NUTRICIONISTA

Jejum e Oração para Mulheres

Nestes dias atuais temos visto grande parte da igreja do Senhor em ação, estão a frente de uma batalha espiritual que envolve o combate ao coronavírus e suas consequências nas famílias. É vital buscarmos forças em Deus para nos blindarmos de ataques do inimigo, seja na mente, seja contra o medo, ou ainda na área financeira. 

Você que é membro de alguma igreja do Senhor, já se deparou com alguém que teve o vírus ou até mesmo foi você e você experimentou  a sensação de impotência ? 

Realmente, a realidade de não poder agir como companhia talvez tenha sido a situação mais difícil enfrentada. Quero dizer aqui que há sim um jeito de tocarmos estas pessoas: é com o jejum e a oração. Jesus se faz presente!

Às vezes protelamos algumas ações de poder sobrenatural como cristãs.


E como eu faço isso?

Quando não encontramos forças para jejuar e orar. As mulheres são consideradas como muito ocupadas e sem tempo para ficar em jejum e oração por alvos de alguém ou sequer pelos seus. 

É engano do inimigo! 

Outro engano é que muitas mulheres pensam que não podem fazer um jejum por levá-las a enfraquecer e não darem conta das tarefas do dia com o trabalho, filhos e marido.

Por que jejuar?

Jejuar nos faz lembrar que temos fome de Deus e consequentemente, oramos! O nosso corpo quer comida pelo menos a cada 3 horas, mas nosso espírito quer comunhão com Deus plenamente e o tempo todo…

ASSISTA TAMBÉM:

Quer decidir jejuar para ter mais intimidade com Deus? O que acontece quando jejuamos?

O consumo de alimentos para nós é um processo intermitente, mas a energia é utilizada o tempo todo. Portanto, o ser humano se adapta bem a períodos curtos e longos de jejum, usando suas reservas de carboidratos, gordura e proteína, e por mecanismos que tanto reduzem o gasto energético como também preservam as proteínas. A interrupção da ingestão de energia, total ou parcial, por um período prolongado leva a desnutrição marasmática (inicialmente perde-se líquidos e se for muito longo em abstinência total de alimentos, há perdas da composição corporal de gordura subcutânea e/ou músculos). Porém, ao iniciar a ingestão de alimentos de maneira programada, tudo volta ao funcionamento normal.

Em jejuns de algumas horas (estabelecidos individualmente), o seu corpo pode ser reabastecido normalmente durante a alimentação naquele horário que escolheu para se alimentar. E nosso corpo já passa a ter as reservas satisfeitas. E esta adaptação de nosso corpo nos faz capaz de enfrentarmos jejuns que nos fazem lembrar do que somos em Cristo, subjugando a nossa carne e tendo mais comunhão com o Espírito Santo. 

Você pode escolher abster-se de refeições como um café da manhã, ou almoço, ou jantar e fazer os outros horários normais, com ingestão individualizada. Pode ainda escolher fazer somente uma dessas por dia. E algumas mulheres também podem ficar 24 horas ou até 5 dias sem ingerir nenhum alimento, porém tomando água independente do jejum escolhido, o importante é não abandonar a prática do jejum. 

Jesus deu a devida importância ao jejum

Jesus respondeu: “Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles? Virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão. Outro versículo ele fala, “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum”. (Mt 17.21);

O que fazer durante o jejum?

  • Tenha alvos claros e grandes para o Deus que servimos que é grande. 
  • Aplique fé intensa e com a verdade da Palavra de Deus para você ( visualize cada uma destas respostas como já desfrutando hoje)
  • Ler a Bíblia – Estas leituras diárias associadas a jejum e oração, trazem verdades e confirmação do propósito pelo qual estamos orando e jejuando. Quando eu leio passo a crer no que está escrito, e isto aumenta a minha fé para estes dias 
  • Agradeça todos os dias por cada pedido feito 
  • Quando terminar um jejum você pode marcar no calendário o próximo, isto traz à memória um hábito e consistência de uma mulher cheia do Espírito.

Como entregar o jejum?

Jejum Parcial: é o mais simples, pois voltar a rotina de ingestão de alimentos envolve seguir com os horários regulares de alimentação.

Jejum prolongado e sem alimentos: exige disciplina na reintrodução de alimentos porque não pode haver sobrecarga de carboidratos e gordura principalmente. Deve haver progressão de consistência e densidade energética que é avaliada por dia. Pode se alimentar a cada 2 horas, em volumes menores. Não deve ingerir açúcares e nem doces concentrados. O leite e derivados devem ser introduzidos no segundo dia do jejum para evitar distensão abdominal e desconforto. Associar alimentação rica em vegetais através de sopas, caldos.

Mulheres valiosas para Deus, fazer a diferença neste mundo orando e jejuando por causas pessoais ou coletivas glorifica o nome do Senhor porque são ações que só Ele pode fazer nesta terra e a seu favor. Não há troca com Deus quando jejuamos e oramos, mas há crescimento e vitória. Creia que há poder liberado para você! Existe uma caminho para o que está passando! E este caminho é Ele: Jesus!