermos apegados a esse mundo. Como consequência, enxergamos com a visão divina o que traz clareza e foco aos nossos dias, nossas palavras e ações se completam. Quando os nossos filhos observam isso, a impressão não é necessariamente a de que nós conhecemos tudo e sabemos todos os lugares para onde vamos, mas de alguém que sabe claramente a quem está seguindo. 

Viva com a máxima congruência e consistência no seu fazer e falar isso será uma base segura que pode servir de direção para os seus filhos na formação de cristãos.


Ser uma  mãe segundo o coração de Deus é um chamado que não tem fim

Alguns pontos que podem nos guiar na dependência em Deus para trazer o sentido de eternidade na criação de nossos filhos:

  • Manter viva uma visão centrada em Deus sobre a maternidade.
  • Confiança profunda em Deus.
  • Busque no seu relacionamento com Jesus motivação para perseverar ano após ano.
  • Quando você fizer a leitura bíblica com seus filhos reduza em porções essenciais e adequadas à idade.
  • Ore porque, no final, Deus é o grande Mestre.

Não estamos sozinhas! Quando Deus libera a bênção que são  os filhos em nossas vidas, o próprio Deus vem junto em Sua Santa fidelidade nos acompanhar na jornada dia após dia. O nosso coração dependente e aberto para tudo que Ele tem para nós fará a caminhada fluir na maneira, planos e propósitos que Ele tem para nós. Escolha colocar na pessoa de Jesus todas as coisas sem limitações, na criação de seus filhos. Queremos criar uma geração com um “alto padrão” que não é deste mundo, vem do próprio trono de Deus.

“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.”

Isaías 55:8-9