ASSUNTOS DE FAMÍLIA

Filhos e Férias

O ritmo de vida modifica um pouco nos meses de férias na casa de muitas famílias. O planejamento para entreter e ocupar as crianças nesse período, muitas vezes é o foco para os pais.

Antes de iniciar esse período sem aulas, penso que é a melhor hora para refletir e responder as seguintes perguntas:

Como realmente queremos que essas férias sejam?
Como podemos crescer em Deus e com o próximo nesse tempo de férias?

DESFRUTE DAS FÉRIAS COM DEUS

Férias é sinônimo de folga, mas devemos manter a mente alerta de que jamais tiramos folga de Deus, da sua glória e da missão que Ele dá a cada um de nós. Quando viajamos ou nos ausentamos de qualquer lugar que servimos ou da igreja local – Deus ainda nos chama para buscá-lo com todo nosso coração, alma, mente e força. Quando vivemos essa verdade constante, imprimimos no coração de nossas crianças o valor pelo reino e qual é a identidade da nossa família.

A bíblia chama constantemente os que creem, a buscar totalmente e completamente a sabedoria, portanto, em qualquer fase do ano essa busca continua. Não há dúvidas que durante o recesso escolar, todas as atividades extras que as crianças poderão fazer, foram também já projetadas por Deus, para que através dessas atividades pudessem conhecê-Lo mais, amá-lo melhor e terem mais combustível para viver para Sua glória. Que essa verdade possa ser o encorajamento para todas nós liderarmos nossos filhos para mais perto do Senhor em todas as épocas do ano, sem cessar, de forma sábia e intencional em todas as disciplinas da vida.

Numa aplicação prática, te convido que perceba e desfrute da mudança de estações onde você está, envolvendo seus filhos nessa contemplação. Quando abraçamos uma nova estação vemos o poder de Deus em exibição. Nós frequentemente perguntamos a Deus o “por quê” das coisas, mas será que olhamos ao nosso redor o suficiente para ver a presença Dele? Contemple juntos o tempo que estão vivendo.

Determinaste todas as fronteiras da terra; fizeste o verão e o inverno.

Salmos 74:17

Deus criou essa estação a qual você se encontra com uma razão e fronteira, então traga essa grandeza para as crianças experimentarem mais do Senhor, pois é fundamental exaltar o poder de Deus enquanto o mundo parece estar se afogando em tristes tragédias. É importante diminuir o ritmo e refletir no alcance da sabedoria de Deus. Percebendo ou não, somos os maiores influenciadores espirituais de nossos filhos

Nas férias é também um ótimo momento para nós, como pais, investirmos tempo intencional, ensinando os nossos filhos a respeito de Jesus. No entanto, nossas conversas de qualidade não podem acontecer se permitimos que eles passem as férias inteira na frente de uma tela. Deus nos deu a oportunidade única de falar na vida de nossos filhos e ensiná-los o que significa ter um relacionamento com Jesus. Conversas importantes sobre Jesus acontecem quando somos intencionais com o nosso tempo. Peça ao Senhor que traga oportunidades para você compartilhar a verdade da Bíblia com seus filhos e acima de tudo, lembre-se de orar por seus filhos.

A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Tiago 5:16

COLOQUE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR DIANTE DOS SEUS FILHOS

Continue consistente na sua frequência à igreja
Com a escola em recesso fica fácil de sair do hábito de ir à igreja toda semana. Não ir à igreja regularmente ensina nossos filhos que a igreja não é tão importante para nós. Pois o fato de ir a uma igreja local regularmente e participarmos da comunidade solidifica nos corações de nossos filhos a importância de congregarmos.

Transforme a ida à igreja em uma diversão para todos.
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos. (Atos 2:46-47)

Persista na sua busca de um relacionamento pessoal com Jesus.
Quando investimos tempo lendo a bíblia e orando, nossos filhos percebem. O tempo com Jesus muda como educamos nossos filhos e como respondemos a eles. Se isso é um hábito novo para você, aproveite para começar agora. Escolha um bom devocional com sua bíblia e assim você entenderá melhor quem é Jesus e o quanto Ele te ama. Não deixe que a mudança de agenda te impeça de continuar crescendo na sua caminhada com Jesus. Lembre-se sempre que você é a maior influência espiritual para seu filho.

O propósito de se aproximar de Deus não é apenas discernir o nosso destino, mas também de levar a nossa família e aqueles mais próximos de nós a salvação.

Leia com eles um devocional, apropriado para a idade deles.
Encontre uma hora que melhor funcione para sua família e faça um devocional diariamente. Uma leitura de um simples verso e uma pequena oração fará uma grande diferença na sua família.

Envolva seus filhos no servir
Não transforme isso num projeto muito grande. Muitas vezes pequenas coisas como preparar uma refeição em família e entregar a uma família que recentemente ganhou um bebê, pode fazer um grande impacto em como os nossos filhos veem Jesus. Jesus deixou o exemplo de servir e nos chama a servirmos uns aos outros do mesmo modo altruísta que Ele fez.

Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.  Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. (João 13:14-15)

Vamos aproveitar esse tempo com as crianças e sermos como Jesus, procurando oportunidades para servir as pessoas ao nosso redor. Acho que todos nós apreciamos ensinar os filhos a pensar mais em outras pessoas do que em si mesmos.

Sua família seu ministério
Veja sua família como uma oportunidade ministerial. Sente-se e tenha uma conversa de qualidade com seus filhos, todos juntos. Pergunte (e realmente se importe) sobre o que está acontecendo com cada um deles mesmo quando superficialmente tudo parecer normal aos olhos. Com sabedoria penetre no profundo de suas almas. Se relacione olho no olho com expressão de carinho, separando tempo sem distração para mostrar que eles são importantes e que o Senhor nunca os abandonará.

Eu creio que se você aproveitar esta oportunidade, ficará surpresa com a reação de todos de sua casa e será abençoada por causa disso.

DICAS DE LEITURA

Um comentário

  • helaine

    Excelente texto. Precisamos vigiar em todo tempo, mesmo em tempo de férias. A palavra nos ensina a buscar a Deus sem cessar, mesmo em tempo de descanso.

Deixe uma resposta