DEVOCIONAL

DEVOCIONAL – Orgulho

Esse é um vilão sutil na nossa vida emocional que corrompe relacionamentos, nos separa de Deus e pouco a pouco, se não for dado a devida atenção, vai transformando ou mascarando nossa identidade em Cristo.

Por ter muitas faces, o orgulho é um bloqueador da abundância de Deus para nós e nos atrapalha a viver em liberdade para a glória de Deus. O orgulho nos mantém cativos de nós mesmos e em nós mesmos.

Para lutarmos contra esse pecado que destrói, primeiramente é necessário mapeá-lo em nossa vida com a total entrega a liderança do Espírito Santo para que Ele revele a verdade de onde realmente o orgulho tem se salientado em nossos comportamentos e de uma vez ser curado em nossos corações.

“Todo mundo lida com orgulho, mas nem todo mundo sabe disso porque o orgulho aparece em formas muito sutis.”

John Piper

A FÉ MATA O ORGULHO

A fé é o único caminho para a nossa salvação, assim designou o próprio Deus. E no caminho da fé o orgulho é excluído completamente. 

A fé por sua natureza, é tirar os nossos olhos de nós mesmos e colocar somente em Deus.
A fé exclui toda vanglória própria. Quando nos vangloriamos estamos atestando que não estamos confiando em Deus, quando não há vanglória é porque a confiança é  total em Deus. É importante você observar os dois lados.

“Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à Lei? Não, mas no princípio da fé. “ Romanos. 3:27

A fé por si sozinha é um presente de Deus.
Deus apontou a fé como único caminho para salvação pois assim exclui toda possibilidade de vanglória . E no topo de tudo isso a fé é dada por Deus.

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;  não por obras, para que ninguém se glorie” Efésios 2:8-9

HUMILDADE CRISTÃ

A humildade que vemos na palavra de Deus é o solo fértil para que todas as bênçãos que Ele tem para nós se frutifiquem, num coração manso e dependente. É uma humildade enraizada no evangelho, na mensagem da cruz, na exaltação de Jesus.
Queremos estar num lugar onde a graça de Deus possa nos alcançar se manifestando de uma forma completa em nós. E a graça de Deus é atraída pelos humildes de coração.

“Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.  I Pedro 5:5-7

Humildade fala da graça de Deus. Tudo que temos é um presente de Deus. Ele tem o controle soberano sobre tudo.
Um coração ensinável e humilde se alegra e concorda que Deus tenha absoluto credito por nos escolher e ter nos chamado para Ele mesmo, dizendo:  Deus me escolheu, Deus me acordou da morte espiritual pra vida, Ele me salvou! Sempre exaltando a graça de Deus em tudo.

“Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte.  Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante dele. É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”. I Coríntios 1:26-31

Tudo que temos e somos é dom de Deus, presente imerecido. Muitas vezes a raiz de nossas vanglórias estão em nossas características que são peculiares pois cada alma tem um dom específico. 

Quaisquer que sejam os talentos que você tenha, qualquer inteligência que tenha, qualquer habilidade, qualquer aparência, qualquer pedigree, qualquer propriedade, qualquer influência, deixe de lado todo orgulho porque é um presente gratuito. Se você acha que eles são pequenos, não se desespere porque eles são os dons de Deus para você.

Uma pessoa genuinamente humilde de coração não busca massagear seu ego ou correr atrás de sua própria reputação. Está sempre interessada em como servir o próximo melhor, em como orar pela vida dos que estão ao seu redor. Isso é o que ocupa seus pensamentos.

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.” Filipenses 2:3

A raiz da humildade cristã é o evangelho de que Cristo morreu por nossos pecados e o quanto somos pecadores e dependemos da graça.

DEPENDÊNCIA NA PROVIDÊNCIA DE DEUS

O manso de coração não quer estar no comando. Ele se alegra em dizer: “Deus reina sobre as batidas do meu coração, minhas ondas cerebrais, tudo e todos estão sob Seu controle soberano.” 

“Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”.  Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.  Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Tiago 4:13-17

Assim devemos dizer:
● “Se o Senhor quiser, viveremos o resto deste dia ou não.”
● “Se o Senhor quiser, iremos ao shopping esta semana ou não.”
● “Se o Senhor quiser, entraremos em nosso carro e voltaremos para casa, e chegaremos lá ou não – e Ele decidirá.

Somos mulheres cheias do Espírito de Deus e tenho convicção que não seguimos nossos dias com arrogância e altivez no falar ou agir, porém com uma análise e reflexão na intimidade de nossos pensamentos e emoções, podemos encontrar um amargo orgulho que só você e Deus sabem. Isso é parte da nossa natureza caída, então, é nesse lugar secreto que venho hoje encorajá-la  em oração, a sondar o seu coração na presença do Senhor e entregar em redenção qualquer auto suficiência aos pés da cruz e como exercício diário ore Salmos 139:23-24.

“Sonda-me, ó Deus,e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.”

Deixe uma resposta