Uma devoção integral a Deus, esse foi o “grande mandamento” que Jesus respondeu a um fariseu que lhe perguntava:
_ Mestre qual é o grande mandamento da lei? (Mt.22:36)
“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração , de toda a tua alma e de todo teu entendimento.” Mt. 22:37
Jesus deixa claro que o começo de tudo está no correto relacionamento com Deus.
A Palavra do Senhor ordena, claramente, que devemos nos entregar a Deus, obedecendo a sua Palavra e submetendo-se a sua vontade. Ainda que o “entregar-se” possa não ser fácil , o verdadeiro seguidor de Jesus experimenta liberdade ao viver somente em submissão a Deus.
Entrega significa render-se, deixar-se dominar voluntariamente à autoridade de outro. A nossa autoridade suprema está em Deus. A confiança completa nEle faz com que abandonemos o direito de dirigir a nossa própria vida. Quando nos entregamos, demonstramos que o nosso Senhor age melhor.
Nosso Pai Celestial tem planos e sonhos já estabelecidos para o nosso propósito, assim diz Sua Palavra (salmo 139:13-14), entregar-se em submissão a vontade Dele para nós é uma prática diária.
Na entrega é onde o propósito toma forma! Na cruz Jesus exemplificou a total submissão a vontade de Deus e em seguida Deus ilustra a benção inevitável dessa entrega obediente com a ressurreição e exaltação de Jesus no céu.
“Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga -me.” Lc. 9:13
O primeiro ato de entrega na vida cristã é no momento da conversão. Depois durante toda vida a entrega diária deve permanecer, pois, não mais vivemos e sim Cristo vive em nós. A nossa vontade e desejos devem morrer favorecendo os de Cristo. Queremos que Ele tenha seu caminho em nossas vidas.
Quando definimos a palavra ENTREGA parece simples e fácil , porém percebo que a arte de render-se é mais fácil na teoria do que na prática.
O que a prática da entrega realmente envolve?
Recentemente Deus vem me mostrando que há algumas chaves:
1. Buscar a Cristo diariamente
Na consagração diária vemos o fruto do Espirito crescer em nós, um refrigério permanente. Nossa oração da manhã deve ser de entrega, pois o Senhor nos deu esse dia para viver para sua glória, o que Ele quer que façamos hoje? Essa é a pergunta que devemos fazer todo dia ao Senhor.
2. Modificar sua forma de pensar
Para termos a perspectiva de Deus em nossas vidas, a arte da entrega começa em nossa mente. Isso só é possível acontecer através da oração e meditação na Palavra.
“E não vos conformeis com este século , mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
3. Disciplina Espiritual
É fundamental para o crescimento e desenvolvimento da nossa vida como cristãos . A disciplina espiritual é um processo contínuo que nos ajuda a crescer em Cristo e a conhecer a vontade de Deus nos libertando do pecado. É tanto uma atitude de entrega quanto uma vida de santidade, que deve ser cultivada ao longo de toda nossa vida.
Nossas emoções sempre oscilam, mas no processo da disciplina experimentamos o que Deus tem para nós.
“Toda disciplina com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto,produz fruto pacífico aos que tem sido por ela exercitados, fruto de justiça.” Hebreus 12:11
Submeter a nossa vontade em favor da do Senhor é um esforço diário e consciente. Para que estejamos alinhados nos caminhos do Senhor precisamos estar em conexão com Ele deixando que Deus guie as nossas ações.
Eu te desafio a entrar por esse caminho de entrega e total submissão a vontade do Senhor deixando que Ele transforme os seus pensamentos, buscando a Cristo diariamente com disciplina. As transformações em sua vida serão incríveis e você viverá alinhado com a perfeita vontade de Deus.
“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração .” Jr. 29: 11-13