Já escrevi outras vezes sobre compulsão alimentar, mas algo me despertou nesta semana a respeito deste assunto. Estamos chegando próximo ao fim do ano e as mulheres já começam a se preocupar com o corpo para o verão, com a ceia do natal, com as restrições alimentares para poder comer mais no ano novo. E a lista é infinita quando se trata em emagrecer para uma determinada data do nosso calendário.
Quem aqui já emagreceu para entrar no vestido de noiva ou por que era madrinha de casamento? Sim. Já sei você deu aquele leve sorrisinho no canto da boca concordando com uma história parecida que aconteceu com você. Tudo bem ter um alvo e chegar no objetivo desejado mas e daí? Como vou continuar com o peso desejado após passar a festa?
Quero dar algumas dicas importantes na manutenção do seu peso após o emagrecimento e estas dicas também fazem parte de um alvo importante que exige constância mesmo após você ter vestido aquela roupa e tirado fotos maravilhosas. O efeito sanfona provocado por estes emagrecimentos de curta duração e repetidamente compromete a saúde hormonal da mulher, envelhecimento acelerado e pode levar a predisposição diabética, obesidade e ansiedade.
Leia também o artigo:
ESTÁ CANSADA?
https://mulheresemdeus.com.br/esta-cansada/
DICA 1
Aumento da ingestão de fibras alimentares: aveia, farelo de aveia, farinha de trigo integral, centeio, amaranto, chia e farinha de chia, linhaça e farinhas de linhaça, gérmen de trigo, quinoa e flocos de quinoa, sementes de gergelim e arroz integral.
DICA 2
Diminuir o consumo de alimentos industrializados. Para isso, pense em fazer o seu próprio pão, biscoitos e bolos , iogurtes feitos em casa, almoço e jantar básico como por exemplo, salada variada, arroz, feijão e carne ou proteína de preferência.
DICA 3
Ingestão de água ao longo do dia para manter a hidratação não deixando para o período da noite, para que não fique levantando durante a noite para ir ao banheiro. Isto atrapalha o sono e consequentemente o bem estar e controle da ansiedade.
DICA 4
Atividade física frequente, podendo aumentar dias na semana ou alguns minutos há mais.
DICA 5
Redução da ingestão de gorduras: evite frituras, manteiga em demasia no pão, controle o óleo de cocção ou retire de algumas preparações como por exemplo, vegetais e carnes.
DICA 6
Anote a ingestão alimentar pelo menos 1x por semana e anote também seu peso ao menos uma vez por mês. Esta automonitorização promove aderência ao tratamento, porque ao visualizar o sucesso desta manutenção do peso há mais chances de continuar a rotina de bons hábitos alimentares, promovendo motivação diária.
DICA 7
Perceber-se frente ao horário mais frequente da fome, da escolha da atividade física que dá prazer e a seleção dos alimentos que acionam o gatilho para a compulsão, é essencial para o autoconhecimento e gerenciamento dos impulsos.
A redução do peso de forma modesta tem mais chances de sucesso do que as radicais e por isso deve-se ter atenção ao estilo de vida que envolve tempo de sono, atividade física, bons relacionamentos com pessoas e família.
“Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar.”
Provérbio popular que nos ensina a sermos cautelosos com a nossa ambição.
“Basta um pouco de água, e ela brota, soltando galhos como uma planta nova.” Jó 14.9.
Pequenas ações geram muito resultado e são permanentes.