Para emagrecer, as pessoas buscam várias estratégias e estas precisam ser rápidas e sem esforço. Ou ainda, que o esforço seja breve e com data marcada para terminar.
Você já usou de alguma estratégia de emagrecimento que tenha feito algumas restrições tão severas, e que você tenha se sentido com superpoderes?
Muitas vezes, as mulheres querem emagrecer e por detrás desta vontade, existe uma recompensa muito forte e sempre presente que é a superação sobre si mesma ou sobre outras, inclusive sobre as amigas.
A recompensa que devemos buscar deve ser a mudança de hábitos ruins pelos bons quando falamos de emagrecer.
Assista também:
Mas quero enfatizar a importância de você mudar a mentalidade ao invés de lidar somente com o comportamento.
Em Ezequiel 47, a visão de Deus para o profeta sobre o mergulhar no Senhor, se referiu à profundidade na intimidade, quando ele pudesse estar submergido no rio, seguindo o seu curso, sem se esforçar. E a superficialidade na intimidade, a descrição foi relacionada às águas nos joelhos, onde o comportamento que tenho frente a Deus me leva a pouca ou quase nenhuma transformação.
Quando mudamos nossa mentalidade não questionamos os novos hábitos, simplesmente nós aderimos e deixamos que nossa vontade seja subjugada pela força maior que são os meus propósitos diante ao processo que preciso passar. É como perder o controle de querer de tudo e este tudo pode ser muito quando não enxergamos o propósito e por isso, tomamos as rédeas deste processo mantendo uma vontade “segura” de me conhecer, ao invés de só buscar o que me agrada ou o que está na moda e o que faz manter meu peso saudável ou até mesmo reduzi-lo.
A mentalidade transformada é entrelaçada com a entrega, assim como a vontade se rende a vontade do Espírito Santo. Minha mente se rende ao processo de me conhecer bem e também, ver as minhas fraquezas e limitações que me impedem de ser livre e ir mais profundo, a tal ponto de dar um testemunho fiel do processo de transformação do meu corpo.
Como ter um mindset exitoso?
- Noite de sono tranquila: refere-se a ir para o quarto sem telas (tv, tablets e celular), resguarde sua mente de informações que tragam estresse. Leia a Bíblia, medite nela e ouça louvores instrumentais, fique em oração até o sono chegar.
- Hidrate-se assim que acordar. Precisamos de pelo menos 35ml / kg de peso / dia de água.
- Identifique aqueles alimentos que trazem desconfortos abdominais. Não exclua alimentos sem antes um acompanhamento nutricional com um profissional.
- Verifique aqueles horários que sente mais fome e anote para relatar ao nutricionista. Existem estratégias que ajudam a driblar esta fome excessiva.
- Não procrastinar a vontade de defecar ou urinar. Muitas mulheres retardam a ida ao banheiro ou bebem menos água para não ir a banheiros constantemente. Mas temos sim a necessidade fisiológica e qualquer alteração que vá contra o funcionamento benefício do corpo, pode modificar a flora intestinal e trazer complicação na perda de peso.
- Na hora das refeições perceba o alimento, sua textura, temperatura, e como devagar, mastigando bem e soltando os talheres sobre o prato. Descanse enquanto come! Evite comer assistindo televisão ou com o celular à mesa.
- Coloque no prato a porção que está em seu plano alimentar .
- Tenha mais dias felizes com pessoas que você gosta de conversar e compartilhar o seu coração. A relação da comida e comunicação tem que haver carinho, amizade e risos. O ambiente na hora de comer pode ser controlado por você com substituição de pensamentos negativos por positivos, aqueles que são estruturados na verdade da Palavra de Deus.
- Não limite a ingestão de alguns macronutrientes como por exemplo, os carboidratos. Precisa haver equilíbrio com o indivíduo e não fazer o que deu certo para outra pessoa.
- Faça exercícios que fazem você se sentir bem e ativa. Procure um personal trainer para elaborar um bom plano pra você.
Depois que a configuração da minha mente está adaptada ao que preciso, meu comportamento passa a ser retilíneo e constante no processo de emagrecimento e principalmente, na manutenção de peso. O êxito será palpável e mensurável porque o que se espera é um novo hábito saudável e consistente, e que serve, somente, de maneira individual.