O seu marido tem medo de te entregar um cartão de crédito?
O seu marido pode confiar 100% nas suas decisões financeiras?
Você costuma prestar conta dos seus gastos financeiros?
Como mulheres de Deus, precisamos ser sábias com o uso dos recursos que a nossa família possui. Saber quais são as prioridades, ser transparente com o uso do dinheiro e prestar contas ao marido faz parte de uma vida financeira abençoada.
Ter contas bancárias em comum ou prestar conta das suas finanças pessoais ao seu marido traz bênçãos para a família. Eu já vi muitas mulheres que se casam e não abrem mão de ter a sua vida financeira separada e totalmente independente de seus maridos. Algumas mulheres trabalham e acham que é justo ter o controle total daquilo que foi ganho com muito esforço e suor por ela própria.
Quando nos casamos, nos tornamos um. Tudo o que é meu, passa a ser do outro também, incluindo o dinheiro.
Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
Marcos 10:7,8
Entrando nesse assunto, não podemos deixar de falar do princípio da unidade e concordância. É preciso ter unidade e concordância em nossas decisões financeiras.
Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
Amós 3:3
Muitas vezes não temos sido abençoadas em nossas finanças porque quebramos ou ignoramos esse princípio tão importante que é tomar decisões financeiras juntamente com os nossos maridos.
Dinheiro é um assunto tão delicado que Jesus foi quem mais tocou nesse assunto no Novo Testamento. O dinheiro pode ser um grande problema quando o colocamos em posição de senhorio em nossas vidas. Quantos casamentos já se acabaram por questões financeiras?
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6.24)
Não existe uma regra de quem deve cuidar das finanças da família. Algumas mulheres são melhores na administração dos recursos financeiros do que os homens e vice e versa, mas não deve haver o princípio da independência financeira.
Se o seu marido não confia em suas decisões financeiras, esse é um sinal de que você precisa aprender a lidar com o dinheiro de forma mais sábia. A palavra diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e dentro do casamento o dinheiro, a falta dele ou a má administração pode causar grande destruição dentro de um lar.
Eu te peço que tire alguns minutos para fazer uma análise de como você tem administrado as suas finanças. Você e o seu marido tem sido parceiros na administração financeira?
Se você não é a administradora, você tem ignorado esse assunto e não tem participado de nenhuma decisão financeira da família?
A grande parte das características da mulher virtuosa que a bíblia descreve em provérbios 31 tem a ver com finanças.
1. O seu marido confia nela financeiramente
A mulher virtuosa ajuda o seu marido financeiramente de forma que ele não precisa se preocupar em ter que encontrar outras formas para sustentar a família.
“O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.”
Provérbios 31:11
2. A mulher também trabalha de boa vontade para ajudar nas finanças
“Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.”
Provérbios 31:13
3. A mulher virtuosa é boa negociante
“Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.”
Provérbios 31:16
4. A mulher virtuosa é boa comerciante
“Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.”
Provérbios 31:24
Quantos benefícios um marido e uma família podem ter quando a mulher se posiciona como alguém que pode fazer a diferença com sabedoria vinda de Deus trazendo a benção financeira para dentro da sua casa.
Não podemos ignorar o nosso papel de ajudadoras financeiras e boas administradoras também. Se essa é uma área em sua vida onde você tem encontrado dificuldades, deixe Deus trabalhar e trazer as mudanças necessárias. Isso trará benefícios a você e a toda a sua família.
No amor de Cristo,