DEVOCIONAL

Feliz Natal!

Chegou Dezembro e já está tudo decorado para o Natal em muitos lugares. É uma época do ano onde incontestavelmente as decorações, luzes e cores nos fazem ficar maravilhados com tanta beleza, criatividade e requinte. 

A cada ano surgem também novas tendências nessa área da decoração. Isso me alertou para uma análise íntima do tempo em que vivemos e a forma que desejamos  intencionalmente que esse Natal seja vivido em nossa casa.

Eu observo que os tempos modernos tem roubado a essência da adoração. Estamos viciados no mundo das imagens. Se estivermos sozinhos, sem nada ao nosso redor, mesmo assim corremos para as imagens, tudo que possa encher os nossos olhos. Deus é invisível aos olhos. Havia um ditado que dizia que a melhor maneira de ver o invisível é fechando os olhos. Isso me leva a contemplar a Deus de uma forma melhor, pois sei que preciso de um momento de solitude com Ele a cada dia que Deus me permita existir. 

 “Não faça para si espécie alguma de ídolo ou imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou no mar.”

Êxodo 20:4

Nessa passagem, vejo que Deus está nos comunicando também que Ele é invisível e que quando nos deixamos levar pelo vício do mundo das imagens, perdemos os olhos da contemplação verdadeira.
É importante nesse tempo reservamos num momento especial para buscar em Deus a íntima e pessoal mensagem que mais um Natal vem trazer pra sua vida pessoal e/ou seu contexto familiar.

Prepare o seu coração

É importante uma preparação antecipada de nossos corações e nossas mentes para trazer a essência que esse tempo de confraternizações revela, o nascimento de Jesus Cristo, Rei dos reis e Senhor dos senhores,  para ser celebrado com toda riqueza de nossa alma, mente e coração, fazendo valer a pena para o Senhor. 

Porque Natal?

A palavra encarnada, Cristo, veio para morrer pelos pecadores, para recebermos a Graça. Jesus foi nosso substituto.
Ele veio para dar a sua carne por nós porque somos feitos de carne. Ele veio para ter carne para poder sofrer, pra ter costas para ser chicoteada, mãos para serem furadas. Esta foi a maneira que a graça poderia chegar aos pecadores e a sua vinda foi para que tivéssemos vida abundante. Somos humanos por isso Ele veio como ser humano.

Alegria ao mundo

O dia de Natal e como nós o celebramos, como todo mundo o celebra, deve marcar um evento que é dez milhões de vezes mais importante do que qualquer evento que já aconteceu nos últimos dois mil anos desde que Jesus ressuscitou dos mortos.

Deus, o Criador do universo, infinitamente santo, justo, sábio, bom, sustentando o universo pela palavra de seu poder (Hebreus 1: 3) absolutamente independente de nós e não precisando de nós, existindo para sempre sem nós, assumiu a natureza humana e entrou neste mundo precisamente para morrer pelos pecadores, para que pudéssemos viver eternamente em alegria com ele e não perecer sob a ira de Deus. Creio que tudo isso foi a beleza que o anjo disse no nascimento de Jesus.

“Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo! Trago boas notícias, que darão grande alegria a todo o povo. Hoje em Belém, a cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo,o Senhor!

Lucas 2:10-11

Objetivos nas tradições no Natal

  • Seja amplamente centrado em Cristo. E assim você experimentará em absoluto o que disse o anjo no primeiro Natal; ” dará grande alegria” (Lucas 2:10), quando você realmente vive essa mensagem então  o real efeito do Natal permeia em sua vida!
  • Repense tudo o que as pessoas globalmente costumam fazer para viver o Natal. Você vai experimentar que algumas coisas irão  permanecer em sua casa, que vieram com você ao longo da sua vida como tradição, e outras vão ter que ir embora. Outras serão adaptadas e outras novas serão criadas. O Espírito Santo é o espírito revelador de toda verdade em você e em todas as coisas Ele aponta para Jesus.

Anuncie 

“Seja bendito o Senhor, o Deus de Israel,pois visitou e resgatou seu povo. Ele nos enviou poderosa salvação da linhagem real de seu servo Davi, como havia prometido muito tempo atrás por meio de seus santos profetas. Agora seremos salvos de nossos inimigos e de todos que nos odeiam. Ele foi misericordioso com nossos antepassados ao lembrar-se de sua santa aliança, o juramento solene que fez com nosso antepassado Abraão. Prometeu livrar-nos de nossos inimigos para o servirmos sem medo, em santidade e justiça, enquanto vivermos.” Lucas 1:68-75

Espalhe a alegria do Natal por onde você estiver com pessoas diferentes e suas distintas histórias de vida.

Em cada Natal, assim como foi no primeiro, há muitas pessoas que não sabem que Deus veio ao mundo como um bebê chamado Jesus (Lucas 2:21). Ou elas não conhecem a importância desse evento: “… boa nova de grande alegria a todo povo” Lucas 2:10. Sim para todos os povos! Independentemente da nacionalidade, cultura, gênero ou situação financeira. A vinda de Jesus foi para nossa reconciliação com o próprio Deus e assim um eterno desfrute de Seu amor, alegria, paz e esperança. Desde uma vizinha a um colega de trabalho, todos precisam ouvir esta maravilhosa notícia.

No primeiro Natal os anjos foram os portadores destas boas novas. Hoje, Deus quer agir por meio de nós para levarmos a história aos outros.

A boa-nova do nascimento de Jesus é a fonte de alegria para todos nós.

O próprio Senhor é quem vai te nortear nesta linda arte de celebrar a riqueza do Natal em sua profundidade. Que Ele te use para tocar a vida de outros com as boas-novas da Sua vinda.

Por meio das minhas palavras, quero te incentivar a refrescar sua mente, coração e alma para esse tempo tão especial do nascimento de Jesus, que mudou minha vida e a sua para sempre.
Que possamos aquietar nossos olhos na contemplação somente do nosso salvador, o aniversariante e vigiarmos diante de tantas distrações. Lanço a você o desafio de se atentar ao seu Natal reavaliando o aponta para Jesus ou não, permitindo assim o Espírito Santo te liderar em verdade a toda vontade do Senhor para sua vida e sua casa. O reajuste de adicionar e manter tradições pode ser importante para colaborar para que as gerações depois de você prossigam no foco adorando e recebendo Jesus.

Em meu coração apenas arde o desejo que todas nós possamos viver nesse tempo moderno, com uma mente, coração e um estilo de vida que bendiga unicamente a Jesus.

“Então Cristo habitará em seu coração à medida que vocês confiarem nele. Suas raízes se aprofundarão em amor e os manterão fortes.”

Efésios 3:17