Muitas mulheres pensam que precisam emagrecer antes das festas de Natal e Ano Novo porque temem engordar e querem promover esta compensação. Mas, e se eu lhe disser que há um jeito de participar deste banquete sem se preocupar com as restrições? Então, convido você a desfrutar do descanso e sabedoria que Jesus nos dá sempre. O Espirito Santo pode nos ensinar todas as coisas, inclusive a
fluir nos frutos do espirito e em conjunto com a nossa mente fazer as devidas escolhas para a saúde do nosso corpo.
7 COMPORTAMENTOS EFICAZES DURANTE AS FESTAS DE FIM DE ANO:
1) Não abandone seus alvos quanto a sua saúde só porque até agora você ainda não colheu os frutos. Persevere, esta é a sua marca em Cristo, ir até o fim das coisas. Caso desista, estes 2 a 3 quilos ganhos neste período podem permanecer no próximo ano caso este gatilho de desistência firme em sua mente.
2) Para curtir este momento em família, siga com o plano alimentar de uma dieta saudável, colorida e equilibrada durante o dia que antecede o horário da comemoração. Escolha alimentos com pouca gordura, folhosos, alimentos crus, arroz integral, chás diuréticos e anti-inflamatórios, como exemplo: hibisco, moringa, camomila, gengibre, canela, cúrcuma.
3) Não vá às festas com fome. Este é um grande vilão das festas, chegar e comer tudo e mais um pouquinho. Não é fácil estar diante de um banquete de variedades e não ceder a tudo que é oferecido. Por isso, a chave nesta hora é controlar a fome antes. Como? Frutas com cereais integrais, podendo ou não adicionar iogurtes naturais, uma ou duas doses de whey protein (proteína do soro do leite) ou proteína vegetal, batido com suco sem açúcar ou água, ou até mesmo um chá de hortelã com 3 bolachinhas integrais de sal podem ajudar a controlar a fome.
4) Castanhas, nozes e amêndoas podem ser um atrativo nestas festas e são bastantes saudáveis, mas o seu excesso pode ultrapassar os requerimentos de energia que precisa. Estas, são aliadas também no controle da fome e ricas em antioxidantes e nesta época, temos com mais abundância devido ao preço e sazonalidade em alguns países e por isso, ela é bem-vinda ao seu estilo de vida. Acrescente às saladas, aos pratos salgados, mas evite “beliscar” durante TODA a festa!
5) A maior disponibilidade de alimentos nestes banquetes favorece refeições mais frequentes, e por vezes, hipercalóricas. Fiquem atentas ao tamanho da porção em seu prato, quantas vezes se serve, e ao modo de preparações evitando o excesso de gorduras e frituras. Perceba neste momento da refeição a textura dos alimentos, seus sabores, repouse os talheres sobre o prato a cada garfada, comendo lentamente, sem pressa. Esta variedade pode ser positiva se bem administrada de acordo com o plano de dieta individual.
6) No dia posterior as festas, faça alongamentos, exercite-se com caminhada de 30 minutos, suba escadas e beba bastante água para ajudar na diminuição da retenção líquida e toxinas. A influência do meio ambiente no desenvolvimento da obesidade e ganhos de peso é grande, tendemos nesta época do ano, a ficar mais relaxados e diminuir atividades físicas. Use mais do tempo extra para se movimentar.
7) Seja livre hoje e ande liberta para sempre! Gálatas 5:1, 5:13 diz:
“Cristo nos libertou para que nós sejamos livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente”.
“Porém vocês irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês”.
Paulo está escrevendo aos gálatas para exortá-los por terem abandonado a verdade do evangelho, mas a revelação sobre a liberdade e apego da nossa alma ao Espirito, é essencial para desfrutarmos da vida de forma livre e sábia proposta a nós.