NUTRICIONISTA

O Processo de Mudança

Todas segundas-feiras de todo início de um novo ano, alvos e promessas são feitos e esperamos respostas e mudanças em nossas vidas para melhor. Já estamos no mês de maio e algumas delas não conseguimos nem mesmo dar um passo em direção a estas conquistas. Nós mulheres temos muitas atribuições, seja em casa, na escola ou trabalho. E a nossa busca precisa ser, constantemente em sermos cheias do Espírito Santo, porque é Ele, o único, que nos ensina todas as coisas.

Você precisa de uma prova para saber que Ele é bom? Na palavra de Deus, em Salmos 34.8 diz: “ Oh! Provai e vede que o Senhor é bom”. Convido a você a experimentar, provar do Senhor em intimidade completa na presença dele, e depois disto, depositar tudo aos seus pés. Entregue seus caminhos a Ele, seus planos, seus sonhos. Deus é bom e Ele quer te levar a outro nível de decisões em relação a você. Ele anseia te ensinar e consolidar a sua palavra em seu coração e suas atitudes baseadas nEle, irão lhe fazer bem.

Seu plano era emagrecer? Era fazer uma receita nova toda semana em sua casa e a falta de habilidade e tempo a impediu? Era começar uma atividade física? Ou até mesmo uma consulta com um profissional que você sabe que iria lhe ajudar? E o jantar especial e romântico feito por você ao seu marido?

Toda mudança em nosso comportamento requer tempo, perseverança e disposição. O tempo é necessário para consolidar todas as fases que você precisa passar, a perseverança visualiza os resultados e a disposição ajuda a firmar as etapas.

Não jogue fora qualquer plano e pensamento feito em relação a mudanças tão desejadas no seu estilo de vida. Reorganize-se, eles irão te favorecer.  Vá em frente, não desista!

Qual seria o plano perfeito para emagrecer? Primeiramente, ele é individual e abrange os seus desejos mais íntimos. Quando tratamos a perda de peso coerente e saudável em mulheres, podemos dividir em fases. Nos primeiros três meses, temos perda de 1 à 6 kgs, mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida com redução de ingesta de alimentos industrializados, e início de plano de atividade física. Em uma segunda fase do tratamento, que perdura por 6 à 8 meses, buscamos a consolidação destas mudanças e pode haver mais perda de peso e aumento considerável do exercício físico. Estas ações irão favorecer uma mudança significativa no metabolismo e diminuir as compulsões alimentares e ansiedade. Após o período de um ano, tem-se o resultado esperado e tão logo, passa a ser o seu novo estilo de vida, tanto em relação ao peso corporal ideal, quanto também às mudanças de mentalidade.

Se o seu plano era produzir suas próprias refeições e não tem conseguido, quero te dar algumas sugestões:
Qual a sua comida preferida? Pense! A partir disto, procure receitas com sua nutricionista, ou caderno de receitas de sua mãe, receitas geracionais, aquelas que produzem bem estar a você. Não quero aqui enfatizar emagrecimento e sim produção da sua própria refeição com alimentos de verdade. Escolha uma que você já experimentou o sabor, textura, maciez e o cheiro. Após, faça a lista de compras para duas tentativas. Sim, você pode falhar na primeira vez, acontece muito, isso é normal.

Escolha um horário que você sabe que não será interrompida. Siga a ordem de ingredientes e o passo a passo da receita. Vale também aquela ligação para quem já fez a receita perguntando ou implorando por alguns truques e segredos (risos).
Se precisar, invista em uma balança de cozinha com precisão de  2 gramas (as melhores receitas são aquelas que conseguimos pesar e padronizar pois  favorece o nosso sucesso continuamente). Respeitar a quantidade referida, o tipo de ingrediente, o tempo de preparo e descanso dos alimentos é importante. Se deu certo a receita, marque com seu marido um jantar romântico, família ou amigos  e celebre com eles esta conquista. As pessoas se sentem amadas por você e honradas pelo seu esforço.

A atividade física mexe com o seu metabolismo, seus hormônios e isto aponta não só pra uma vida saudável, mas também  por um aumento da expectativa de vida e satisfação. A palavra de Deus diz em Provérbios 3.7,8: “ não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e afaste-se do mal. Isto será como um remédio para o seu corpo e refrigério para os seus ossos.” Em outro versículo no novo testamento, Paulo refere-nos para correr a corrida que nos está proposta assim como um atleta alcança a linha de chegada. Então, se esforçar e perseverar em prol da conquista é bom, é vitória. A relação destes dois textos da bíblia nos ensina a não andarmos conforme o que o homem pensa de si mesmo e sim por aquilo que Deus pensa! E Deus nos criou com um corpo que pode correr, pular, se alongar e músculos para fortalecer toda uma estrutura para que, na velhice, tenhamos menos quedas com fraturas, ou doenças e problemas com imunidade baixa.

É necessário ter esforço sim! Temos tantas desculpas. Eu poderia enumerar muitas. Mas Jesus nos fortalece em toda caminhada, pois Ele se interessa por aquilo que você valoriza, Ele irá responder e ajudar nesta crescente busca de melhorar sua performance corporal, saúde e vida longa.

“ Tu me farás ver o caminho da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente”

Salmos 16:11

Como vamos finalizar o ano? Tenho certeza que queremos ser aperfeiçoadas no tempo que ainda há de decorrer. Você quer mudar suas respostas diante das situações que considera difíceis? Dependa do Senhor em tudo, busque o seu poder para mudar o nível em que está.

“ Busquem o Senhor e o seu poder; busquem continuamente a sua presença”

Salmos 105:4