Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Mateus 4.4
Nesta passagem da Bíblia vemos uma cena muito interessante, depois de 40 dias, na hora da fome, o diabo vem tentar Jesus. Em Mateus, capítulo 4 está claro que esta verdade foi revelada através dos lábios de Jesus porque ele com certeza teve fome, mas disponibilizou a nós uma forma de vencer a tentação dizendo aquilo que sacia, que é a Palavra de Deus.
Esta era a experiência de Jesus. Ele vivia pela Palavra e falava. Ele é o verbo que se fez carne. A vivência de Jesus cotidianamente era a comida do céu, era a vida que não dependia de condições e tudo era novo o tempo todo.
E como é a nossa vida?
Qual é a nossa experiência em relação ao que fazemos cotidianamente?
Muitas vezes não percebemos que estamos dando muito mais valor à comida natural do que ao alimento ou ao ato de sentar e fazer uma prazerosa refeição. A vivência tem sido de forma, assustadora, baseada em o que comer, e não no como ou quando.
E o que é importante para nós nesta palavra?
Viver intensamente a Palavra de Deus como nosso alimento principal. Deus quer nos dar de comer do melhor desta terra (Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra) Isaías 1.19; temos tantos alimentos em diversas regiões do Brasil. E hoje, fica tão fácil obtê-los por causa do sistema de transporte, rotas de caminhão, aéreo e navio, que até itens e ingredientes internacionais temos.
No nosso dia a dia, podemos variar o nosso café da manhã. Há tantas opções além do pão que poderia fazer inúmeras combinações:
Mingau:
– Aveia com especiarias
– Banana e farinha de centeio ou amaranto
– Granola com leite
– Milho com canela
Panquecas:
– Aveia e ovos
– Farinha de amêndoas e clara de ovo
– Banana com clara de ovo
– Farinha de trigo integral
Dica: podendo adicionar açúcar, mel ou adoçante em tanto no mingau ou na panqueca.
Outras opções de substitutos para o pão rotineiro:
– Cuscuz de milho ou de arroz
– Pão de queijo de frigideira
– Pão de queijo com sementes
– Iogurtes com Granola e frutas
– Pudim de chia
– Overnight Oat
Devemos sempre pensar em melhorar a composição nutricional das preparações e sair da rotina.