DEVOCIONAL

Está Cansada?

Se sua resposta para esse título é sim, essa leitura te vai guiar ao verdadeiro descanso que você busca.

Um significado literal para palavra cansaço é fadiga.
Eu não sei o que tem te deixado fatigada. Podem ser várias coisas e isso varia de pessoa para pessoa. 

Você pode estar em uma estação na sua vida em que você se sente cansada de esperar, cansada de estar no mesmo lugar, ou até com uma fadiga de estar tentando algo por tanto tempo. O seu cansaço pode estar em não suportar mais.
Você também pode estar saturada, no limite, esgotada por tantas tarefas, responsabilidades e compromissos diários, onde o cansaço físico, mental e emocional parecem te estrangular. Enfim, minha querida, são várias as formas de estresse, aborrecimento, enfado, desinteresse e tédio que de forma intrusa querem dominar nossos dias, e no mundo caído em que vivemos, não é difícil nos depararmos abaladas por algo.

Boas novas pra você 

Deus deseja que você viva uma vida abundante no seu cotidiano e Ele tem um plano para isso.
Quando Adão e Eva pecaram em desobediência a Deus, Ele os deu as consequências de sua escolha (Gênesis 3:14-19), observe no verso 17:

“E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.”

Gênesis 3:17

Aqui observamos que antes Adão trabalhava sem fadiga, desfrutava do seu trabalho e depois do pecado, Adão passou a sofrer para obter seu sustento.

Com o suor do rosto você obterá alimento, até que volte à terra da qual foi formado. Pois você foi feito do pó, e ao pó voltará”.

Gênesis 3:19

Aqui o suor é  resultado do sofrimento árduo ao cumprir suas tarefas.

Mas Deus tem um plano para Seus filhos amados, Deus nos deu a esperança para desfrutar de todo nosso trabalho diário, não somente quando tudo for fácil, mas Sua Proposta e Presente para nós é para nós sermos abundantes, transbordantes de alegria em tudo que fizermos.

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

João 10:10

A implicação aqui é que Deus nos criou para desfrutar de tudo o que fazemos, porém, veio o pecado e passamos a sofrer/suar ao buscar o nosso sustento, nos estressar com ocupações diárias. Deus não nos deixou assim. Somos resgatados, salvos e libertos dessa sentença quando recebemos do próprio Deus o Presente mais precioso que nos faz nova criatura, Jesus;

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”

2 Coríntios 5:17

Portanto, se você  está em Jesus, não se deixe ser roubada de viver com sua alma em descanso podendo perceber o simples e desfrutar de tudo que faz, pois com Jesus não há jugo pesado.

Quando as coisas parecem pesadas em sua vida, é nesse momento que o Espírito Santo de Deus te dá discernimento que você TEM que parar. Não continue mais como está e se entregue no Senhor em clamor por esse desfrute no que você está vivendo ou fazendo.

LEIA TAMBÉM

A Graça

A questão que venho trazer pra nós, não é olhar e analisar a circunstância que tem te deixado fatigada e sim o “suor” que essa tem te causado e a questão não é o trabalho e sim o estresse.

“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma.”

Mateus 11:28,29

A proposta de Jesus não é nos arrancar do trabalho e sim da fadiga (do suor). Observamos que o  próprio Jesus até hoje trabalha: 

“Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.”

João 5:17

Por um instante pare para pensar como o Maravilhoso Salvador, deve trabalhar diariamente. Eu tenho convicção pela fé que Ele não se abala com nada e com alegria executa todas as coisas. Pois Ele é o exemplo que queremos seguir. Jesus tem o desfrute naquilo que faz.

Para muitos de nós, hoje num mundo que demanda tanto, exigindo que os nossos limites sejam estendidos ao máximo, encontramos o grave problema de não descansar no desfrute do que se faz, seja uma tarefa doméstica a uma tarefa no escritório.
Quando trabalhamos sem desfrutar, trabalhamos sem descanso. Produzimos e conquistamos com fadiga e estresse o que acarreta em uma série de pesos para nós e para quem mais amamos que são os mais próximos. Muitas vezes damos o nosso melhor para os de fora e quando chega a hora dos mais íntimos só sobra a nossa carga de estresse. Tudo isso porque perdemos a lei do descanso.

Deixe a incrível graça de Deus tornar sua vida mais fácil.

A chave para ter uma vida abundante em Cristo é viver pela graça de Deus por meio da fé. Porque graça é Seu poder operando em nós, capacitando-nos a fazer tudo o que precisamos na vida. Muitas vezes queremos ter o controle de racionalizar tudo e depois em oração pedir direção e entregar tudo a Deus. Inverta isso! 

