DEVOCIONAL

Na minha fraqueza

Acredito que muitos podem se identificar com a fraqueza, pois somos humanos e é parte de nossa natureza falharmos fisicamente e até emocionalmente. Nosso foco será refletir sobre as circunstâncias da vida onde nos deparamos descobertos diante da realidade que encaramos e nos foge o controle de dominá-las. Quero falar aqui daquelas circunstâncias que te angustiam profundamente e que nada pode ser feito de imediato para mudá-la. Pode ser um relatório médico, um filho perdido em seu caminho, um medo que transforma suas emoções, uma carta de desemprego, uma resistência em liberar o perdão, entre outros.

Hoje eu queria falar sobre uma verdade do reino de Deus, um paradoxo que nos vai ajudar a permanecer num lugar de dependência e confiança total naquele que é o “Grande Eu Sou”. 

Fraqueza

Paulo revela essa verdade tão belamente na frase final da escritura em 2 Coríntios 12: 8-10: “Pois quando estou fraco então sou forte”. Paulo lutou com o que ele descreve como um espinho na carne e ele não só pediu, mas implorou ao Senhor três vezes para removê-lo. Então Paulo ouve o Espírito Santo lhe dizer uma verdade maravilhosa: 

“Minha graça é tudo de que você precisa. Meu poder funciona melhor na fraqueza”.

O Senhor realmente disse isso a Paulo três vezes em resposta a  cada vez que ele perguntou. Descobri que quando algo é repetido três vezes na Bíblia, o Senhor realmente quer que prestemos atenção. Paulo chegou a tal ponto de humildade que, em vez de se gabar de todas as maravilhosas visões celestiais que viu e das revelações que teve, tudo o que ele queria se gabar era de sua própria fraqueza. 

Por que você quer se gabar de sua fraqueza?

O mundo só quer se gabar de suas conquistas. Mas Paulo percebe que, quando se gaba de suas fraquezas, o poder de Cristo pode operar por meio dele!

Há momentos em minha vida que me sinto fraca e incapacitada de me livrar do espinho da minha carne. Não é um lugar do qual eu já tenha sentido vontade de me gabar, pois a vida, muitas vezes, pode ser uma verdadeira luta. Podemos enfrentar tantos desafios e sei que às vezes o que estamos enfrentando pode ser grande demais. Mas, naquele lugar de fraqueza, o Senhor deseja que renunciemos ao nosso orgulho e Ele nos fornece uma troca celestial por algo eterno. 

Damos a ele nossa fraqueza, então por sua graça Ele nos dá sua força. 

Muitos de vocês podem estar se sentindo fracos hoje e esse é o melhor lugar para se estar, porque agora o poder de Cristo pode operar através de você. Portanto, não despreze sua fraqueza, mas, como Paulo, orgulhe-se ou regozije-se nela. Pois quando você está fraco, então Ele é forte!

“Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.”

2 Coríntios 12:9

Em meio à fraqueza

Esse é aquele momento que você não está mais onde estava antes e também não chegou do outro lado onde tudo passou e você recebeu sua promessa. Nos encontramos no meio, onde o furacão está passando.

O que fazer?

Confie absolutamente e creia antes de chegar do outro lado! Essa ordem na sua fé é uma chave para ultrapassar esse tempo até alcançar sua promessa.

“Abrão creu no Senhor, e assim foi considerado justo.”

Gênesis 15:6

Paulo chama Abraão de nosso antepassado segundo a carne.

“Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?”

Romanos 4:1

Abraão, de quem o povo judeu traça sua linhagem, acreditava e obedecia à lei antes dela ser dada. Quando Abraão fez uma aliança com Deus, ele foi instruído a circundar todo homem entre eles (Gênesis 17: 9–10). No entanto, Paulo aponta que isso veio depois de:   “a fé de Abraão foi creditada a ele como justiça” (Romanos 4: 9). A ordem indica que Abraão obteve a justiça pela fé antes da ação. A circuncisão e a obediência seguiram sua fé. Os oponentes de Paulo entendiam o contrário. Eles ensinaram que uma posição justa diante de Deus foi alcançada primeiro sendo circuncidado e guardando a lei de Moisés.

Abraão confiou em Deus absolutamente e primeiramente. Ele foi considerado justo pela sua fé, um exemplo que nos anima apontando que é pela fé que atravessamos nosso período de fraqueza para alcançar o fim dela de forma vitoriosa. Pela fé se alcança a promessa no propósito divino para sua vida.

Não se entregue na fraqueza respondendo de forma automática a sua carne. Na sua fraqueza, entregue-se na total dependência daquele que é maior que todas as coisas, o seu Papai, o Senhor do seu coração, o Deus Todo Poderoso, O Grande Eu Sou !!!

Corra desesperadamente para Ele pois Nele está o seu socorro e a direção para os seus próximos passos.

“Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”. Hebreus 4:16


Nosso alicerce seguro é o Senhor

Ao invés de seguirmos os desesperos da carne, agiremos pela fundação do nosso espírito adotando os princípios eternos revelados na bíblia e na pessoa de Jesus Cristo onde está nossa segurança e esperança.

“Ele será o firme fundamento nos tempos a que você pertence, uma grande riqueza de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do Senhor é a chave desse tesouro.”

Isaías 33:6

A promessa vem da fé

Deus determinou justificar Abraão pela fé para que a justiça fosse um presente em vez de um salário merecido. Assim, nas vitórias da vida, superamos os tempos de fraqueza pela fé diante da Graça para que seja um presente perfeito do alto e sua superação tenha valor um sólido.

“Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós”.

Romanos 4:16

As tentativas de ser justificado pela lei só aumentam nossa separação de Deus porque provam que falhamos. A lei destaca nossa incapacidade ou fraqueza. Abraão exemplificou essa fraqueza quando creu na promessa de Deus de torná-lo “pai das nações” porque seu corpo “parecia morto” (Romanos 4:19). Abraão mostrou sua fé acreditando que Deus poderia fazer o que ele não poderia fazer por si mesmo.

“E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.”

Romanos 4:19

ORE COMIGO:

Querido Jesus, hoje estou me sentindo muito fraco. Te agradeço por me proporcionar uma troca celestial (a minha fraqueza pela tua força). Então, agora mesmo, eu te dou a minha fraqueza e peço que me capacite por Sua graça. Deixe seu poder trabalhar através de mim. Obrigado porque quando estou fraco, então sou forte. Que maravilhoso Salvador tu és.
Ao meditarmos na Tua grandeza e força em nós, ajude-nos Pai a compreender a magnitude da sua graça. Que possamos abraçar o conhecimento de que somos totalmente dependentes do Senhor para todas as coisas boas e perfeitas.