Alimentos funcionais e emagrecimento

Alimentos Funcionais e emagrecimento
Alimentos Funcionais e emagrecimento

No post anterior foram detalhados conceitos importantes sobre o que é alimento funcional e alimentação saudável; algo a enfatizar aqui é que nenhum deles são ou serão milagrosos. Se você não adotar uma mudança no estilo de vida, abandonando os excessos e sedentarismo, nada do que eu escrever aqui vai realmente ter efeito em perda de peso e satisfação.

Fomos chamadas para sermos mulheres guerreiras neste tempo e creio que nossa decisão sempre será de boas escolhas, crendo que Deus é mais forte do que qualquer situação que estamos passando, inclusive em relação ao nosso corpo.

E o que podemos falar sobre o que Deus pensa a respeito desse assunto?
Pontos importantes

Criação de Deus x nosso corpo hoje

  • E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9. Veja como Deus é perfeito! No original, Deus criou o homem para se alimentar daquilo que era agradável para comer, vindo da terra.  Não estou aqui dizendo para virarmos vegetarianos.  Não é isso, o homem pecou e temos outras necessidades nutricionais. Mas o que comermos em excesso vai fazer mal ao nosso corpo.  Ele ficará descompensado e entrará em um ciclo viciante de insatisfação e inadequação de nutrientes, pois para cada indivíduo, há um requerimento nutricional para atingir. Não fomos criados para comer “coisas” de pacotinhos (industrializados).
  • Deus nos deu tudo para sermos saudáveis. Até a composição do nosso corpo é para nos proteger, termos vigor, descanso e enfim, quando não cuidamos dele sofremos consequências que afetam não só o corpo, mas a mente. Por isso, a importância de um acompanhamento com profissionais como médicos, psicólogos e nutricionistas que possam que possam te ajudar na busca do objetivo do emagrecimento consciente e duradouro.

Dieta ou reeducação alimentar?

Você quer viver fazendo dietas ou agir contra os maus hábitos e adotar uma reeducação alimentar que por sinal é benefício para você e sua família? A reeducação alimentar muda a sua composição corporal e aliado a atividade física, promove mudanças de comportamento e escolhas.

Dicas para emagrecimento:

  • Dormir bem – pelo menos 7 à 8 horas por dia
  • Beber 2 copos de 200ml de água em jejum. Só neste horário você já toma 15% da recomendação de líquidos por dia que é em torno de 2.5 a 3 litros
  • No café da manhã prefira menos cereais e mais proteínas e uma fruta. A quantidade deverá ser prescrita por um profissional nutricionista pois ele sabe alcançar seus requerimentos de energia e proteínas de acordo com o seu biótipo e objetivo a ser alcançado.
  • Se você acorda cedo terá tempo para uma pausa no meio da manhã para comer 1 fruta. Se for final de semana e você dormiu até mais tarde, escolha beber um chá gelado no verão ou quentinho quando for inverno.
  • No almoço, a sua escolha para montar o prato deve ser bem colorida, com vegetais folhosos e outros de preferência crus, uma porção pequena de algum vegetal cozido, carne e cereais de acordo com a prescrição.
  • À tarde, escolha também fruta ou suco da fruta, e este pode ser detox ou rico em reverastrol.
  • O jantar pode ser semelhante ao café da manhã ou almoço e isto também depende do objetivo traçado com o profissional nutricionista.
  • A ceia só se você tiver fome (rsrsr), brincadeira com você! Sabe, muitas mulheres comem um pouco mais e sentem mais fome a partir das 18 horas e isto pode levar por água abaixo todo o seu desejo de emagrecimento eficiente e programado. Por isso, é algo bem individual pois esta refeição é importante mas poderá ser opcional em alguns casos.

 

Quais alimentos funcionais mais eficientes para ajudar na perda de peso?

Quando o enfoque é emagrecimento, aliamos também a atividade física e alguns alimentos ajudam a aumentar sua resistência e queima de calorias e por isso chamamos estes de termogênicos. Mas, muitos destes alimentos, apresentam propriedades protetoras contra má absorção de nutrientes, melhora do funcionamento intestinal e cardíaca.  E então vai querer adota-los em seu dia-a-dia?

Vou citar alguns alimentos funcionais que ajudam no emagrecimento por grupo, ficará mais fácil para compreender:

  • Proteção contra câncer e doenças cardiovasculares pela ação de Fotoquímicos: alho, salsinha, repolho, salsa, brócolis, cebola, hortelã,  gengibre, tomate, couve-flor, pepino, aveia
  • Ativadores de enzimas para desintoxicar o fígado: brócolis e couve- flor (melhor forma de absorção é cru ou ao dente), alcachofra, repolho e rabanete.
  • Ação anti-radicais livres e inflamações: suco de uva integral, vinho tinto e chá verde.
  • Atua contra a menopausa, osteoporose, câncer, diabetes, deficiências cognitivas: soja
  • Reduz a pressão arterial e ajuda no equilíbrio da composição de gordura do sangue: ômega 3, 6 e 9 que está presente nas nozes, óleo de linhaça e em peixes de água fria como o salmão.
  • Melhora da flora intestinal e aumento da saciedade: fibras alimentares presentes em caules de hortaliças, casa de frutas, em sementes, frutas e em alguns cereais integrais como o painço, aveia, trigo integral, arroz integral. Outros que têm a mesma função são os conhecidos como probóticos que estão nos leites fermentadas, leite e iogurtes, grãos de Kefir e em pool de lactobacillus prescritos na forna de cápsulas
  • Anti radicais livres e termogênicos: canela, pimenta vermelha, pimenta preta e cúrcuma, chá verde, gengibre, frutas vermelhas como o cramberry, framboesa, mirtilo na forma de chá ou suco composto.

 

Todos estes alimentos podem ser combinados e ou preparados individualmente e podem ajudar você a perseverar até o fim no propósito de emagrecer com saúde e além disso, apresentar vigor e longevidade para os dias de hoje e no servir cristão.

Logo mais indicaremos mais receitas e combinações saborosas para a sua alimentação diária.


Sabrina Rodrigues é nutricionista clínica, casada com Luciano Rodrigues , mãe de três filhos,
Luiz, Sara e Gabi. É membro e líder na Igreja Videira e vive atualmente em SÃO PAULO /SP  BRA.
E-mail: sabrina@pedacosdobrasil.com.br