Pré-Nupcial

Por que muitos casais procuram a orientação pré-nupcial antes do casamento?

Nos Estados Unidos é muito comum escutar que casais de noivos participam do “Pre Marriage Counseling” também conhecido como “Premarital Counseling”. Em várias Igrejas Americanas são oferecidas essas orientações no intuito de alertar o casal dos problemas que podem ocorrer durante o casamento. Acredito que o intuito dessa orientação é alertar os noivos sobre alguns pontos importante para que não haja aquele sentimento: “Nossa, eu não sabia de nada disso!”.

Muitas Igrejas oferecem esse apoio gratuitamente, então se você vai casar, aproveite a oportunidade de escutar um especialista que pode te ajudar a ter um processo de adaptação mais tranquilo. Um terapeuta ou até mesmo um psicólogo de casais pode oferecer esse tipo de orientação.

O casamento de um casal cristão deve ter Deus como a base do casamento, e a Bíblia como o melhor manual. A palavra de Deus ensinará ao casal a importância do respeito, fidelidade, compromisso, reciprocidade, perdão e muitas outras coisas que  facilitarão a vida do casal.

A transição da vida de solteira para uma vida à dois, pode ter algumas complicações na hora da divisão das tarefas do lar ou até mesmo na junção das contas bancárias. A palavra de Deus fala que após o casamento o casal se torna um só corpo. Por que será que  tantos casais cristãos não estão nem dando o acesso a conta bancária para o cônjuge? O que você costumava dizer que é meu, vai virar nosso.

“Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”.

Marcos 10:6-9

Outro ponto importante para se conversar é a respeito de dívidas. Uma vez que você se casa, as dívidas também se tornam suas. Muitas pessoas financiaram a faculdade, e aí você entra em um casamento em que a pessoa além do pagamento da casa, carro, também tem o empréstimo da faculdade que pode chegar à alguns milhares de reais e sem falar nas contas de cartões de créditos.

Muitos casais acabam tomando decisões precipitadas para se casar sem ao menos ter maturidade para estar dentro de um matrimônio. A função da orientação pré-nupcial é de alertar o casal de coisas que possam ser difíceis de conduzir depois do casamento. Um bom exemplo é quando um rapaz deseja se casar mas ele não tem emprego. O noivo precisa ter um trabalho para assumir com as  responsabilidades do lar. Caso a esposa engravide e não consiga trabalhar, ela vai precisar que o esposo seja o provedor financeiro total nessa fase de sua vida.

Segue abaixo alguns pontos importantes que são apresentados nas orientações pré-nupciais:

– Como é a Família da pessoa com quem você vai se casar?
– O seu noivo tem algum vício, toma algum remédio controlado?
– Como o casal tem administrado os conflitos? O casal já briga muito antes de casar?
– Existe química entre os dois? Ter uma pessoa agradável para conversar é muito bom mas o casal não pode se tornar como irmãos.

Apenas com poucas informações nessa matéria você já pode conversar com o seu namorado ou noivo. O diálogo entre o casal é muito importante. Não tem problema algum fazer várias perguntas antes de se casar. É muito melhor ficar sabendo de tudo agora, do que depois de casar, porque aí já será tarde demais.

DICAS DE LEITURA: