NUTRICIONISTA

EU COMO PÃO COM MANTEIGA

Imagine esta cena: Uma mulher, pode ser solteira ou casada, uma mãe, que trabalha fora, cuida da casa, sentindo-se encurralada por perguntas sobre alimentação, revela: “Como pão com manteiga”. Um enorme silêncio inunda a conversa e ela escuta desta pessoa um: “então… já sei porque não emagrece”. Você pode ter ouvido a mesma frase de amigos, parentes, da vizinha, de profissionais da área da saúde e, claro da sua consciência culpada por não atingir o peso que tanto deseja. Confesso que já fiz isto com algumas pessoas. E o que colhi? Mais e mais relatos de que elas não conseguiam ficar sem comer um pãozinho com manteiga e o pior, é que muitas acabavam em compulsão quando este estava disponível aos olhos.

No versículo abaixo, o Senhor diz através de Paulo:
“Cristo vai conservá-los firmes até o fim para que no dia da volta do Senhor Jesus Cristo vocês não tenham CULPA de NADA” (I Coríntios 1.8). Portanto, livre-se da culpa!

UMA ESCOLHA PESSOAL

Para os dias atuais, esta revelação é quase um pedido de exclusão do grupo das melhores amigas, dos seus colegas de trabalho, e como consequência disso, as pessoas omitem o consumo de alimentos proibidos para se sentirem menos culpadas quando o assunto é emagrecer e principalmente alimentação saudável.

O ponto de vista de comer pão com manteiga não é fazê-lo diariamente, mas sim, seguir com uma variedade de opções para o café da manhã que possa substituí-lo para que seu corpo receba nutrientes de outros alimentos evitando também a monotonia. O pão com manteiga pode ser uma escolha individual porque outras pessoas podem não se sentir tão atraídas assim por este alimento em seu café da manhã.

A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ

Um estudo feito em 2018 com a população francesa (amostra final incluiu 426 crianças, 250 adolescentes, 595 adultos mais jovens e 445 adultos mais velhos) demonstrou que os consumidores de café da manhã em todo o mundo normalmente têm valores mais baixos de IMC (Índice de massa corporal – relação do peso atual e altura ao quadrado) em comparação com os não consumidores, sugerindo que o consumo do café da manhã facilita o controle do peso corporal. Na América, não tomar o café da manhã aumentou ao longo dos anos em paralelo com o aumento da obesidade. Nos últimos anos, no entanto, a influência causal do consumo de café da manhã no controle do peso corporal tem sido questionada. E o estudo mostra uma formulação de café da manhã saudável com carboidratos que vem dos cereais e frutas e também uma proteína de lácteos.

Apesar de ser um menu típico em quase todo o mundo, muitos tem deixado de tomar o café da manhã, e também excluído o pão francês e correlatos por achar ser mais saudável. Em contrapartida, a opção de não “pular” esta refeição, é mais benéfica por aumentar o aporte de fibras importantes provenientes de grãos integrais, sementes e oleaginosas. Mesmo aqueles indivíduos que dizem não conseguir se alimentar na primeira hora do dia é importante o encorajamento desta mudança de comportamento para que seu corpo se abasteça de energia, proteínas e gorduras adequadas. Por que mudança de comportamento? Porque este pode ter sido passado como certo, e sua mente e corpo aceitaram. 

Outra evidência a considerar, é que um café da manhã prestando atenção na quantidade ingerida, sem pressa e sem estímulos externos como a TV, internet, contribui com o controle da compulsão nesta refeição. A atenção plena no alimento escolhido ( … e pode ser o pão com manteiga) permite saborear e perceber o bem estar e a saciedade que este está provocando em seu corpo. 

Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar, a comida. Jó 34.3

DICAS

– Diga não a monotonia alimentar. Coma o pão francês, sem culpa. Escolha-o com manteiga, ou com geléia caseira, com queijo, requeijão, torradinho com um pouco de azeite, com ovos mexidos… há uma infinidade de forma de comer o mesmo alimento. E além disso, pode substituí-lo por cuscuz de milho ou tapioca adicionados de uma farinha integral (aveia, chia, linhaça, quinoa em flocos…). Outras opções como panquecas salgadas e doces, bolos caseiros, biscoitos pode ser uma boa escolha. Em todos os casos, caso não saiba como substituir procure um nutricionista.

– Se estiver apressada, não deixe de se alimentar em casa e preparar seu café da manhã. Há opções de vitaminas de frutas e shakes feitos com farinhas integrais, frutas e bioativos como cúrcuma, canela, gengibre, cardamomo… o importante é variar seu café da manhã aliado ao prazer de comer bem e equilibrado. 

– Seja diligente em cuidar do corpo como Deus fala em sua palavra, pois ele é o templo do Espírito Santo.
“Aplica o coração ao ensino e os ouvidos às palavras do conhecimento “ Pv. 23.12.

“Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. “ Tg 1.4. Em todas as áreas fiquem atentas a perseverar em todo o tempo.