DOCE LAR

Uma Fé de Gerações

Intencionalmente encravando uma fé duradoura!

Como pais cristãos queremos ver os nossos filhos crescerem em Cristo e sempre pensamos o que fazer para levá-los para mais perto do Senhor.

Na verdade, não podemos levá-los para o Senhor, pois nenhum ser humano pode levar outro a Jesus Cristo, só o Espírito Santo pode nos atrair ao Senhor.

“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”  Jo 6:44

No entanto, a palavra de Deus nos ensina que é nosso dever impactar a próxima geração com a sabedoria que vem do alto e até com idade avançada você terá o poder de influência na vida de seus filhos e netos. Eles estarão de olho na sua caminhada com o Senhor.

No livro de Deuteronômio há uma passagem chamada pelos judeus de “Shemá” (ouvir, prestar atenção, escutar e obedecer)

“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” Dt. 6:4-5

A passagem acima expressa a singularidade e a unidade de Deus, a qual Jesus mais adiante (Mc 12:29), responde a um dos escribas como sendo o principal mandamento.

O grande mandamento na vida de cada cristão, está descrito nos versos que se seguem na mesma passagem em Deuteronômio. É impossível você ouvir ou repetir ‘Shema’ e não obedecer ao que se diz nos próximos versos.

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.” Dt. 6-9

Deus nos ordena a primeiramente colocar em nossos corações a Sua Palavra para depois passar para nossos filhos.

Pixabay

Depois de já ter gravado no seu coração as verdades do Reino, como você está sendo intencional na disciplina espiritual de seus filhos?

Pontuei aqui quatro áreas práticas nos dias atuais que nos irão inspirar a refletir em como ou o quanto estamos honrando o Senhor no nosso estilo de vida e consequentemente causando efeito na vida de uma nova geração que nos segue.

 

1. Nosso relacionamento com Cristo guia nossas conversas

Muitas vezes fica difícil dizer o que Deus tem feito em nossas vidas porque não temos “conversas gospel” nos momentos mais casuais de nossos dias. Tudo o que você faz durante o seu dia, do momento em que se levanta até ao dormir, Jesus deve fazer parte. Em cada bate-papo informal com os mais variados tipos de relacionamentos em que você se deparar.

Os cultos de domingo não podem ser os únicos momentos em que você fala das verdades do Senhor, pois isso não é suficiente para ter Cristo fluindo do seu interior e se expandindo no mais cotidiano dos afazeres, como conversas em família, no escritório e com amigos.

Jesus flui através de suas conversas porque isso é quem você é, está gravado em seu coração.

“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.” Ef. 4:29

O final deste versículo me chamou atenção, pois tudo que falamos e como falamos sempre alguém observará, especialmente as crianças, mesmo que eles não estejam envolvidos na conversa.  O que eu falo tem que conceder graça para qualquer um que escute, eles observam sua fé borbulhar de dentro de você em cada palavra que sai da sua boca.

2. Nossa vida cotidiana reflete nosso amor por Deus

No texto em Deuteronômio 6;6-9, vimos que Deus nos ordena que Sua Palavra esteja atada em nossas mãos e em nossa testa e trazendo esse mandamento para um contexto diário, isso aponta para uma vida a qual toda atividade que você faça seja com suas mãos ou qualquer outra, deve ser feita para glorificar a Deus e todo pensamento deve ser cativo a Cristo.

Sua conta bancária é o melhor indicador para que se possa analisar as prioridades na sua vida observando o quanto você investe em fazer para a glória de Deus e ascensão de Seu reino aqui na terra.

“Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” Cl.3:17

As verdades do Senhor têm que estar impressas na sua forma de pensar, até como seus pensamentos são processados, isso resultará em suas palavras e ações.

Foque no relacionamento com o Senhor fazendo seus filhos viverem isso. Que seja mais importante um tempo devocional de seu filho que uma prática de esportes por exemplo.

3. Jesus Cristo é o influenciador em nossas vidas

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt. 6:33

Em primeiro lugar o que quer que sejamos o que quer que façamos que seja para Cristo. A influência do mundo não pode ter garras em nós. A sociedade, as tendências, as promoções de trabalho, nenhuma dessas coisas deve ser o fator que nos ajuda a tomar decisões e fazer escolhas e sim a resposta no seu coração da pergunta – Deus o que o Senhor quer que eu faça?

Muitas vezes não parecia legal ser honesto quando você o foi, porém para o seu filho que te observou naquele momento, foi gerado nele um legado de fé. Quem voce é em secreto no Senhor demonstra quem você é em público.

A medida que seus filhos vão crescendo, vão tomando suas próprias decisões e nós não temos como controlar o que eles irão fazer com a fé deles, porém, podemos intencionalmente desde muito pequenos, marcar suas vidas vivendo um estilo de vida onde Cristo é o centro em todas as áreas de nossas vidas. As oportunidades que temos de tocar a vida de nossos filhos é para toda vida.

4. Nossa casa serve o Senhor

pixabay

 Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”.  Js 24:15b

Todos devem estar cientes de que você e sua casa escolhem o Senhor todos os dias. Marque sua casa com a Palavra do Senhor nas paredes, no seu quarto, nos espelhos, na porta, na mesa de jantar.

Nosso Lar deve ter uma atmosfera aonde o amor é cultivado em cada circunstância, tornando esse espaço físico um refúgio para as tempestades da vida. Portanto é muito importante você seja seletivo com o que é assistido em sua televisão, não permita que lixo entre em sua casa. Nossas vidas têm que honrar a Cristo mesmo quando ninguém está vendo.

Sua casa pertence a Jesus, então, mantenha um ambiente confortável para que Jesus se agrade de estar nesse lugar. Mesmo que imperfeito, o seu lar honra a Cristo!

Minha oração é que você seja ousada para viver em Cristo, expressando-o através de tudo o que você é. Jesus deve ser o único que influencia o seu pensar e agir. Que no seu lar, os seus filhos sempre experimentem o aprendizado da sabedoria de Deus e como aplicá-la em suas vidas.

Se por ventura em algum momento o Espírito Santo te fizer lembrar de brechas em sua vida que não estão em prumo com o coração de Deus, quero te lembrar que não há nada no seu coração que o Senhor não possa cumprir, Ele é reparador de brechas e restaurador de caminhos.

Viva nele e para Ele e uma próxima geração que te segue será marcada pelo selo da fé.