É Hora da Merenda

A hora do lanche do seu filho é tão importante quanto outras refeições e por vezes por falta de conhecimento e de tempo, há negligências em relação a este horário da alimentação, e enquanto há oferta de lanches pobres em nutrientes, as crianças seguem em ritmo acelerado de crescimento e com déficit em nutrientes essenciais a fase escolar. Nesta fase elas precisam de uma variedade de nutrientes devido a consolidação de hábitos de vida saudável, crescimento acelerado e cognição. 

Dados atuais da ABESO (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade) confirmam os do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2009 para região sudeste, o aumento dos números de crianças obesas para 2020, onde mais de 38,85 % das crianças entre 5 e 9 anos são obesas e mais de 22% são adolescentes e jovens obesos. Estes dados não são diferentes nas outras regiões do Brasil, com exceção de norte e nordeste onde há prevalência de carências nutricionais, estes são menores. E estas alterações nos mostram as relações com tantas complicações sérias para a vida adulta como: problemas no coração e pulmões, diabetes mellitus, traumas psicológicos e algumas formas de câncer.

Por que uma alimentação saudável na lancheira?

A intenção de uma mãe é sempre o bem para o seu filho e toda a constância e perseverança é bem-vinda na formação dos bons hábitos alimentares, e com certeza o futuro do filho será fruto deste comportamento cheio de amor, atenção e constância. Quando se escolhe o equilíbrio para a criança a tendência será que ele mesmo escolha também no futuro. Mesmo que em alguns momentos você coloque, de surpresa, um docinho que ele tanto gosta não afetará todo o processo, somente fará que ele se lembre em manter os hábitos saudáveis pois a melhor escolha está no dia a dia, porque a rotina não é sempre de guloseimas.

A influência de uma boa relação com a comida é saudável para a família e a para criança, manter a variedade em todas as refeições atinge este pequeno lanche que seu filho leva para a escola e fornece, também, o necessário para as suas atividades físicas e psicológicas.

Como montar a lancheira da criança?

Os lanches devem conter: carboidrato, proteína, fruta e uma bebida

  1. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a recomendação de leite e derivados é de 3 porções ao dia a partir de 1 ano de idade
  2. Hidratação: água e sucos naturais. Evite bebidas açucaradas
  3. Alimentos ricos em vitaminas e minerais: frutas naturais da época
  4. Alimentos construtores: leite, iogurte e queijos não gordurosos. Frango desfiado ou carne ao molho pode ajudar a equilibrar a porção de carnes da criança caso ela tenha menor ingesta nas grandes refeições.
  5. Alimentos energéticos: carboidratos complexos como pães e cereais integrais
  6. Sobremesas: sempre utilizar frutas ou lácteos para variar a bebida e atingir as recomendações de cálcio

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda que for velho, não se desviará dele”.

Provérbios 22:6