NUTRICIONISTA

Irai-vos, mas não pequeis

Estamos em um novo enfrentamento nestes dias em relação ao isolamento social, e tem sido de grande impacto positivamente ou negativamente nas pessoas, tanto como indivíduo como em família. Nós mulheres nunca havíamos imaginado viver e acumular tantas funções de repente, do dia para a noite. Haja visto que muitas tem feito coisas que nunca haviam aprendido e estão também enfrentando emoções que talvez nunca haviam experimentado.

É fácil controlar nossas emoções quando ouvimos palavras duras de alguém, ou quando nós mesmos é que ferimos? Como lidar com as brigas no casamento ou quando um filho rebelde lhe diz algo bem triste ou não corresponde com suas responsabilidades?  A ira é a válvula de escape para dizer que não gostamos daquilo que estamos vendo e ela pode ter um efeito produtivo bom ou ruim. Muitos desentendimentos tem sua raiz na raiva ou ira, e mesmo que tenhamos bons relacionamentos, não há indícios de que ficaremos longe dela. A raiva é um estado de prontidão para responder com agilidade, para salvar alguém, para alertar, para nos defender e defender a outros. Agora, nunca use a raiva para o mal, para não se arrepender de suas palavras e ações. 

Vamos então nos abastecer de dicas para evitar a ira. Quando ela romper suas emoções, faça que diminua a sua força.

Seja cheia do Espírito Santo.
Você dará a melhor escolha para a evasão da ira assim como Jesus demonstrou no evangelho de João:

“Quando já estava chegando a Páscoa, Jesus subiu a Jerusalém. No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro. Então, ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas. Aos que vendiam pombas disse: tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!” João 2.13-16.

Modere, reconheça que está irada.
Você pode ter compulsão alimentar no momento de ira e nem perceber o quanto está comendo e isto pode levar a um processo de culpa e abandono de novos hábitos saudáveis. Chamo a ira de ponto cego; por instantes você fica incapaz de ver a realidade da situação e rapidamente, comete um acidente. E nesta quarentena que estamos vivendo de muito tempo em casa, sem poder ir a academia, distanciamento das pessoas que amamos e com acesso fácil à dispensa da nossa casa devemos ter cuidado com o excesso e compra de fast food. Pois não só uma alimentação monótona pode provocar um ganho de peso, mas uma alimentação diversificada e colorida e ambas estando em grande quantidade. Seja paciente! Use a paciência que há em você!

Faça listas! Uma previsão correta da lista de compras antes de ir ao supermercado e um diário de crescimento espiritual e orações a Deus
Não demore muito para ir ao mercado, pois pode sobrar nas prateleiras somente os alimentos ricos em carboidratos, e no desbalanço da dieta, ocorrerá perda da eficiência do plano de alimentação saudável . Nesta lista, deve conter itens básicos, porém deve haver ingredientes ricos em fibras e estas não são caras como por exemplo: aveia, flocos de aveia, centeio, farelo de trigo, amaranto, gérmen de trigo, farinha de trigo integral. Outras fontes já tem um preço um pouco mais elevado e são: castanhas de forma geral, linhaça, chia, quinoa branca e vermelha, farinha de linhaça, farinha de banana verde, farinha de amêndoas. Todos estes ajudam a equilibrar sua alimentação e favorecem saciedade, equilíbrio hormonal e boa motilidade intestinal. Todas estas têm um tempo de prateleira ideal para este tempo em que não podemos ficar saindo de casa. Busque na internet receitas que você pode fazer como bolos caseiros, pães, tortas salgadas ou simplesmente adicioná-los no arroz, no feijão, salada ou vegetais cozidos.

No seu diário anote coisas do seu coração em palavras a Deus. Aponte as suas fraquezas e dificuldades envolvidas com a ira, quais são as pessoas afetadas por ela, o que sempre escolhe comer nestas horas, qual horário você come além do que precisa e aponte também as mudanças que conquistou.

Resolva a causa da ira antes de dormir (Irai-vos e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira. Efésios 4.26).  
Muitos escolhem comer exageradamente e ainda escolhem alimentos ricos em carboidratos e açúcar no horário da noite para escapar do enfado que o problema está causando. Estes alimentos causam um bem-estar por liberação dos hormônios do prazer (dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina) mas podem provocar desbalanço quanto a qualidade do sono e uma falsa saciedade levando ao ganho de peso. A atividade física gera a mesma sensação de bem estar e você pode realizá-la fazendo uma caminhada no bairro, indo a pé para o trabalho, fazendo exercícios e alongamentos em casa e também, assistindo a um filme de comédia dando altas gargalhadas. Perdoe sempre!

O estresse provocado pela raiva induz querer compensar a sobrecarga comendo muito chocolate, evite!

Como usar a ira para o bem?
Há 4 anos atrás eu tive uma descarga de ira em minha vida, eu me vi em uma foto de família. Eu estava 10 quilos acima do meu peso ideal e já havia me acostumado com a situação, mas naquele dia … aquela foto,  me despertou uma ira, uma indignação que me trouxe mudança de comportamento que carrego até hoje em minha vida. Eu gerenciei minhas emoções clamando ao Senhor Jesus, dizendo que eu não estava conseguindo mudar e que eu precisava dEle. Eu tive a ira e não pequei, eu reagi diante da circunstância com sabedoria, expondo a Deus o meu problema. Criei um diário para que eu tivesse um memorial do crescimento, acrescentei um pouco mais de atividade física e fui reduzindo aos poucos tudo que eu via como excesso em minha alimentação. Emagreci 8 kg e hoje sou feliz com meu corpo e consigo enxergar quando a ira tenta me sabotar. 


Não nos esqueçamos de que as pequenas emoções as quais obedecemos imperceptivelmente, comandam poderosamente a nossa vida. Vincent Van Gogh.