Deus confiou a todos nós influência sobre a vida dos outros. Grande é a nossa responsabilidade nos relacionamentos com nossos cônjuges, filhos, amigos, funcionários, clientes etc…
“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.” João 15:16
Existe uma diferença fundamental entre o corpo de Cristo e o mundo. Como raça eleita, povo escolhido e amado, liberamos uma fragrância influenciadora que exala toda a sutileza de Jesus e brilhamos a glória de Deus quando fazemos para os outros o que Deus faz por nós, frutificando no amor perfeito e assim louvando o Senhor em tudo.
“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.”Colossenses 3: 12-14
O Senhor se revela a nós como Pai de amor e a cada instante é o nosso dever sermos intencionais ao modo em que vivemos nossas vidas em meio a um mundo caído, sendo sal e luz em nossos relacionamentos.
Com o guia diário do Espírito Santo, o nosso consolador, nos anunciando o que está por vir e nos revelando toda verdade, agimos de forma melhor e usamos nossas palavras com sabedoria. Eu creio que o núcleo da nossa fé produz características que são inteiramente únicas e refletem completamente em nossos relacionamentos.
A influência gentil de um eleito é a habilidade de produzir efeito na vida de outra pessoa sem nenhuma força ou autoridade. A Sagrada Palavra nos exorta a nos revestirmos com as vestes da nova vida que ganhamos em Cristo.
“e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente.” Colossences. 3:10
As vestes cristãs são virtudes que devemos conservá-las, dentre muitas outras, abaixo citarei algumas que continuam sendo radicalmente contraculturais em nosso tempo.
PACIÊNCIA
Vivemos num mundo obcecado por informação em tempo real. Cada dia parece mais difícil a espera.
Ser paciente é um ato contracultural de confiança em Deus e aceitação do fato de que algumas coisas estão além do nosso controle e podem demorar muito mais para acontecer.
Em meio a uma sociedade na qual os valores são sempre trabalhar mais, ser o melhor e mais eficiente, ter mais ação e interação, isso resulta na desvalorização do silêncio. Descanso e quietude se tornam esquecidos.
“Porém, se estamos esperando alguma coisa que ainda não podemos ver, então esperamos com paciência.” Romanos 8:25
Desconectar-se, dar um tempo, esperar em Deus e escutar a sua voz falar conosco é um ato que surpreende radicalmente nos dias atuais.
MANSIDÃO
Em nossa cultura quem ganha é o que fala mais alto e o que chama mais atenção.
Muitas vezes até as mensagens cristãs têm se tornado barulhentas, para demonstrar poder, influência e visibilidade.
O sensacionalismo é como nossa sociedade se comunica, em meio a um ambiente que valoriza a fama ,reconhecimento e atenção.
“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” Mateus 5:5
Porém, mansidão não é uma forma de fraqueza, é uma fonte tremenda de poder. Ser gentil e calmo numa civilização frenética é o que nos permite concentrarmos em Deus.
A mansidão é provada quando nós trabalhamos e servimos sem buscar reconhecimento pessoal, ao mesmo tempo em que glorificamos a Deus. Esse é um lindo e profundo ato de adoração.
HUMILDADE
Tecnologia e mídia social tem contribuído para que apresentemos uma miragem dourada e gloriosa de nós mesmos, consistindo em edição de fotos, citações perfeitas e experiências divertidas.
Raramente somos ensinados a ouvir respeitosamente, obedientemente aprender, educadamente dialogar, genuinamente pedir desculpas ou admitir que estávamos errados.
Reconhecer nossas falhas, encarar as nossas limitações e viver com uma atitude humilde, requer um incomum autocontrole e coragem.
“Porquanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” Lucas. 14:11
A humildade permanece um traço notável dentro de uma cultura de celebridades que reverencia a fama e enfatiza continuamente o valor da exaltação do nosso próprio ego.
Que o fogo consumidor do amor de Deus queime qualquer suspeita de ressentimento ou falta de perdão em seu coração e essa palavra possa encontrar terreno no seu mais íntimo e produzir ainda mais um caracter da pessoa de Jesus em você.
Para uma reflexão pessoal e genuína deixo essas questões:
- Que expectativas você tem das pessoas em sua vida, em casa e no trabalho?
- Que influencia você pode ter sobre os outros?
- De que maneira você pode refletir melhor o caráter de Jesus?
1 comment on “Devocional – Postura influenciadora de um eleito”
Nossas ações estão sempre influenciando as pessoas ao nosso redor. Uma verdade que saltou aos meus olhos nesse texto foi:
“A influência gentil de um eleito é a habilidade de produzir efeito na vida de outra pessoa sem nenhuma força ou autoridade.”
Se vivermos o verdadeiro evangelho, estaremos influenciando vidas sem o uso da força ou autoridade, porque será natural, mas sempre intencional!