Quando tentamos fazer tudo com nossas próprias forças e deixamos Deus fora da equação, ficamos exaustos e frustrados por nossos erros e falhas. Mas quando nos apoiamos em Deus primeiramente, realmente entramos em Seu descanso e podemos desfrutar de nossas vidas, não importa quais sejam as nossas circunstâncias.

A lei do Descanso

Essa não é uma lei que se encontra num lugar, na academia ou numa boa noite de sono, pois esses cumprem a lei do corpo. Mas o descanso da alma somente Ele pode dar.

Então simplesmente vá a Ele e se renda. Ele é simples mas não é raso. No secreto mais profundo que você mergulhar Nele, numa genuína confiança e fidelidade, você encontrará cada vez mais do descanso que Ele  tem para você. Até hoje somos convidados a ir até Ele para encontrar o descanso para nossas almas.

Aplicação prática:

Como podemos encontrar confiança, paz e alegria em Jesus em meio aos desafios e tensões diárias que enfrentamos?

Quando o sentimento de ansiedade ou preocupação vai se tornando crescente, corra para refletir na vida do apóstolo Paulo. Ele com autoridade nos encoraja:

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” Filipenses 4:7

“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.” Filipenses 4:11

A partir da vida de Paulo vamos nos embasar como guia para responder a pergunta acima.

Esquecendo Quem Somos

Primeiro, viva consciente de quem você é em Cristo. Paulo não acreditava simplesmente em Cristo com sua mente e coração. Ele entendeu que a vida em Cristo transforma completamente quem somos. Paulo tinha sido uma pessoa devota no que fazia, mas cega e morta, perseguindo todas as coisas erradas e agradando a pessoas erradas. Quando Cristo rompeu sua cegueira, ele literalmente deixou para trás seu ser fariseu mundano. Ele começou a olhar para si mesmo, para os outros e para seu propósito na vida à luz da nova liberdade, segurança e chamado que recebera de Cristo.

Na mente

É certo que “descansar” a mente pode ser um grande desafio. Não podemos simplesmente interromper o fluxo de pensamentos ansiosos e preocupações que bombardeiam nossas mentes virtualmente a cada momento de nossas horas de vigília (e muitas vezes de sonho). Não, não podemos desligá-los completamente, mas porque Deus concede o poder para começarmos a desenvolver a mente de Cristo, que claramente não era consumida por preocupações ou ansiedade. Há esperança de que possamos treinar nossas mentes para desacelerar os ansiosos pensamentos e aquietá-los com a verdade.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”Romanos 12:2

Faça o melhor que puder e confie em Deus

Devemos fazer nossa parte, é claro.

E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.

1 Crônicas 28:9

Vemos nessa passagem que existe sabedoria em “ Conhecer o Deus de seus antepassados”.

Sirva-o de todo o coração e com a alma alegre. Pois o Senhor vê todos os corações e conhece todos os planos e pensamentos. Se você o buscar, o encontrará
”. E quando formos “encontrados por ele”, podemos confiar a Ele todas as partes de nossas vidas.

Deus tem planos e os realiza. O nosso papel a cumprir é executar bem e com nosso melhor o que nos é proposto, mas o principal é buscá-lo de todo o coração e  nunca devemos esquecer que o resultado é sempre Dele.

Honramos a Deus e ajudamos os outros muito mais quando em espírito de oração focamos nossas mentes em fazer com amor o melhor trabalho que somos capazes. Quando acreditamos que Deus está conosco a cada passo do caminho e então confiamos pacificamente ao invés de nos preocuparmos, Deus usará nossos esforços fiéis e sua graça soberana para cumprir seus planos. Afinal, embora nem sempre sejam fáceis, seus planos são sempre bons e amorosos.

Maior paz, maior glória

Dê um descanso à sua mente. Viva na alegria de ser amado com amor eterno,” O Deus eterno é seu refúgio, e seus braços eternos os sustentam
(Deuteronômio 33:27a ). Sempre haverá desafios e coisas difíceis, mas há uma paz no acreditar fielmente, no nível mais profundo, na realidade de quem você é em Cristo e confiar em Deus em todas as circunstâncias.

Quando descansamos nessa paz, não ficamos apenas mais contentes, mas também glorificamos a Deus exibindo Cristo de uma forma que pode até fazer com que outros perguntem sobre essa nossa esperança e força. E quando perguntarem, seremos capazes de compartilhar Cristo com maior confiança e alegria.