Pixabay
ASSUNTOS DE FAMÍLIA

Ele precisa melhorar. Eu não!

Eu estou bem.
Meu marido precisa de muitas mudanças .

Cada vez fica mais comum estas duas frases acima, um olhar egoísta para o outro e sempre enfatizando que eu sou normal, sou dócil e já me encontrei. Eu nem preciso de ajuda, muito menos de orientação, mas minha mãe, ou minha vizinha, ou meu filho, ou minha sogra…como eles erram!!!

Casamento é uma união que requer muito diálogo, empatia, respeito, amor, tempo, companheirismo, entrega, doação e renúncia.
Não é uma união que se faz em um dia e no outro já está tudo em seu devido lugar.
O crescer juntos, seja financeiramente ,culturalmente, espiritualmente ou profissionalmente é algo sensacional quando o diálogo traz de um para o outro dois pontos fundamentais:
– Admiração
– Apoio.
Jamais a disputa.

O que tem levado muitos casais à terapia e infelizmente ao divórcio, é a dificuldade do indivíduo de olhar para si  como indivíduo, como um ser humano, como uma pessoa.

É muito fácil para nós seres humanos colocarmos a luz, o holofote  virado para o outro e nós ficamos no escurinho, no escondido, sem que ninguém perceba nossas dificuldades, erros e falhas.

O seu relacionamento com as pessoas, o seu casamento pode ser bem mais agradável a partir do momento em que você reconhecer que você precisa de mudanças, de ajuda, de orientação. Quando passamos à olhar para dentro de nós, não com acusações, mas com reconhecimento que EU também sou falho e erro, tenha a convicção que  tudo ao seu redor vai ficar mais fácil.

Comece hoje a analisar qual legado você tem deixado para seus os filhos quando eles participam do dia a dia do seu casamento?
Qual o comentário das pessoas que convivem diariamente com você? As pessoas que convivem em nossa intimidade, elas certamente mostram ou tentam mostrar nossas falhas.

Você sonha ter uma pessoa incrível e admirável ao seu lado a cada manhã? Seja você primeiro uma pessoa incrível, ensinável, dócil.

Você pode pensar: …mas é ele ou ela que sempre errou. Tenho muitas mágoas! Nessa hora, se lembre do perdão, ele é o melhor remédio. O perdão é uma atitude, você dá ao outro o perdão, libera o perdão e tenha certeza que só pessoas inteligentes, humanas e bem resolvidas que conseguem dar o perdão.

Todos nós passamos por momentos, ciclos e fases difíceis.
O inverno, a primavera, o verão e o outono são estações que todo casamento e todo relacionamento vive. Seria fantástico se pudéssemos viver só na estação da primavera: flores , cores, cheiros, temperatura agradável, ouvir o canto feliz dos pássaros. Mas não podemos nos iludir que o inverno nunca vai chegar.

É como eu digo em meu consultório para quem chega dizendo que quer se divorciar para viver com outra pessoa: Cuidado pois o inverno também vai chegar um dia!

Tenha certeza que conhecer você mesma será a melhor direção da sua vida. O amor próprio nos ensinar a amar o outro com mais leveza e menos cobrança.

O Filósofo, escritor Sófocles disse:
“Uma Palavra nos liberta de todo peso e da dor da vida: essa palavra é “AMOR”.
E também na Bíblia está escrito que Deus é Amor.
Seja para você, hoje, um novo tempo.
Ame você. Ame o próximo.
Amar mais e cobrar menos só vai trazer a você e ao outro o melhor.