DEVOCIONAL

Como Criança

Todos os dias temos louvores como música ambiente em nossa casa enquanto ao mesmo tempo todas as dinâmicas do lar estão tomando lugar. Algo me prende a atenção e enche o meu coração de alegria. Eu vi minha filha sozinha na sala, dançando graciosamente, com grande empolgação cada parte dos louvores. Ela rodopiava, abria os braços e até levantava os pés de acordo com a música.  Confesso que senti desejo de me juntar a ela, mas não foi o que fiz. Porém, observá-la me levou a meditar na sua alegria que se expressa tão inconscientemente e a empolgação e admiração da infância.


Sei que devemos crescer, amadurecer e deixar as “criancices” para trás. Porém, jamais deveríamos perder a alegria e a empolgação, especialmente em nosso relacionamento com Deus.

Quando Jesus vivia na terra, acolhia as crianças e frequentemente se referia a elas em Seus ensinamentos.

“E lhe perguntaram: “Não estás ouvindo o que estas crianças estão dizendo? Respondeu Jesus: Sim, vocês nunca leram: dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor?

Mateus 21:16

Me encanta refletir na passagem quando Jesus repreendeu os discípulos por tentarem evitar que os pais trouxessem os seus filhos para serem abençoados, é grandioso o ensinamento do Senhor aí.

“Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: “Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.”

Marcos 10:14

Jesus se referia às características infantis como: alegria, empolgação, simplicidade, dependência, confiança e humildade. Tais características nos deixarão mais receptivos a Ele. A vontade e desejo ardente do Senhor é que corramos para o Seus braços.

Com um coração infantil, nossa fé sempre vai brilhar com maior intensidade.

É isso que Jesus tem em mente quando nos ensina sobre se tornar como uma criança. Experimentar a vida de Deus requer humildade como a de uma criança.

Amadurecer para se Diminuir

“…O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria.”

1 Coríntios 8:1,2

Nessa passagem, Paulo nos aponta o princípio que afirma:

O verdadeiro conhecimento está a serviço do amor. Se o seu conhecimento não produz amor, você ainda não possui o conhecimento.

Em se tratando de fé, o uso correto da sua mente madura é por causa de sua fé infantil.

Devemos crescer (amadurecer) em nosso pensamento, para que possamos crescer (diminuir) em nossa humildade, para que possamos ter fé como a de uma criança.

De que maneira?
Não permanecendo ignorantes, pois Deus nos deu as Escrituras para que possamos aprender, crescer, amadurecer, raciocinar e nos tornarmos estudantes, discípulos e seguidores de Jesus Cristo.

Em se tratando da prática, tornar-se como uma criança significa mantermos as maravilhosas qualidades e belas características de uma criança que a vida neste mundo pecaminoso tende a arrancar de nós.

Como o quê?

Ternura de consciência.
Abertura sobre emoções e sentimentos.
Criatividade e imaginação.
Maravilha e admiração.
Alegria.
Esperança eterna.
Lúdica e humor.
Confiar em.
Perdão fácil.
Amor eterno.
Exuberância e energia ilimitadas.
Sempre pensando o melhor na vida e nas outras pessoas.
Disposição para aprender e crescer.

Essas são qualidades que tendem a definir as crianças, mas que são retiradas das pessoas quando elas encontram o pecado e o quebrantamento deste mundo.

Como adultos, muitas vezes ficamos entediados com tantas coisas. Até questões naturais, às vezes nos aborrecem como o tempo, insetos e muito mais.

Nos tornamos cansados ​​e desinteressados.
Os adultos guardam rancores, abrigam medos e continuam zangados.
Os adultos se recusam a perdoar.
Os adultos se lembram dos desprezos.
Os adultos perdem a esperança porque suas esperanças foram frustradas e destruídas diversas vezes.
Os adultos fazem as coisas “porque sempre foram feitas assim” e têm dificuldade em imaginar algo diferente.

Mas as crianças não se comportam dessa maneira e nem Jesus.
Uma das coisas que atraiu as pessoas a Jesus é que Ele era “infantil”, simples!

Isso significa que faltou sabedoria e entendimento? Longe disso. Jesus era “infantil” porque estava cheio das maravilhas da vida, da esperança para a humanidade e da beleza da criação.

Jesus viveu com admiração pela vida, por Deus e pela humanidade.

“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.”

1 Coríntios 13:11

Vejo aqui um encorajamento no princípio, em confiarmos como uma criança e  pensarmos como um homem.

“Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos.”

1 Coríntios 14:20

Fé e Humildade

Imagine uma criança em um carrinho de bebê numa fila de banco com sua mãe e todas as pessoas ao seu redor preocupadas com suas finanças. Ele está dormindo neste ambiente totalmente público, ansioso e financeiramente dirigido. Por quê? Porque ele sabe que a sua mamãe está bem ali. O bebê não se preocupa de onde virá sua próxima refeição. Ele não se preocupa com as finanças, e se irá conseguir pagar a faculdade. Minha mãe está bem atrás do carrinho. Isso é o que ele incontestavelmente sabe. Se ele não acreditasse nisso, entraria em pânico. Mas isso é fé.

Portanto, a fé infantil é uma fé humilde que fica sentada no carrinho, acreditando que Deus está atrás de nós e não fica ansiosa com todo tipo de coisa. Eu de todo meu ser creio que a razão pela qual Deus nos deu cérebros maduros, raciocínio sofisticados, é para entendermos a Bíblia e a obra de Deus o suficiente para nos tornarmos esse tipo de criança.

“E disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.”

Mateus 18:3,4

A palavra de Deus nos ensina a depender Dele em nossas necessidades diárias. Nosso Pai celeste nos ama e nos valoriza mais do que somos capazes de compreender. Então, ao invés de cultivar qualquer preocupação ou tentativas de solucionar algo em sua vida, se entregue Aquele que promete cuidar de você e infalivelmente se demonstra sempre fiel.


A fé e humildade são uma só. Nesta unidade, devemos aceitar nossa posição de dependência pois nada podemos senão o que pela Graça nos é concedido.

Em Cristo, oro para que Ele nos ajude a sermos mais infantis em nosso relacionamento com Deus. Que só Ele possa nos maravilhar com tudo que Ele já faz, nos capacitando diariamente a confiar nEle e não nos permitindo nos estribar no nosso próprio entendimento.

 Não devemos nos preocupar com o amanhã porque Deus já está lá.

Num momento de intimidade com o Pai, quero te convidar a se entregar nesse louvor. Cante de todo o seu coração e de toda sua alma se humilhando sob a poderosa mão de Deus, e Ele a exaltará.
Eu te asseguro que Ele te fará descansar em Seus braços de amor.