Primeiramente precisamos saber que Sentar, Assentar é um verbo, é o ato de dobrar as pernas até colocar as nádegas num banco, cadeira, cama ou assento. É fazer com que o indivíduo permaneça num assento.
Vivemos em um século em que o agir ou reagir antes de pensar tem sido cada vez mais comum, porém, o imediatismo, que é o ato de tomar decisões rápidas para se ter respostas vantajosas sem ter dimensão das consequências futuras, tem trazido consequências muitas vezes dolorosas e ou até irreparáveis para o casamento.
Nos pegamos fora do hoje, nos pegamos fora do agora. Quase sempre sob sentimentos depressivos com o olhar no passado e um foco no futuro causando em si a famosa ansiedade.
E isso é que vamos aprender neste texto, que no casamento por muitas vezes, por muitos motivos, por varias situações, precisamos sentar.
Sentar para respirar fundo.
Sentar antes de dar uma resposta.
Sentar antes de comprar algo.
Sentar para ouvir uma boa música.
Sentar antes de discutir.
Sentar antes de falar.
Sentar para ouvir
Sentar para agradecer.
Sentar para refletir.
A pesquisadora internacional CarolDweck, diz em seu maravilhoso livro Mindset ( modo de pensar) que nós temos a capacidade de nos superarmos e não nos limitarmos só naquilo que já aprendemos ou vivemos. Você tem capacidade para ir além. Acredite em seu potencial, Deus fez você para chegar aos lugares elevados e não para parar na zona de conforto ou viver na mediocridade. Ele ainda não disse que seria fácil. Você pode se tornar melhor, seu casamento pode se tornar melhor.
Aprenda , também, a suportar o período do sofrimento, da exaustão, do silêncio, da dor como um soldado bom que não foge à guerra, mas opta em enfrentá-la.
Onde temos posto nossa capacidade de superação? Lembra que nós não nascemos mastigando, engatinhando, falando e andando, mas nos superávamos a cada dia? A cada obstáculo quando éramos bebês? Em meio à tempestade achamos que saltar do barco é a solução.
Muitas vezes é necessário sentar para encontrar a solução e assim, sob direção, planejamento, ousadia, humildade seu casamento pode ter novos rumos.
Saiba que, agradecer é um dos pontos mais nobres de uma pessoa. E é essa a boa notícia que trago a você, sentar para agradecer por aquilo que você já tem, no caso seu cônjuge, pode ser algo tão revigorante que você não faz idéia. Você precisa sentar e escrever todas as suas qualidades, todas as qualidades do seu cônjuge e encontrar novamente o seu valor, o valor dele, o valor do matrimônio de vocês.
No casamento há necessidade de sentar para fazer planos, sentar para programar ainda que rápidas viagens, sentar para criar surpresas para o seu cônjuge. Como diz o antigo ditado : “ Regar o casamento, assim como você rega uma plantinha.”
É muito natural no casamento que quando tudo vai bem, tudo está em alegria, você pára com o ato do regar.
Eu costumo comparar essa atitude com atitude de alguns indivíduos que sofrem com o transtorno bipolar ( transtorno que é marcado pela alternância entre episódios de depressão e de euforia; mania e hipomania; as crises podem variar em intensidade, frequência e duração). Esse transtorno necessita de remédios, porém quando o indivíduo está passando pela fase de elação, de mania, ele sente tanta alegria, tanto bem estar que ele tende a parar com a medicação; assim pode ocorrer com você no casamento, está tudo tão bom que não preciso mais investir, cuidar, regar, zelar da relação à dois, e isso pode trazer uma crise ainda mais exarcebada que qualquer outra que vocês já viveram, por tamanho descaso que foi gerado no casamento.
Que tal sentar todas as noites na beirinha da sua cama e analisar como foi o dia do seu casamento?