DEVOCIONAL

DEVOCIONAL – A alegria constante no viver

Deus quer que desfrutemos da vida todos os dias. Ele não só quer que vivamos mas que desfrutemos do estar vivos. Ele quer que vivamos com alegria abundante.

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (ao máximo. até transbordar) João 10:10

Através das minhas próprias experiências, venho aprendendo que se você não tiver alegria de espírito, não importa o que você tem ou o que você faz ou o quão grandiosa seja a circunstância que você vive, se não houver alegria, isso não terá o mesmo significado.

Jesus nos fala que se nós permanecermos Nele, nós vamos experimentar a vontade de Deus para nossas vidas e tudo o que Jesus tem será nosso. (João 15)

Permanecer significa fazer Jesus a pessoa mais importante em sua vida, vivendo e permanecendo Nele, e fazendo tudo em sua vida girar em torno dele. Dessa maneira carregamos o fruto de uma vida em Deus e é aí que a verdadeira alegria de Deus é liberada em nós.

Existem muitos benefícios quando o nosso foco está em Jesus. Quando estamos prestando atenção nEle, não nos concentramos nos problemas do mundo, e poderemos viver com a paz e a alegria de Deus. Outro benefício de viver dessa maneira é que isso nos impede de ficarmos constantemente estressados, vivendo no modo de sobrevivência a cada dia.

As crianças nos são exemplos, elas estão abertas a novas aventuras e veem a vida com um deslumbramento humilde, maravilhados. Olhamos para a carinha de uma criança e não existe nenhuma preocupação. Vivem cada um de seus dias numa nítida intensidade.

O tamanho das pessoas é medido pelo coração delas. Nunca podemos perder nosso coração de criança, no sentido de nos lançarmos ao Senhor.

“Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele”. Marcos 10.15

É fato que a vida tem seus desafios e suas tristezas. Como também é tão real e verdadeiro que as misericórdias do Senhor não têm fim e são renovadas a cada manhã. Elas podem adentrar em nossas vidas a qualquer momento, estão sempre presentes, nós as vemos quando vivemos com expectativa infantil, observando e esperando por aquilo que só Ele pode fazer.

A bondade de Deus não é definida somente pelas nossas circunstâncias imediatas pois a Sua fidelidade é maior do que as dificuldades da vida.

A ORIGEM DA ALEGRIA

Alegria é a presença do Espírito Santo.

“E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.” Atos 13. 52

Alegria não é um momento de euforia com uma boa notícia. Alegria é um fruto do Espírito Santo!

“ Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gl 5.2,23

Não é necessário estar sorrindo, porque com essa alegria é possível suportar a mais terrível tragédia e ainda permanecer firme. Se alegrar no Senhor não significa estar sorrindo sem parar.

Quando nos alegramos no Senhor, não nos entregamos as ondas de tristeza que querem nos afogar. Temos que parar de viver submissos a essas ondas.
Com olhos no Senhor recebemos Dele e somos guiados por Ele, só por Ele somos movidos. Devemos fazer a escolha diária de viver por devoção e não por emoção.
A palavra nos chama de inconstantes nos nossos caminhossemelhante às ondas do mar impelida agitada pelo vento. Tiago 1. 6-8
No instante que você percebe sua relevância para Deus, para os demais e para você mesmo, a alegria flui como um rio.

Quando a alegria do espírito está em você, o mundo é contagiado.

A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito. Salmos 15:13

Somos separados para viver uma vida, cumprindo a verdade, obedecendo a Deus, respeitando sua autoridade como palavra final, vencendo o mal com o bem e desafiando o ódio abraçando o amor.

CONTENTAMENTO

Em sua vida existem áreas de limitações que podem ser emocionais, físicas ou intelectuais que te impedem de ser, ter ou fazer o que te dá alegria. Paulo foi ousado em nos dizer que se gloriava em sua fraqueza porque quando estava fraco o poder de Deus se revelava nele.

“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” 2 cor. 12.9

Qualquer que seja sua circunstância hoje, ela é um presente de Deus e é com esse presente que devemos servi-lo e não com outro.

Enxergar dessa maneira nos capacita a fazer o que devemos com confiança e coragem. Em vez de reclamarmos, sentirmos pena de nós mesmos ou nos excluirmos; nos tornamos disponíveis para Deus e seus propósitos.

Não sei o que Deus tem para mim e para você, mas sei que não nos cabe preocuparmos com isso. Nosso foco hoje deve ser apenas aceitar a vontade de Deus como ela é e ficarmos contentes, sabendo que no amor, na sabedoria e na providência de Deus este momento é o melhor que pode existir.

O contentamento nos capacita a crescer onde Deus te plantou!

Armadilhas que sabotam nossa alegria

Circunstâncias – Elas nos deixam vulneráveis espiritualmente se não tivermos Jesus como o centro do nosso viver.

Pessoas  – Com os pés na rocha que é Jesus e firmes na aliança com o Senhor, vamos ouvir somente o que Deus fala a nosso respeito, mesmo quando barulhos chegam perto de nós.

Bens materiais  – As coisas não podem determinar a sua alegria, o que você tem em Deus sempre será maior do que o que você tem na vida.

Ansiedade – É fundamental manter diariamente sua disciplina espiritual se encontrando com o Senhor num momento íntimo de conversa, no seu lugar secreto em devoção onde nada te influência, só você e o Senhor. Ele te levará a um lugar de confiança. (Ansiedade é falta de confiança.)

Pecado – Quando você peca, você perde a alegria. É impossível ser feliz vivendo em pecado, pois o pecado não agrada o Senhor.

Apego ao passado – Nem o passado bom, nem o passado ruim devem tomar os nossos pensamentos. O passado não pode ser nossa referência ruim ou boa, pois se a ele estivermos presos, não viveremos o que Deus tem hoje para nós.

Falta da percepção da presença de Jesus – Devemos ser intencionalmente conscientes que o nosso Deus é um Deus de perto é não de longe e Ele faz parte do nosso caminhar diário. A Diferença entre a alegria e a tristeza é estar consciente da presença de Jesus. Então em qualquer situação que venha do Senhor, você terá paz.

Nossos pecados e nossas lutas não mudam quem Deus é. Ele segue sentado em seu trono de glória. As adversidades nos fazem crescer, portanto, coloque seus olhos no Senhor, que é o bastante.

Oro ao nosso Deus para você mulher, que lê essas palavras, receba a convicção de toda verdade pelo Espírito Santo do Senhor para sua vida, e que durante seus dias você possa perceber na sutileza do Espírito quando houverem momentos que estejam tirando você do foco de trazer Jesus para o centro de seus pensamentos e de tudo que você é. Que o próprio Senhor seja o seu alicerce para ter uma fé como de uma criança te fazendo fluir com alegria em todas as áreas de sua vida. Em Jesus, amém.