DEVOCIONAL

Um papo de coração

Jesus em seus ensinamentos traz a nossa consciência sensível, a centralidade de Deus em tudo que somos, fazemos ou sentimos na nossa alma. Expressando esses ensinamentos que estão no nosso interior, podemos experimentar um impacto na sociedade e assim um mundo transformado, ou melhor, a sociedade é o reflexo do que está no coração de cada indivíduo. No entanto o objetivo de Jesus não é fazer uma reforma nas condutas da sociedade, mas mudar os corações de pecadores como eu e você.

JESUS SE PREOCUPOU COM O NOSSO CORAÇÃO

“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.”
Mateus 5:8

A primeira coisa que aprendemos com essa bem-aventurança é que Jesus está preocupado com o nosso coração.

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior fique limpo!”
Mateus 23:25–26

Não é suficiente limpar as nossas atitudes na exterioridade.

QUEM É VOCÊ

O seu coração revela quem você é. Os seus pensamentos secretos, seus sentimentos, aquilo que ninguém mais sabe, apenas Deus, define quem somos. O que você é nas raízes invisíveis, importa tanto a Deus quanto o que você é nós externos visíveis.

 “O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” 1 Samuel 16:7.

NO CORAÇÃO ESTÃO TODAS AS QUESTÕES DA VIDA

 “Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’.Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.”
Mateus 15:18-19

“Considerem: Uma árvore boa dá fruto bom, e uma árvore ruim dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.”
Mateus 12;33-34

Portanto o coração é totalmente crucial para Jesus. O que nós somos no mais profundo do nosso interior é o que Ele mais se importa. Jesus não veio ao mundo simplesmente porque nós temos alguns hábitos ruins que precisam ser quebrados. Ele veio ao mundo porque nós temos corações tão imundos que precisam ser purificados.

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

PUREZA

A essência da pureza é estar livre de duplicidade e hipocrisia, é ter singularidade no coração. Esta é a raiz da perfeição e da integridade.

Tiago admoestou que devemos seguir a pureza e sinceridade de coração para com Deus. A impureza de um coração dividido é chamado de um coração fingido em salmos 12:2

Quando Jesus chamou de bem aventurados os puros(limpos) de coração mt.5:8, Ele afirmou que a verdadeira felicidade é amar a Deus de todo coração, desejando que toda a vida do cristão agrade a Deus, o qual nunca se satisfaz com nada que é relacionado ao mal.

Teus olhos são tão puros que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade. Então, por que toleras os perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios devoram os que são mais justos que eles? Hc. 1:13

Pureza exige remoção de tudo que pode separar a pessoa da santa presença de Deus.

Ser puro significa ter uma mente única, livre do conflito de uma personalidade dividida, é estar livre de falsidade, hipocrisia ou máscaras. 

Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra. Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor. 2 timóteo 2:21-22

Com a esperança de ver a Deus, nós começamos a manter um relacionamento de amor com Ele, baseado na integridade e na singularidade de um propósito. Pois uma pessoa pura não pode existir sem um coração firmado no Senhor.

Seja uma mulher corretamente ligada a Jesus Cristo e assim você obterá a pureza no coração e na vida.

INTEGRIDADE

 “Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. “
1 Crônicas 29:17a

Muitas vezes se associa a palavra “integridade” a reputação, como sendo uma questão da aparência externa. O que na verdade é um atributo do caráter, uma realidade interior referente a singeleza de coração e mente e a um desenvolvimento de um caráter imaculado que se dedica a um código moral exemplar.

Há um modelo de integridade que você e eu queremos seguir e está na biblia, marcado por traços distintos:

  • Atos inocentes
  • Consciência limpa
  • Temor a Deus, autenticidade e oposição a cobiça.
  • Conduta de retidão
  • Honradez
  • Distância do que é vergonhoso, enganoso ou astucioso
  • Recusa a servir ídolos
  • Não se associar a malfeitores
  • Comportamento honrado

A integridade direciona a mente para a justiça e para o propósito contínuo de fazer a vontade de Deus e de andar nos seus caminhos. Nos guia em retidão e nos conduz em situações de gratidão.

A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói. Pv 11:3

É  mais aceitável ao Senhor do que sacrifícios.

Fazer o que é justo e certo  é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios. Pv 21:3

Seja integra e dependa em Deus para ter uma vida coerente com os valores Dele.

AUTENTICIDADE

Seja quem você diz que é em todas as coisas e , principalmente na fé.

Ser puro de coração, envolve limpeza espiritual.

Cria em mim um coração puro, ó Deus,e renova dentro de mim um espírito estável. Salmos 51:10

Confie que Deus lhe dará um coração puro e honesto, para que as pessoas vejam a graça divina agindo em você.

Exponho algumas atitudes para individualmente examinarmos nossos corações e nos posicionarmos numa postura que agrade a Deus sempre.

ISOLAMENTO

Numa tentativa rápida de resolver circunstâncias em nossas vidas ou até como forma de proteção de mágoas e decepções muitas de nós  construímos muros ao nosso redor. É  tão instintiva essa reação que não percebemos que essas barreiras bloqueiam a luz de Deus dentro de nós para que outros possam ver Seu poder operando em nossas vidas.

Devemos exercitar e aprender a não nos esconder e ser autênticas  em tudo que fizermos com prudência e sabedoria.

APARÊNCIA

Da maneira sutil que somos envolvidas pelas garras desse mundo, você pode se deparar facilmente dentro de um cenário, criando uma fachada para receber aceitação ou para impressionar outros.

É impossível desenvolvermos um relacionamento real com Deus e com outros usando máscaras. Deus conhece o nosso coração e já nos ama do jeito que somos. Se recebermos admiração de outras pessoas por meio de máscaras, saberemos lá no fundo que não somos aceitas de verdade.

Essa é uma questão de identidade, na qual vemos que os demais gostaram apenas do que projetamos. E a sua real identidade?

Portanto é inútil fingir algo para causar boa impressão.

Minha oração é que você mulher tenha um coração que o Senhor olhe e se alegre ao encontrar a integridade que o Espírito Santo desenvolveu no seu mais íntimo e que você possa refletir de modo honesto e autêntico a beleza da santidade divina.